Aves domésticas – Cuidados especiais para o bem-estar

Postado por PETZ, em 27/06/2017

Safári
Aves domésticas – Cuidados especiais para o bem-estar

Não há dúvidas de que os cães e os gatos são os animais domésticos mais populares, no entanto, as aves domésticas têm ganhado mais espaço nas casas dos amantes de animais ao longo dos últimos anos.

Quer fazer parte dos tutores das aves domésticas? Aqui vão algumas dicas que te ajudarão a dominar o mundo dos pássaros e ser um ótimo tutor para esses pets.

Gaiola para aves domésticas

Ave doméstica

A gaiola é essencial para a felicidade de uma ave (lembre-se que essa será a casa do seu pet). Para escolher o melhor habitat, é necessário mais do que gosto pessoal, e você deve estar atento ao tamanho do seu pássaro, espécie e necessidades particulares. Lembre-se: cada pássaro possui necessidades únicas.

Como regra geral, você deve ofertar a maior gaiola que você puder adquirir. Como o pássaro vai passar a maior parte da vida dentro dela, é importante que haja espaço para que ele se movimente e se exercite o mais livremente possível.

Espécies como canários gostam de espaço para voar, enquanto as cacatuas gostam de barras para escalar. O essencial é que o pet possa abrir as asas completamente e erguer a cabeça sem tocar a gaiola.

Onde colocar a gaiola?

A gaiola deve ficar em um lugar da casa que seja, de maneira geral, “estável”. Ou seja, que seja livre de mudanças de temperatura e umidade, além de ser livre de barulhos altos e odores fortes. Evite ao máximo locais que exponham sua ave a situações estressantes. Um bom ambiente é aquele onde a ave possa curtir a família e as atividades dos humanos.

Evite deixar a ave na cozinha, pois algumas panelas, como a teflon, liberam gazes que podem ser tóxicos para as aves.

Itens de primeira ordem para aves domésticas

Providencie itens básicos e apropriados para o tamanho e espécie do passarinho: bebedor, comedouro e forros para gaiola, por exemplo. Certifique-se de que a comida e a água estejam sempre acessíveis para o seu pet. Tenha também kit de primeiro-socorros, produtos para limpeza da gaiola, e outros itens que auxiliam no cuidado do seu passarinho.

Oferte aos seus pássaros brinquedos que sejam apropriados a sua espécie. Aves gostam de itens que lhe mantenham ocupadas e estimuladas, como escadas, cordas, bolas de cores e tamanhos variados e balanços, entre outros.

Casal de aves domésticas em gaiola

Providencie uma variedade grande de brinquedos e faça uma espécie de “rodízio” entre eles, permitindo que seu pássaro não fique entediado e tenha uma vida mais feliz. No entanto, não se esqueça de que brinquedos não substituem uma relação próxima entre você e o pet, e passar um tempo com sua ave é a melhor maneira de construir esse vínculo.

Dê tempo e espaço para sua ave doméstica: quando ela chegar ao novo lar, não fique a rodeando demais. Deixe que ela se adapte ao local e ao novo estilo de vida. Controlar o barulho nos locais mais próximos do pássaro ajuda a reduzir o estresse e dá a ideia de um ambiente calmo.

Aos poucos, passe a envolver seu pet na rotina diária e o introduza a vida da família. Um bom passo inicial é ofertar alguma atividade calma para sua ave e, aos poucos, você pode introduzir sons que sejam agradáveis no local em que o pet mais passa tempo. Com o tempo a ave se acostumará ao seu novo lar.

Aves domésticas são encantadoras e ótimas companhias! Você pode encontrar todos os itens necessários para seu pássaro na unidade Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *