Aves

Entenda os cuidados que deve ter com um pato de estimação!

Publicado em 10 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 5min

Já pensou em ter um pato de estimação? Esse bichinho vem conquistando cada vez mais espaço nas casas e nos corações de todos, por isso, é importante entender todos os cuidados que se deve ter no dia a dia com um animalzinho tão diferente. Além disso, é preciso preparar o ambiente para receber o amiguinho.

dois patos

Para te ajudar a entender tudo sobre o pato e como cuidar de um em casa, a equipe do Blog da Petz preparou um conteúdo cheio de dicas e informações. Prepare seu bloco e continue lendo para saber tudo sobre esse bichinho tão interessante.

Pato: uma companhia alegre!

A primeira coisa que você precisa aprender caso queira aderir a essa moda e ter um pato como animal de estimação é que ele é muito inteligente e ama socializar com todos ao seu redor. Por isso, uma atenção especial e constante é perfeita. 

O animal consegue se comunicar bem e atender ao nome que for dado. Além disso, é interessante sempre adotar uma dupla. Por serem extremamente sociáveis, essas aves odeiam se sentir solitárias e, estando em par, poderão fazer companhia uma para a outra, caso você não esteja em casa.

O pato de estimação adora brincar, e ter brinquedos para interagir com ele é diversão garantida! Além disso, sua inteligência permite que o tutor ensine truques incríveis, assim como se faz com cachorros, por exemplo. Viu só? Esse bichinho é uma ótima companhia, seja para crianças ou adultos!

Cuidados com o ambiente onde o pato vai viver

Para aprender como cuidar de um pato é importante pensar no ambiente. Você vai precisar de espaço num quintal, pois além de um cantinho para descanso, esses animais gostam de ter contato constante com a água, em algo que seja ou simule uma lagoa. Para isso, você pode utilizar uma piscina, por exemplo. 

O espaço seco para o dia a dia precisa ser grande. Os patos gostam muito de caminhar com liberdade em seu lar. Além disso, deve ser um canto protegido de mudanças do clima e ataque de outros animais, caso seja uma área bem aberta. 

pato

Para criar um pato de estimação no primeiro mês de vida, você precisa criar um ambiente quentinho. Materiais como papelão e palha são ideais, e é importante que o filhote não tenha contato com água nesse momento. Além disso, ele não pode ter convívio com o mundo exterior até completar pelo menos dois meses.

Alimentação do pato

Você já se perguntou o que o pato come? Esse é um conhecimento muito importante para quem quer ter um desses animais em casa. Separamos algumas dicas sobre o que dar nas refeições e a frequência com que elas devem acontecer. Assim, o bichinho cresce forte e saudável!

O que dar para um pato?

A dieta do pato é muito variada, já que ele não é muito exigente. Você pode dar ração especializada, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade, evitando engordar o animal. A alimentação em qualquer idade deve sempre balancear a ração e outros tipos de comida.

Com qual frequência devo alimentar um pato?

Para os adultos, o alimento deve estar em um local de fácil acesso durante todo o dia. Já um filhote deve ser alimentado até cinco vezes ao dia. É importante consultar o veterinário especializado sobre qual a comida de pato é ideal para cada idade e raça.

Água

Assim como a comida, o acesso à água bem fresquinha para consumo deve ser irrestrito. O bebedouro deve ser mais fundo, pois os patos afundam o bico para pegar o líquido. Tudo deve ser trocado diariamente ou sempre que houver muita sujeira. 

Cuidados com a saúde

Existem alguns sinais que indicam que o bichinho pode estar doente. Ao observar alguns desses sintomas, leve o pato de estimação para o veterinário com urgência para que ele receba os cuidados que precisa.

Esses sinais podem aparecer na região do nariz, dos olhos e até na aparência das penas. Além disso, eles podem apresentar mudanças na hora de fazer as necessidades, com cores e consistências diferentes. Um comportamento alimentar e emocional incomum  também pode indicar doenças.

Um jeito de evitar esses problemas é fazer a limpeza constante do ambiente em que o pato de estimação fica. A lagoa, a área de descanso e a parte de alimentação devem estar sempre higienizados e com tudo fresquinho para que ele possa viver de maneira saudável.

O pato no mundo da cultura pop

A cultura pop ajudou a divulgar a moda do pato de estimação. Esse animal é bem presente em desenhos animados, por exemplo, com personagens que podem ser inspiração para o nome do bichinho. É só usar a criatividade e dar um título que o ajude a criar uma identidade e se sentir amado pelo tutor.

O universo da Disney tem vários nomes para um pato de estimação. Temos o Donald, que é o mau-humorado amigo de Mickey, e a Margarida, sua namorada. Os dois nomes são ótimas escolhas para quem tem um casal. Se você adotar irmãozinhos, pode colocar Huguinho, Zezinho e Luizinho, que são os trigêmeos sobrinhos de Donald.

Outro nome interessante inspirado nos desenhos é Patolino. Ele faz parte dos Looney Tunes, uma série animada popular. Seu melhor amigo é nada mais nada menos do que o Pernalonga, e os dois se metem em altas confusões juntos! 

pato
Pronto! Agora que você entende tudo sobre como cuidar de um pato de estimação, aproveite para acessar o pet shop on-line da Petz! Temos vários produtos de qualidade  para cuidados com bichinhos. Se quiser, pode visitar nossas lojas físicas e contar com o atendimento dos nossos funcionários. Estamos aqui para te ajudar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog