Aves

Aves domésticas: saiba quais são as espécies permitidas!

Publicado em 09 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Bonitas, alegres e divertidas, as aves domésticas encantam a todos! Com sua personalidade marcante, esses pets fazem sucesso entre os tutores e são ótima companhia para quem busca um novo amigo.

canários no poleiro

No entanto, devemos ter atenção às espécies de aves domésticas permitidas pelas legislação brasileira, zelando sempre pelo bem-estar do pet. Sendo assim, fizemos uma lista com os tipos de pássaros mais comuns (e permitidos) aqui no Brasil. Confira a seguir! 

Tipos de pássaros domésticos: escolhendo a espécie ideal

Se você tem vontade de cuidar de uma ave doméstica, deve antes saber qual espécie mais combina com seu estilo de vida. Afinal, alguns pássaros demandam mais tempo e cuidados do que outros. Assim, você deve ter em mente quanto tempo e dinheiro pode gastar com o pet. 

Também é muito importante saber exatamente o que você está procurando em um companheiro de penas! Afinal, há pássaros conhecidos por seu canto, outros por serem divertidos e aqueles que imitam a fala humana. Sendo assim, confira a seguir seis espécies de aves domésticas que você pode ter em sua casa: 

Canário

Você provavelmente já se maravilhou com o canto de um canário. Essa pequena e graciosa ave é uma das mais populares entre os tutores e é muito conhecida por seu belo canto. Há diversas cores de canário, como azul, cobre, preto, entre outros. Todos eles são considerados domésticos e podem alegrar o seu lar!

Calopsita

A calopsita se destaca por ser um pássaro divertido e animado. Esse simpático pet, além de muito bonito, conquista seus tutores pela habilidade de imitar a fala humana e outros sons do ambiente. Muito popular, a calopsita certamente tem a capacidade de melhorar o dia de qualquer um. 

Diamante de Gould

Com cores vivas e chamativas, o Diamante de Gould desperta atenção por sua beleza. Uma obra-prima da natureza, essa pequena ave doméstica chega a ter até sete cores diferentes. Esse pássaro encanta tutores de todas as idades, uma vez que é dócil e amável. O ideal é que conviva sempre com outros da sua espécie. 

periquito

Diamante Mandarim

Outra espécie que se destaca pela beleza, o Diamante Mandarim é um encantador pássaro doméstico. Conhecido apenas por “mandarim”, conta com um belo padrão de cores. Também tem bochechas coloridas em tom alaranjado, o que atribui ainda mais charme e fofura a esse pássaro!

Manon

Esse charmoso pássaro é originário da Ásia e é uma ótima opção de ave doméstica. Seu peito, de cores claras, é envolvido por penas de tons marrons, como se fosse um pequeno terno. Com apenas 12 cm, o manon é um dos menores tipos de passarinhos que existem. Ele também é bastante dócil e sociável.

Periquito

Campeão de popularidade entre as aves domésticas, o periquito é um dos pets mais amados de todo o mundo! A ave, segundo pesquisas, é o pássaro mais escolhido na hora de adotar um novo pet. Esse pássaro é ideal para tutores de primeira viagem, uma vez que não é muito exigente. 

Alegre e sociável, o periquito se destaca por sua inteligência. Por ser um bichinho bem “carente”, o ideal é que conviva com outros de sua espécie. Dessa forma, nunca se sentirá triste ou sozinho. 

Aves silvestres e exóticas: posso ter em casa?

Você conheceu algumas espécies de pássaros que podem viver conosco sem problemas. Afinal, a legislação brasileira permite a criação desses bichinhos dentro de nossos lares. Entretanto, ter a companhia de outras aves pode ser um pouco mais burocrático. 

Isso porque, além das aves domésticas, existem outros dois grupos: o das “aves exóticas” e o das “aves silvestres”. O primeiro diz respeito a pássaros não nativos do Brasil, como o simpático agapornis. Já o segundo conjunto é composto por espécies brasileiras não domesticadas, como o tucano.

Para criar esses pássaros, é necessário ter uma autorização do IBAMA, além de uma origem certificada. Existem casos especiais, como o dos papagaios, que dispensa o tutor de autorização, mas precisa de certificados específicos. 

Sendo assim, se estiver pensando em conviver com um bichinho desses, garanta que tudo seja muito bem regulamentado. Dessa forma, você ajuda a evitar maus tratos com animais. Para mais informações sobre o assunto, você pode conversar com a Linha Verde do IBAMA através do 0800-618080. 

Com tantas opções de aves para ter em casa é fácil encontrar a espécie que combina perfeitamente com sua personalidade, não é mesmo? Os bicudinhos são incríveis e ótimas companhias. Temos certeza de que o seu lar será um ambiente muito mais agradável com a presença de um passarinho! 

calopsita

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre as espécies de aves domésticas permitidas no Brasil. Se quiser conferir mais conteúdos como este, não deixe de explorar o restante do blog Petz. Temos artigos sobre os mais diversos tipos de animais de estimação por aqui! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog