Cães

Tipos de Pastor Alemão: conheça as variações da raça!

Publicado em 08 de dezembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Não é necessário ser um especialista em cães para reconhecer um Pastor Alemão. Com sua inteligência e elegância, essa raça se tornou uma das mais conhecidas em todo o mundo! Porém, o que muita gente não sabe é que há diferentes tipos de Pastor Alemão

pastor alemão deitado

Esses peludos são divididos em categorias distintas, dependendo de algumas características. Se você está buscando saber mais sobre esses incríveis pets, continue lendo! Preparamos uma lista mostrando quais são os tipos de Pastor Alemão

Curiosidade sobre as variações  

O Pastor Alemão é uma raça muito tradicional, reconhecida por inúmeros órgãos classificadores de pets. De origem europeia, esse incrível cãozinho conquistou o mundo e, pouco a pouco, foram surgindo outras variedades de acordo com certas características do Pastor Alemão

Entretanto, os órgãos reguladores reconhecem apenas duas raças de Pastor Alemão: o de pelo curto e o de pelo longo. As demais classificações são informais e, na maioria das vezes, dizem respeito apenas à coloração do pet. Assim, quando falamos de tipos de Pastor Alemão, estamos basicamente falando de variações de cor dessa clássica raça! 

1. Pastor Alemão de pelo curto

Provavelmente, quando você imagina um pet dessa raça, pensa logo em um cachorro de pelo curto, não é mesmo? Isso porque essa variação é a mais conhecida entre os tipos de Pastor Alemão! 

Ela pode abranger cães de diferentes cores, o que importa é o tamanho do pelo. Esses pets possuem subpelo, um tipo diferente de pelo mais curto que serve para proteger o cão das mudanças de temperatura. Por isso, mesmo que a pelagem seja menor, é importante realizar escovação regular. 

2. Pastor Alemão de pelo longo

Essa variação é menos conhecida, porém é tão admirável quanto sua irmã de pelo curto. O Pastor Alemão de pelo longo possui uma pelagem maior, que pode atingir entre 5 e 10 centímetros. 

Nesta classificação também há pets de diferentes cores. Entretanto, como é mais incomum, nem sempre é fácil encontrar muitas variedades. Possui o comportamento alerta, fiel e carinhoso típico da raça. Também possui pelagem dupla e a escovação deve ocorrer três vezes por semana. 

3. Tipos de Pastor Alemão: Sable

O Sable certamente se destaca entre os tipos de Pastor Alemão por ser o mais famoso. Também chamado de Pastor Alemão Capa Preta, esse cãozinho traz em sua pelagem as cores clássicas: caramelo-escuro nas patas, corpo e cabeça, com uma mancha negra nas costas, focinho e orelhas. 

Ele se popularizou graças a filmes policiais, que sempre representam esse pet como fiel, corajoso e destemido! E essas características realmente estão presentes no Pastor Alemão Sable. Valente e amoroso, está sempre pronto para proteger sua família ou passar longos momentos brincando e recebendo carícias.

cachorro posando para foto

4. Tipos de Pastor Alemão: Preto

Os pets pretos possuem um charme todo especial. Sua cor escura traz um ar de seriedade, coragem e elegância! E todas essas características são encontradas no Pastor Alemão Preto

Esse pet se destaca pela cor de sua pelagem, que pode ser longa ou curta. Além de belo, o Pastor Alemão Preto também possui os clássicos traços dos cães da raça: corajoso, carinhoso e muito fiel! 

5. Tipos de Pastor Alemão: Panda

Já pensou unir em um só pet a coragem do Pastor Alemão e a fofura de um urso panda? Pois esse amigo existe! É o Pastor Alemão Panda. Esse curioso cachorro traz em sua pelagem características parecidas às dos pandas: a cor branca predominante, com manchas negras próximas aos olhos, costas e orelhas.

6. Tipos de Pastor Alemão: Branco

O Pastor Alemão Branco é uma classificação um tanto polêmica. Isso porque os órgãos internacionais não reconhecem esse pet como um dos tipos de Pastor Alemão. Entretanto, entre os amantes da raça, é comum encontramos essa variedade, que se destaca por sua pelagem clara. 

Costuma ser um cachorro elegante, alegre e companheiro! É importante lembrar que a coloração de sua pelagem se dá por questões genéticas, e esses pets não possuem a condição conhecida como albinismo. 

Bônus: Pastor Belga!

Algumas vezes, os tutores podem se embaralhar quando o tema é tipos de Pastor Alemão. Isso porque, há uma outra raça muito semelhante que causa confusão entre os amantes dos pets! Trata-se do Pastor Belga, um parente do Pastor Alemão que possui muitas de suas características. Nesse caso, existem quatro tipos de Pastor Alemão Belga. São eles:

  • Pastor Belga Groenendael;
  • Pastor Belga Malinois;
  • Pastor Belga Tervuren,
  • Pastor Belga Laekenois.

tutora e cachorro

Assim, se você é um amante dos diferentes tipos de Pastor Alemão, possui muitas opções para escolher seu próximo amigo! No blog da Petz, conheça outras curiosidades sobre os cães e muitos assuntos ligados à saúde e ao bem-estar. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog