Curiosidades

Iluminação para piscina: descubra os tipos e como escolher!

Publicado em 02 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Ter um cantinho para relaxar e passar um tempo se divertindo com amigos e família é o desejo de muitos! Para deixar esse momento ainda mais agradável, um ambiente aconchegante é fundamental, e a iluminação para piscina pode deixar a área de lazer ainda mais charmosa e bonita.

fundo da piscina com azulejos azuis.

Para que tudo aconteça e fique da maneira que o proprietário imaginou, é necessário elaborar um bom projeto, que além de garantir a beleza e exaltar o ambiente, garanta segurança para os usuários. Por isso, confira as melhores opções de iluminação para piscina e escolha a que mais lhe agrada.

Elaborando o projeto

Para criar um projeto de iluminação para piscina, é necessário um planejamento chamado de projeto luminotécnico. Ele geralmente é elaborado por um arquiteto especialista em designer de iluminação.

O ideal é que o projeto seja feito antes da escolha da piscina, assim, é possível adequar o tipo de iluminação à cor e ao material dela. Caso a piscina já esteja instalada, a iluminação deve se adequar ao ambiente, mas, ainda assim, deixar o espaço bem iluminado e convidativo.

Como a segurança da instalação da iluminação de piscina deve vir em primeiro lugar, ter um profissional capacitado como aliado garante que o ambiente ficará atraente e livre de perigos. No entanto, dependendo do caso, é possível dar um toque pessoal usando menos recursos.

Os materiais e os tipos de luzes são variados e utilizados dependendo do orçamento, do tamanho da piscina e das áreas externas. Deve-se levar em conta também o gosto dos proprietários. Geralmente, são usados spots de led, refletores ou fibra óptica.

Como escolher a melhor iluminação para piscina

Iluminar a piscina tem como princípio o efeito estético que a luz oferece, mas também é importante para a segurança dos banhistas. À noite, além de iluminado e belo, o ambiente fica seguro para que desavisados não se acidentem e caiam ou escorreguem.

Ao pensar em como fazer iluminação de piscina, pense na área externa, valorizando os revestimentos, a cascata, o jardim, as pedras e toda a decoração ao redor. Além disso, não se esqueça destes detalhes:

  • proporção da luminosidade e o tamanho da piscina;
  • quantidade de lâmpadas necessárias;
  • formato da piscina;
  • posicionamento das luzes;
  • não deixar pontos cegos;
  • tipo de lâmpada (mais econômica ou não);
  • durabilidade da lâmpada;
  • cores das lâmpadas;
  • segurança dos frequentadores.

Tipos de iluminação para piscina

Agora, já vimos as principais considerações na hora de decorar a área de lazer. Só falta conhecer os principais tipos de iluminação para piscina e decidir qual é melhor para o seu projeto! Conheça alguns:

piscina com iluminação externa.

Spot de LED

Geralmente, nas piscinas com iluminação interna, utilizam-se spots de LED. Eles são uma ótima opção, já que não liberam calor, proporcionando mais segurança. Hoje, há diversas opções de cores e até controladores para criar um show de luzes.

Uma das maiores vantagens dessa iluminação para a piscina é a economia. Assim como as lâmpadas de casa, a iluminação de piscina led dura vários anos, trazendo um ótimo custo-benefício para sua reforma.

Iluminação subaquática

Como já diz o próprio nome, essa iluminação para piscina é instalada no interior dela. A finalidade é iluminar toda a extensão e trazer mais segurança. Além disso, esta técnica traz muita sofisticação e elegância.

A iluminação subaquática pode ser feita em piscinas de fibra, vinil e alvenaria. Dessa forma, é um dos tipos mais populares e desejados. A luz embaixo d’água também causa um efeito estético deslumbrante.

Iluminação externa

Esse tipo de luz costuma ser instalado ao redor da piscina, sendo uma boa opção de iluminação para deck de piscina e para locais de acesso, como curvas, cantos e escadas.

Nela, é muito comum utilizar refletores com luz branca, que é a cor mais tradicional. Os feixes devem ser direcionados corretamente para os pontos estratégicos que precisam ser iluminados. Combinada com a decoração externa, essa iluminação valoriza o local.

Se você optar por utilizar a iluminação externa, também fique atento a qual altura ideal para iluminação da piscina. Antes de instalar, faça alguns testes para garantir que a luz reflita no local desejado.

Fibra óptica

A fibra óptica pode agregar muita cor à decoração da sua piscina. Essa iluminação proporciona mais criatividade, utilizando sua variação de cores e podendo até mesmo fazer várias combinações.

Pode ser posicionado nas paredes laterais ou na borda da piscina. No entanto, para que o efeito esperado aconteça, é importante que o revestimento interno seja iluminado com tons mais claros, que refletem melhor a luminosidade.

Flutuadores

Os flutuadores são boas opções para quem quer praticidade, mas não abre mão de um visual incrível! Por serem portáteis, podem ser utilizados nos dias de preferência, como em uma festa, por exemplo.

Para usar, basta colocá-los sobre a água: eles ficarão flutuando como se fossem luminárias para piscina. A iluminação é sutil, mas muito bonita. Além disso, uma carga completa na bateria é suficiente para que funcionem por até 12 horas.

Refletores

Essa versão é bem similar aos spots de LED, sendo a mais tradicional entre todas. Os refletores são instalados na parede da piscina, mas consomem muito mais energia. Por essa razão, pode ser necessário um investimento maior.

boia rosa redonda boiando na piscina.

A iluminação para piscina é um item indispensável para proporcionar um ambiente aconchegante e seguro para você e sua família! No site da Petz, além de outras dicas, você encontra tudo para cuidar da sua área de lazer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog