Conheça 7 tipos de plantas para pendurar

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Plantas
Conheça 7 tipos de plantas para pendurar
Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um cômodo repleto de verde não é um privilégio apenas de quem tem uma casa grande. Os tipos de plantas para pendurar estão aí para mostrar que mesmo apartamentos pequenos e estúdios podem ganhar um toque de charme e bom-gosto! Fato é que além de belas e elegantes, essas verdinhas são fáceis de cuidar e se adaptam a diferentes espaços. 

plantas penduradas

Então, se você está querendo um pouco mais de cor e alegria em sua casa, continue lendo. Separamos 7 plantas de pendurar que vão deixar seu lar ainda mais incrível! 

1. Samambaia

Para começar, o mais conhecido dos tipos de plantas para pendurar: a samambaia! Esse grupo, na verdade, contém algumas espécies diferentes, cada uma com seu charme especial. 

A mais conhecida delas é a samambaia americana, um clássico dos lares brasileiros. Destaca-se por suas muitas folhas, compridas e finas, que dão um toque exótico a qualquer ambiente. 

Além de bela, a samambaia é uma planta pendurada muito fácil de cuidar. Prefere ambientes com luz indireta e sem muitas correntes de vento. Por isso, é perfeita para apartamentos! Como é típica de lugares tropicais, gosta de muita água. Assim, é recomendado borrifar água pelo menos uma vez a cada dois dias! 

2. Peperômia

Outra campeã quando o assunto é resistência e versatilidade, a peperômia é uma  planta que se adapta a qualquer espaço. Além disso, possui folhas pequenas e gordinhas, em formato de coração, e tem como coloração o verde-claro com manchas esbranquiçadas que trazem delicadeza para o ambiente. 

Quando bem cuidada, a peperômia cresce em forma pendente, formando uma verdadeira cascata de folhas! Gosta de luz indireta, se adaptando muito bem a locais próximos a janelas. 

Nesse caso, a planta deve receber água de forma regular, uma vez a cada três dias ou sempre que o solo estiver seco. Entretanto, a peperômia é daquelas plantas que não reclama caso você esqueça uma ou outra rega. Ou seja, é perfeita para os jardineiros de primeira viagem.

3. Hera

A hera é uma planta tão resistente que, muitas vezes, é necessário cuidado para ela não dominar o jardim! Quando plantada perto de uma superfície, como uma parede, ela sobe fazendo um belo muro verde. Porém, em vasos de pendurar, a hera se encaixa perfeitamente como planta pendente. 

É uma planta que possui folhas em formato de estrela com diferentes tons de verde. Cuidar da hera não é nada difícil, pois ela se adapta a locais com Sol direto ou com luz difusa. Basta tratar com carinho, regando sempre que o solo estiver seco. Com os cuidados certos, a hera pode chegar a até 10 metros de comprimento! 

plantas ao redor de uma cadeira

4. Dinheiro-em-penca

Se você busca pendurar plantas fofas e delicadas, a dinheiro-em-penca é a escolha ideal. Essa bela espécie possui folhas pequenas e encantadoras, que se assemelham a moedinhas esverdeadas. 

Graças à sua aparência, há muitos que acreditam que o dinheiro-em-penca traz sorte e fortuna! Seus ramos, grossos e abundantes, caem suavemente se a planta estiver em vasos para pendurar. Gosta de ambientes com luz difusa e precisa de regas regulares, uma vez a cada dois ou três dias. 

5. Jiboia

Uma das espécies favoritas dos decoradores, essa verdinha se destaca pela versatilidade e elegância! Assim como outras espécies, a jiboia pode se tornar uma trepadeira, tudo depende do vaso escolhido. Sendo assim, são ótimas plantas para pendurar na sala ou cozinha. 

Suas folhas são grandes, em formato de coração, e de um verde intenso. Para os mais ousados, é possível utilizar o crescimento das folhas de jiboia e criar diferentes caminhos, adaptando o caule ao desenho de paredes, portas e janelas. 

Basta colocar pequenos obstáculos para a jiboia se agarrar e se desenvolver! A planta gosta tanto de luz indireta como difusa, e precisa de um solo úmido, sendo ideal regá-la ao menos uma vez a cada três dias. 

6. Véu-de-noiva

Também chamado de mosquitinho, esse é mais um belo exemplar entre os tipos de plantas para pendurar! É uma ótima espécie para quem busca um pouco de cor para o ambiente. 

Sua bela folhagem possui um tom de verde opaco e tons avermelhados na parte de baixo. Além disso, em seus ramos encontramos pequeninas flores brancas, que se assemelham a brincos de pérola espalhados pela planta. 

Prefere luz indireta, o que torna o véu-de-noiva perfeito para ambientes internos, como espaços próximos à janela ou à varanda! Seu solo precisa ser mantido úmido, porém sem encharcar. Para saber a hora de regar, observe se a terra está seca. 

7. Flor-de-maio

Outra espécie perfeita para quem busca um pouco de cor, a flor-de-maio faz sucesso entre os tipos de plantas para pendurar. Apesar de suas delicadas flores em tons rosados, a flor-de-maio é um tipo de suculenta, o que a torna perfeita para ambientes internos. 

Como armazena água em seu interior, seu caule possui um aspecto “gordinho”, o que dá um ar muito fofo a essa planta. Como seu nome indica, as flores aparecem apenas uma vez ao ano, por volta de abril, maio ou junho. 

Gosta de muita luminosidade, mas não suporta sol direto. Por isso, adora uma janela bem iluminada. Deve receber água sempre que o solo estiver seco, especialmente na época de florescimento. 

planta pendurada em estante de livros

Agora que você já conhece sete tipos de plantas para pendurar, é hora de vestir a camisa de jardineiro e colocar a mão na massa. No blog da Petz você encontra outras dicas de jardinagem que deixarão você ainda mais expert em plantas. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *