Pássaros de estimação: conheça 4 e se apaixone!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 27, 2021

Aves
Pássaros de estimação: conheça 4 e se apaixone!
Tempo de leitura: 3 minutos

Amigos domésticos podem vir de diversas formas, inclusive com penas! Os pássaros de estimação são adoráveis e guardam muita fofura e doçura para seus tutores. Por isso, que tal conhecer algumas das espécies mais famosas e adotar um penudo?

pássaro feliz

É importante lembrar que pássaros de estimação não são peças de decoração. Assim como todo o pet, exigem amor e cuidados essenciais para manter sua saúde e bem-estar. Por isso, antes de adotar ou comprar um pássaro, esteja atento às dicas que daremos a seguir!

Papagaio

Eternizado como símbolo brasileiro por personagens como Zé Carioca e o carismático Louro José, o papagaio é um pássaro silvestre encontrado no Brasil inteiro. Com sua característica plumagem verde, pode ser um companheiro e tanto!

Esses pássaros, se treinados, podem ser grandes imitadores. Isso significa que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não fala, e sim imita sons que ouve. Para que ele fique saudável e “converse” bastante, é preciso ter alguns cuidados!

Assim como todo bichinho, esses penudos precisam de espaço. Por isso, além da gaiola de transporte, ofereça a eles uma casinha espaçosa. Além disso, oferecer uma alimentação adequada também é essencial para manter o bem-estar do pet. Se bem-cuidados, papagaios podem viver até 80 anos!

Para comprar um papagaio, é preciso encontrar um criadouro autorizado e registrado pelo IBAMA. Com a nota fiscal emitida pela loja, o tutor poderá comprovar legalmente a origem do pet.

Periquito

Um dos pássaros de estimação mais populares do mundo, o periquito é um pequenino muito astuto! É ideal para aquele tutor que quer ter o seu primeiro pássaro, ou melhor, pássaros. Como são muito sociáveis, é recomendável ter mais de um periquito, ou o pet pode se sentir sozinho.

Periquitos são muito espertos, por isso, não é incomum que eles façam truques se bem treinados. Quando se trata de alimentação, vale a regra: sempre ofereça rações feitas especialmente para a espécie. Além disso, deixe água limpa à disposição do pet.

pássaro laranja no galho de uma árvore

A gaiola do penudo deve ser espaçosa e conter brinquedos para que ele possa se divertir e ter um enriquecimento ambiental. No entanto, é importante soltá-los pela casa de vez em quando. Quando fizer isso, certifique-se de fechar as janelas e deixar objetos perigosos longe do alcance da ave.

Canário

Dono de um canto que deixa todos apaixonados, o pequeno e amarelo canário é um pássaro dócil e gentil. É importante conhecer as particularidades desse passarinho, pois apesar de não ser um pet muito exigente, precisa de certos cuidados para se manter com o bem-estar lá no alto.

A gaiola do canário deve ser espaçosa o suficiente para ele poder passear. Por serem pequenos, são ótimos pássaros de estimação para apartamento! Além disso, a enriqueça com poleiros e brinquedos para que ele possa se divertir. Sempre forneça água limpa e ração nova para seu bichinho se manter saudável. 

Canários gostam muito de sementes, então consulte seu médico-veterinário para saber quando e como oferecer esses petiscos. Deixe sempre uma pequena piscina para que o pássaro possa tomar banho, pois é um hábito que os penudos apreciam muito. 

Esses amarelinhos costumam trocar a plumagem durante o final do verão. No entanto, consulte um especialista quando esse fenômeno acontecer para conhecer os ciclos do seu pet e assegurar-se de sua saúde. Com os cuidados ideais, os canários podem viver cerca de 10 anos.

Calopsita

Com seu lindo “topete” e “bochechas” rosadas, a calopsita é um pássaro encantador. Extremamente carinhosas com seus tutores, essas aves são muito inteligentes, além de exímias comunicadoras.

Sua crista é uma mensageira do que a calopsita está sentindo, desde euforia até apreensão. Além disso, algumas espécies podem imitar sons e “falar”, assim como os papagaios.

Um cuidado essencial com as calopsitas é que elas devem ser ensinadas a conviver com pessoas desde pequenas. Dessa forma, elas se acostumam com a presença humana e se tornam pássaros de estimação muito companheiros e amigáveis! 

Para manter sua ave feliz, tenha vários brinquedos à disposição dela. São muito inteligentes e brincalhonas, por isso, precisam de um enriquecimento ambiental adequado e podem aprender até a fazer truques, como andar de skate e jogar basquete.

pássaro tomando sol

Agora que você já conhece um pouco mais essas aves, com certeza já está apaixonado por elas! Se quiser saber ainda mais informações sobre esses lindos pets, aproveite e confira nossos outros conteúdos aqui, no blog da Petz!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *