Gato fazendo xixi fora da caixa: como lidar com esse comportamento?

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 28, 2020

Dicas
Gato fazendo xixi fora da caixa: como lidar com esse comportamento?
Tempo de leitura: 5 minutos

A higiene dos bichanos é famosa. Esses pets se preocupam com sua própria limpeza e, inclusive, enterram suas necessidades. Mas e quando encontramos um gato fazendo xixi fora da caixa? Como lidar com esse problema?

gato com sono em sua caminha

Apesar dos gatos, na maioria das vezes, cuidarem de si próprios, é comum encontrarmos pets que precisam de ajuda. Se você está com um gato tendo esse tipo de comportamento, continue lendo e aprenda como resolver esse problema!

A caixinha de areia

Todo mundo sabe que gatos utilizam a caixa de areia como banheiro. Afinal, a higiene dos felinos é famosa! A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que, na maioria dos casos, o pet não precisa de instruções na hora de fazer suas necessidades. “Gatos são naturalmente limpos”, explica.

Dessa forma, na maioria das vezes, essa não é uma preocupação para os tutores dos bichanos. Assim, nos casos em que encontramos um gato fazendo xixi fora da caixa, pode ser um distúrbio de comportamento. 

Por que gatos enterram suas necessidades?

Já se questionou por que os gatos enterram suas sujeiras? Pesquisadores acreditam que esse é um método de sobrevivência dos felinos. “É uma forma de disfarçar os odores das fezes e urina”, comenta a Dra.Cássia.

Assim, os gatos se protegem de seus predadores naturais. “É como se estivessem escondendo suas pistas”, complementa a especialista. Ou seja: até mesmo o gato filhote sabe fazer xixi na areia, por ser um traço ancestral dos bichanos!

Gato fazendo xixi fora da caixa: o que fazer?

Se os gatinhos naturalmente buscam a areia para suas necessidades, por que às vezes encontramos um peludo fazendo xixi fora da caixa de areia? A veterinária comenta que há diferentes razões para esse comportamento. “Marcação de território e problemas de adaptação costumam ser os principais motivos”, explica.

Entretanto, a especialista diz que é necessário analisar algumas características do comportamento do felino para descobrir a origem do problema. Em alguns casos, problemas de saúde podem levar o pet a fazer xixi fora da caixa para gato.

Reconhecendo o problema

Ao perceber que seu peludo está com problemas na hora de ir ao banheiro, é recomendado prestar atenção em alguns sinais. Eles podem indicar o que está acontecendo com seu bichano. A Dra. Cássia explica como perceber as diferenças:

  • Marcação de território: esse xixi, na maioria das vezes, é rápido e curto. O pet escolhe superfícies verticais, levanta a cauda e dá uma borrifada de urina,
  • Urina de gato comum: quando o pet simplesmente erra o banheiro na hora de fazer xixi, o comportamento é diferente. Ele geralmente se agacha, faz um xixi longo e tenta enterrar sua sujeira, mesmo estando fora da caixa de areia.

gato deitado dormindo

Independente de como o gato estiver urinando, se está fazendo xixi fora da caixa, o ideal é procurar um veterinário. Ele poderá fazer um check-up e verificar se há algum problema de saúde com o pet.

Problemas de comportamento

Algumas das principais razões para o gato fazer xixi fora da caixa estão relacionadas a problemas de comportamento. De acordo com especialistas, diversas situações podem levar um pet a um estado de estresse que culmina, entre outras atitudes, em errar o local de suas necessidades. São elas:

  • Mudar de casa pode ser estressante também para os bichanos. Gatos são territorialistas e não se acostumam tão rapidamente quando saem de seu lar;
  • Um novo integrante no lar, seja um pet ou não, também pode afetar o comportamento do felino,
  • Se o pet se sentir inseguro em seu próprio lar, ele pode fazer xixi como marcação de território. Isso ocorre, por exemplo, quando a casa é muito movimentada, com pessoas diferentes a cada momento.

Além das situações acima, um gato pode fazer xixi fora da caixa por insatisfação. É quase como uma forma de protesto, uma maneira de chamar a atenção de seus tutores. Caso isso ocorra, verifique se o pet está satisfeito com a alimentação e se realiza atividades rotineiras.

Problemas fisiológicos

Outros fatores podem fazer com que o gato faça xixi fora da caixa. Alguns problemas de saúde também podem afetar esta parte da rotina do pet. A Dra. Cássia cita algumas doenças que podem atrapalhar o bichano a enterrar sua urina:

  • Cálculos na bexiga;
  • Infecções urinárias;
  • Cistites,
  • Síndrome de pandora.

Além desse comportamento desagradável, as enfermidades acima causam desconforto e riscos para a saúde do pet. Por isso, ao perceber um comportamento diferente, leve seu amigo ao veterinário. Ele saberá analisar se está tudo bem com a saúde de seu filho de quatro patas.

Ensinando o gato a fazer xixi no lugar certo

Então, se você tem um gato fazendo xixi fora da caixa, o primeiro a fazer é descobrir a origem do problema. Caso seja um problema de saúde, o pet provavelmente voltará ao comportamento normal com um tratamento adequado. Entretanto, a Dra. Cássia dá algumas dicas que podem ajudar a evitar urina fora da caixa de areia para gatos:

  • A caixa deve ser grande o suficiente para o pet se movimentar 360°C;
  • Escolha um modelo que se adapte ao pet;
  • Coloque a caixa em um espaço tranquilo e calmo;
  • Evite modificar o local da caixa;
  • Realize a limpeza regular, retirando a urina diariamente e removendo toda a areia a cada 15 dias,
  • Caso necessário, considere utilizar produtos que estimulem o xixi no local certo e afastem os bichanos de lugares proibidos. 

Como os gatos naturalmente já buscam a areia para fazer suas necessidades, os cuidados acima devem ser suficientes para resolver o problema. Entretanto, a Dra. Cássia afirma que, caso necessário, o reforço positivo pode ser um bom aliado.

Funciona assim: toda vez que seu amigo acertar o local de fazer suas necessidades, você estimula o comportamento com um petisco ou outro agrado. Em pouco tempo, ele estará acostumado com sua caixa de areia!

gato manhoso brincando deitado no sofá

Se você encontrou seu gato fazendo xixi fora da caixa, consulte um veterinário para descobrir qual o motivo desse comportamento. E para saber mais sobre o assunto ou demais conteúdos animais confira outros posts do blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *