Como fazer viveiro para pássaros? Confira dicas aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 13, 2021

Aves
Como fazer viveiro para pássaros? Confira dicas aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

Aves são animais que precisam de espaço para alongar as asas e realizar suas atividades diárias. Além disso, se você tem muitos pássaros em casa, o ideal é que o cantinho deles seja bem grande e ajeitado. Afinal, ninguém gosta de aperto. Sendo assim, como fazer viveiro para pássaros

como fazer viveiro para passaros

Além de serem menos estressantes, os viveiros estimulam a atividade física, contribuindo para a saúde e a longevidade dos pets. Por isso, se você tem um grupo de aves de tamanho considerável em casa, o ideal é que elas fiquem em alojamentos como esse. Veja dicas de como fazer viveiro para pássaros a seguir! 

Primeiro passo: escolha um local adequado 

Escolher um bom local para o viveiro de pássaros deve ser sempre o primeiro passo. Isso porque o espaço disponível na sua casa determinará o tamanho do viveiro que, por sua vez, indicará a quantidade de aves que você poderá cuidar. 

Embora o primeiro pensamento seja montar o viveiro na parte externa da casa, alguns fatores devem ser levados em consideração antes dessa decisão. Afinal, se você alocar o viveiro de madeira para pássaros no quintal sem nenhuma proteção contra chuva e correntes de ar, as aves podem acabar adoecendo. 

Portanto, o indicado é que o viveiro sempre fique em local protegido e silencioso. Além disso, o ideal é que o sol não bata o dia inteiro no lar dos seus pássaros. Assim, os bicudinhos têm sombras à disposição. 

Vale ressaltar que você nunca deve manter as aves na cozinha. O uso de certos utensílios, como as panelas de teflon, pode liberar substâncias tóxicas para as penosas. Além disso, esse local costuma ser bem barulhento e caótico.  

Segundo passo: o tamanho do viveiro

Tenha em mente o seguinte: as aves vão viver majoritariamente no viveiro para pássaros. Por isso, quanto maior o lar dos pets, melhor! Então, não poupe esforços para proporcionar uma casa bem espaçosa para os bicudos. 

As aves costumam voar e pular de poleiro em poleiro. Por isso, é importante que não seja um viveiro pequeno, para ter bastante espaço tanto horizontal quanto verticalmente. O tamanho adequado também aumenta conforme a quantidade de pássaros que você deseja manter no local. 

como fazer viveiro para passaros

Terceiro passo: os cuidados com os materiais

Como fazer viveiro para pássaros envolve a escolha de um material seguro e de qualidade, o indicado é adquirir uma estrutura pronta. Portanto, procure lojas e marcas de confiança para garantir o bem-estar dos seus passarinhos. Afinal, alguns materiais podem ser tóxicos e prejudiciais para a saúde dos animais. 

Se você tinha em mente construir um viveiro do zero, saiba que isso só deve ser feito por quem realmente entende do assunto. Um profissional saberá se o ideal é construir um viveiro grande ou pequeno, de madeira, de aço ou de outro material, por exemplo. 

Além disso, uma pessoa qualificada poderá se atentar às medidas da tela para viveiro de pássaros e o limite de peso suportado pela estrutura. Do contrário, as aves podem se ferir ou até acabar escapando. 

Quarto passo: acessórios para o viveiro

Também é essencial garantir que as aves se mantenham ativas e saudáveis no novo lar. Afinal, como já dissemos anteriormente, elas vão passar bastante tempo ali. 

Dessa forma, como fazer viveiro para pássaros consiste em proporcionar um ambiente agradável e estimulante para os bichinhos, deixe poleiros e brinquedos à disposição. Comedouros e bebedouros também são essenciais. Assegure-se de mantê-los em locais altos, evitando contaminação por fezes. 

Vale reforçar que, por questão de segurança, todos os objetos colocados no viveiro devem ser feitos com materiais atóxicos. Além disso, os poleiros e os brinquedos não podem ser exageradamente grandes, pois os pets precisam de espaço para voar!

Sendo assim, na hora de escolher os acessórios, dê preferência àqueles feitos com madeira e materiais naturais. O objetivo é fazer com que sua ave se sinta na natureza! 

como fazer viveiro para passaros

Agora você já sabe como fazer viveiro para pássaros adequado para os seus bichinhos. Esperamos que, com nossas dicas, você consiga proporcionar um excelente lar para aves. Se quiser conferir mais conteúdos como este, não deixe de ficar de olho aqui, no blog da Petz

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *