Alimentação de ave: descubra a ração ideal para seu bichinho

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 1, 2019

Aves
Alimentação de ave: descubra a ração ideal para seu bichinho
Tempo de leitura: 2 minutos

Nossos passarinhos de estimação merecem todo o carinho do mundo, inclusive em relação às refeições diárias. Os cuidados com alimentação de ave são essenciais e o assunto é preocupante.

Até porque, ainda é muito comum a utilização de misturas de sementes, uma prática bastante inadequada.

Esse hábito é muito ruim, pois não oferece todos os nutrientes necessários. Os bichinhos acabam selecionando as sementes que mais gostam, tornando a alimentação ainda mais pobre e desequilibrada.

Isso faz com que as nossas queridas aves ficam expostas a problemas de saúde e a uma vida mais triste.

A boa notícia é que, atualmente, os pássaros já podem contar com rações especiais que, além de serem desenvolvidas especificamente para cada espécie, possuem a mesma qualidade dos alimentos para cães e gatos.

Conheça as opções de ração especial e natural para as aves

Conhecidas como alimentos extrusados, essas rações são compostas por bolinhas ou sticks de tamanhos variados, adequados para cada espécie, sendo que todas as bolinhas possuem a mesma quantidade de nutrientes.

Assim, as aves granívoras não conseguem selecionar os grãozinhos, deixando a refeição mais balanceada.

Agora que você já sabe porque as rações prontas são a melhor opção para a dieta de aves, é hora de conhecer as especiais e naturais para esses pets.

Lembrando que, não importa o tipo de alimento, ele sempre deve ser escolhido de acordo com a espécie do seu companheiro.

Ração farinhada

Diferentemente do que o nome sugere, não se trata de uma ração rica em farinha. Na verdade, é uma comidinha reforçada com nutrientes mais calóricos, indicada para situações em que a ave precisa de um reforço nutricional.

Isso é muito comum em períodos de troca de penas, de reprodução ou mesmo quando o animal passa por distúrbios alimentares.

A quantidade e o momento certo para oferecer o alimento são definidos pelo médico-veterinário.

Ração de sementes e extrusados

Indicada para as aves com dificuldades na transição da alimentação à base de sementes para uma mais equilibrada, essa ração traz uma mistura das duas coisas.

Suas sementes são de alta qualidade e especialmente selecionadas para garantir nutrientes e níveis de gordura adequados.

Ração natural

Assim como rações extrusadas, esta opção trabalha com ingredientes ricos para garantir refeições balanceadas às aves. Com pedacinhos de frutas desidratadas e outros componentes que fazem parte da alimentação dos pássaros na natureza.

O grande diferencial desse tipo de comida é que ela não possui adição de corantes e aromatizantes artificiais. Além disso, possui alto teor de fibras e níveis reduzidos de gordura.

Papinha para aves

Formulada especialmente para as necessidades dos filhotinhos, ela contribui para a digestão. O alimento é apresentado em pó, que deve ser misturado à água e precisa ser oferecido em temperatura ideal no viveiro de acordo com cada espécie.

Por isso, converse sempre com o veterinário sobre o assunto, ele vai recomendar o modo de uso correto.

Ficou interessado ou descobriu que seu pássaro pode estar precisando de uma alimentação especial? Aqui na Petz, você encontra tanto os alimentos extrusados tradicionais como outros tipos de ração.

Converse com um especialista e garanta já uma dieta equilibrada para a sua avezinha!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *