Dicas

Conheça 10 tipos de flores para vasos que irão deixar seu lar incrível!

Publicado em 20 de novembro de 2020

Tempo de leitura: 6min

Se você é daqueles que sonham com um jardim repleto de cores, mas não possui uma área externa em casa, não se preocupe! Há diversos tipos de flores para vasos que podem trazer ainda mais charme e elegância para seu lar. 

vaso branco no fundo azul

Conhecendo as espécies certas é possível ter flores em varandas, janelas, ou mesmo em ambientes internos. Gosta de plantas e decoração? Continue lendo. Separamos dez flores para vasos que irão deixar sua casa elegante e charmosa.

1. Violeta

Um clássico dos lares brasileiros, as violetas se destacam entre os tipos de flores para vasos! Belas e delicadas, sempre trazem um toque de elegância para o ambiente. Seu nome indica sua principal característica: a bela tonalidade de roxo de suas flores. 

As violetas são conhecidas por se adaptarem ao ambiente interno, especialmente quando estão próximas a janelas. Gostam muito de luminosidade, mas não resistem ao sol direto.

Além disso, as violetas precisam de uma terra com boa filtragem, pois são frágeis a ambientes muito úmidos. As regas devem ocorrer de forma moderada, sempre que o solo estiver seco. 

2. Antúrio

Elegante, versátil e cheio de cor, o antúrio é um dos queridinhos da decoração. Suas inflorescências possuem tons avermelhados e uma delicada haste amarela. Porém, o que mais se destaca é o belo formato de coração. 

São resistentes e de fácil cuidado, por isso, estão entre os tipos de flores para vasos mais procurados. Os antúrios gostam de luz indireta e costumam se adaptar tanto a ambientes internos quanto externos. Aliás, precisam ter o solo sempre hidratado, mas sem encharcar. Por isso, se perceber que a terra está seca, saiba que é hora da rega! 

3. Cravo

Quer um ambiente com flores coloridas, delicadas e encantadoras? O cravo é a espécie ideal! Essa charmosa florzinha pode ser encontrada em tons de vermelho, roxo, rosa ou branco. Seu aspecto recortado, belo e gracioso adiciona ainda mais charme a essa planta! 

O melhor é que o cravo se adapta perfeitamente aos vasos e ao ambiente interno, ou seja, é uma ótima opção de vaso de flor para sala. Basta ter um canto que receba algumas horas de sol direto todos os dias. Gosta do solo úmido, sem encharcar. Por isso, as regas devem acontecer quase todos os dias, dependendo da temperatura. 

4. Gerânios

Os gerânios também estão entre os tipos de plantas para vasos que se adequam tranquilamente em tais recipientes! Essas charmosas flores, muito apreciadas na Grécia Antiga, formam pequenos buquês em tons de vermelho, rosa, branco e roxo. 

Apesar de sua aparência delicada, é uma espécie resistente e que não necessita de muitos cuidados. Precisa de algumas horas de sol direto por dia e, quando recebe a luz correta, dá flores o ano todo! 

As regas devem ser regulares, porém sem exagero. Duas ou três vezes por semana são suficientes. Se estiver na dúvida, basta observar o solo. Se estiver muito seco, está na hora de colocar água! 

5. Crisântemo

De acordo com os linguistas, a palavra “crisântemo” possui origem grega e significa “flor dourada”. Isso demonstra que a admiração por essa bela planta vem desde a antiguidade! 

Graças a seus belos buquês, é comum presentear crisântemos em diferentes ocasiões. E com os cuidados corretos, é possível manter sua planta sempre bela e saudável! 

Suas flores costumam nascer uma vez ao ano, próximo ao inverno. Apesar de se adaptar perfeitamente aos vasos, precisa receber luz solar direta. Por isso, prefira as áreas externas. A rega deve ocorrer uma vez a cada três dias ou sempre que o solo estiver muito seco. 

6. Begônia

A begônia é dos tipos de flores pequenas que ficam charmosas durante todo o ano! Natural de ambientes tropicais, costuma se adaptar bem aos lares brasileiros, mesmo em ambientes internos. 

Para isso, basta escolher um local quente e iluminado, que receba algumas horas de sol diariamente. A rega deve ocorrer uma ou duas vezes por semana, sempre que o solo estiver muito seco. 

No entanto, cuidado para não exagerar, já que a begônia não gosta de ambientes encharcados. Quando criada nas condições corretas, oferece belas flores em tons de vermelho, roxo, rosa ou amarelo! 

7. Lírio-da-paz

O nome dessa charmosa planta não podia ser mais adequado. Suas delicadas flores se assemelham a pequenas bandeiras brancas que transmitem paz e tranquilidade. Versátil e de poucos cuidados, o lírio-da-paz está entre os principais tipos de flores para vasos de parede ou de mesa. 

A planta gosta de ambientes com muita luminosidade, mas sem sol direto. Por ser uma espécie resistente, é muito comum encontrarmos lírios-da-paz em corredores e escritórios. Já as regas devem ocorrer regularmente, a cada dois ou três dias. Em caso de dúvidas, sempre observe o solo! 

lírio branco molhado

8. Kalanchoe

Também conhecido como flor-da-fortuna, o kalanchoe é muito utilizado como presente em diferentes celebrações. De aparência simples e delicada, se destaca por suas belas flores, que nascem em pequenos buquês em tons de vermelho, amarelo e branco. 

Com os cuidados corretos, o kalanchoe floresce uma ou duas vezes por ano, dependendo das condições de luz. Precisa de iluminação direta, ficando no sol algumas horas por dia. A rega deve ocorrer uma vez a cada três dias ou sempre que o solo estiver seco. 

9. Petúnia

Naturais da América do Sul, as belas petúnias se sentem em casa nos lares brasileiros. Assim, se adaptam aos mais diferentes lugares, sendo consideradas excelentes tipos de flores para vasos. 

Preferem espaços com iluminação direta, mas não gostam de temperaturas muito altas. As regas devem ocorrer a cada três dias ou sempre que o solo estiver seco. 

Algumas espécies de petúnias morrem após 12 meses, sendo necessário realizar poda e replantio para admirar suas flores no ano seguinte. Uma boa dica é escolher esses tipos de flores para vasos pequenos e altos, permitindo que seus ramos caiam, formando lindos cachos de flores pendentes! 

10. Azaleias

De acordo com estudos, as azaleias são originárias da China. Entretanto, essa encantadora flor se adaptou perfeitamente ao clima brasileiro e hoje espalha seu encanto por diversos lares! 

Pode crescer tanto no solo quanto em vasos e, de forma geral, seu cuidado é bem simples. Precisa de algumas horas de sol todos os dias e, de preferência, deve ser protegida do vento e da chuva. 

Além disso, as azaleias gostam do solo úmido sem estar encharcado. Por isso, o ideal é regar de forma cuidadosa todos os dias. Suas flores, grandes, delicadas e coloridas, costumam surgir no final do inverno. 

girassol na janela

Conhecendo dez tipos de flores para vasos ficamos ainda mais inspirados para colocar a mão na massa, não é mesmo? Portanto, veja outras dicas de plantas e jardinagem no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog