Plantas

Tenha a sua horta em casa com algumas dicas fáceis de seguir!

Publicado em 14 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

É uma maravilha possuir temperos à disposição em seu lar, sabendo de onde eles vêm, não é mesmo? Além disso, ter uma horta em casa é um passatempo e tanto para quem deseja cultivar lindas flores!

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo, com as principais dicas para você aprender como fazer uma horta em casa. Ela pode ficar na cozinha, na sacada, na varanda ou no local que você preferir. Escolha um espaço de seu agrado e monte a sua!

horta de temperos 2

Quais temperos podem ser plantados na horta?

Quando o assunto é horta em casa, ervas e temperos são as primeiras plantas consideradas. Isso porque elas podem ser plantadas em vasos, são relativamente fáceis de cuidar e acrescentam excelentes sabores à comida de forma saudável e natural. Você quer descobrir algumas opções?

Alecrim

Muito saborosa, a erva vai muito com carnes e batatas. Ela deve ser plantada na hortinha em vasos fundos e redondos, com aproximadamente 30 cm de profundidade. Essa opção resiste bem ao vento e gosta de ambientes ensolarados, devendo receber 5h de sol por dia, pelo menos.

Depois de desenvolvida, a muda pode ficar até três dias sem ser regada, já que a terra deve estar mais seca. Além disso, o ideal é que o solo seja calcário. Para isso, é possível recorrer ao uso de corretivos.

Orégano

Presença garantida em certas receitas com queijo e tomate, como as pizzas, o orégano se adapta muito bem a diferentes temperaturas. Ele deve ser plantado em vasos ou jardineiras de tamanho médio ou grande, onde pode dividir espaço com a manjerona.

Se você quer cultivá-lo em uma horta vertical na cozinha para tê-lo por perto durante o preparo das refeições, saiba que ele deve ficar exposto ao sol por 4h ao dia, pelo menos. Quanto mais luz solar essa planta receber, mais saborosa ela vai ficar! No entanto, o solo não pode ficar seco. O ideal é mantê-lo levemente úmido.

cachorro pode comer oregano

Coentro

Enquanto alguns detestam, outros são apaixonados por essa erva de sabor marcante, perfeita para temperar peixes e frutos-do-mar. Como ela cresce bastante, a dica é plantá-la em um vaso com 30 cm de profundidade, pelo menos. O recipiente pode ser colocado na horta ou na cozinha, tanto em meia-sombra quanto em locais totalmente ensolarados.

O importante é que ele não fique exposto a temperaturas muito baixas. Após se desenvolver, a muda pode ser regada de maneira espaçada, já que prefere um solo levemente seco e rico em matéria orgânica. Isso pode ser conseguido com o uso de adubo.

Manjericão

Em molhos, pizzas ou saladas, o manjericão combina muito com tomate. Aliás, ele pode dividir espaço com esse fruto em vasos ou jardineiras de tamanho médio ou grande. Ele gosta muito de sol e água, sendo necessário manter o solo sempre úmido, mas drenado.

Como essa planta precisa de um solo fértil, é recomendado apostar no uso de adubos, preferencialmente orgânicos. O vaso pode ser mantido na horta ou na janela da cozinha.

Salsinha

Muito popular no Ocidente, a salsinha combina com ovos, carnes, verduras e legumes. O vaso ou a jardineira deve ser mais largo e possuir 30 cm de profundidade, no mínimo. O recipiente pode ser colocado em um local ensolarado ou um espaço com sombra parcial. Além disso, a planta prefere temperaturas amenas e solos úmidos e ricos em matéria orgânica.

É possível ter ervas e legumes na horta

Uma horta em casa não é feita só de ervas. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, é possível plantar algumas verduras e legumes nesse ambiente, mesmo que ele não seja tão espaçoso.

Além de serem mais saborosos, os estudos mostram que os alimentos plantados na horta em casa são ainda mais ricos em nutrientes, pois são orgânicos. Veja algumas sugestões!

Tomate

Rico em fósforo, potássio e vitaminas, o tomate é uma boa opção para a horta de iniciantes, que podem plantá-lo em vasos ou jardineiras grandes e profundas. Ele prefere temperaturas entre 15°C e 27°C e deve ficar exposto ao sol algumas horas por dia.

Para essa planta se desenvolver e gerar frutos mais saborosos, é recomendado manter o solo rico em matéria orgânica e umidade. Porém, nunca deixe a terra seca ou encharcada.

Cenoura

Boa para ser cultivada em épocas de temperaturas mais amenas, a cenoura pode ser colocada em vasos ou jardineiras, desde que a profundidade do recipiente seja o equivalente ao tamanho da cenoura, com mais de 5 cm. Lembre-se de que ela cresce debaixo da terra!

Por isso, o solo para cultivo deve estar livre de pedras e rico em matérias orgânicas garantidas por adubos, preferencialmente. Quanto às regas, nunca deixe a terra encharcada, pois isso favorece o adoecimento da hortaliça.

Alface

Presente na maioria das saladas, a alface também pode ser cultivada em vasos e jardineiras maiores. Embora prefira luz direta, ela resiste bem a locais de sombra parcial. Essa opção precisa de um solo fértil e rico em matéria orgânica, além de bastante disponibilidade de nitrogênio.

Além disso, é possível contar com fertilizantes foliares, próprios para hortaliças. A rega deve ser frequente para o solo ficar úmido. Viu como a falta de espaço não é desculpa para não ter uma hortinha de temperos? Os legumes também são uma ótima opção para casas pequenas!

como plantar alface em casa2

Agora que você já conhece alguns dos alimentos que podem ser cultivados na hortinha em casa, é possível começar a colocar suas ideias em prática para cultivar seus alimentos orgânicos.

Caso precise de ajuda para conseguir os materiais na hora de cultivar sua horta em casa, conte conosco! No site da Petz, você encontra tudo o que precisa, desde o substrato até o adubo e a enxada. Confira.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog