Aves

Aves brasileiras: conheça algumas espécies e se encante!

Publicado em 08 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

O Brasil é muito conhecido ao redor do mundo pelas belezas naturais. Além das paisagens exuberantes, temos uma fauna muito diversificada, uma das mais ricas do mundo! Entre tantos animais, estima-se que existam pelo menos 2.000 aves brasileiras.

Tucano na árvore.

As aves do Brasil podem ser encontradas em meio urbano, rural ou selvagem. Algumas, inclusive, são endêmicas, ou seja, ocorrem apenas no Brasil ou em áreas específicas do país.e Algumas das aves brasileiras mais bonitas estão em risco de extinção. Vamos conhecer mais sobre esses animais encantadores?

Tipos de aves brasileiras

Todos sabemos que a característica comum a esses animais é ter penas: algumas mais adaptadas para o voo do que outras. Entretanto, há muita variação quanto a coloração, tamanho, hábitos alimentares, ambiente que vivem entre outras particularidades. Por isso, dizemos que existem diferentes tipos de aves brasileiras.

As aves fazem parte do grande filo Chordata, subdividido em ordens, que são separadas por famílias. Essa separação serve para classificar esses animais de forma mais organizada.

Confira algumas ordens de aves brasileiras e alguns exemplos de representantes:

  • anseriformes: pato-do-mato;
  • apodiformes: beija-flor;
  • charadriiformes: quero-quero;
  • columbiformes: rolinha;
  • cathartiformes: urubu;
  • ciconiiformes: garças;
  • cuculiformes: anu;
  • falconiformes: gavião;
  • passeriformes: canário e andorinha;
  • psittaciformes: papagaio e periquito;
  • piciformes: pica-pau e tucano;
  • strigiformes: coruja.

Aves brasileiras

A lista de aves brasileiras é bem extensa. As mais comuns são as que encontramos no dia a dia, mas há espécies mais raras. Também há aquelas que são muito conhecidas pela beleza exuberante. Veja algumas espécies a seguir.

Beija-flor

Quem não conhece o beija-flor, não é mesmo? Presente em todo o território nacional, ele é a inspiração de muitos artistas em composições musicais e literárias. Com batimento cardíaco muito acelerado, ele é muito ágil enquanto voa e sempre visita os lares com flores no quintal ou bebedouros.

Garça-branca

Com plumagem clara como a neve e porte imponente, a garça-branca é uma das aves brasileiras mais conhecidas. Ela é migratória e se alimenta de peixes e serpentes. Além disso, ela habita áreas próximas a rios, lagos e manguezais e ataca ninhos de outros pássaros.

Arara azul na mata.

Tucano

Os tucanos são aves brasileiras encontradas principalmente em florestas tropicais. Donos de um bico longo de cores vibrantes, eles são símbolo da beleza da fauna do país. Cada espécie tem características únicas de padrão de tons e plumagem! Além disso, eles geralmente andam em casais.

Pica-pau

No Brasil, existem mais de 50 espécies de pica-pau, espalhadas pelos mais diversos habitats. Com bicos poderosos, essas aves martelam as árvores em busca de pequenos insetos escondidos que servem de alimento. Cada espécie tem uma coloração diferente.

Sabiá-laranjeira

Não podemos falar de aves brasileiras se não mencionarmos o sabiá-laranjeira, que, desde 2002, é considerado o pássaro do Brasil. Ele tem um canto característico e é muito importante para a dispersão de sementes por onde voa.

Arara-azul

A arara-azul é um exemplo de beleza ornitológica! É uma ave grande, podendo atingir até 1 m de comprimento do bico até a cauda. Apesar de o azul ser a cor predominante, ela tem penas pretas nas partes mais escondidas.

Arara-vermelha-grande

A arara-vermelha-grande é uma ave robusta que mede cerca de 90 cm de comprimento e pesa 15 kg. Ela vive em praticamente todos os estados brasileiros, pois habita a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

Azulão

Entre os exemplares de aves pequenas, está o azulão, um pássaro de no máximo 15 cm e 30 g que está presente no Brasil e em outros países da América do Sul. Uma curiosidade é que somente os machos adultos são azuis; as fêmeas e os jovens são pardos, semelhantes ao pardal.

Coruja-do-mato

Uma ave de hábitos noturnos presente em todo território brasileiro, mas, principalmente, na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica é a coruja-do-mato. Essa espécie mede cerca de 30 cm e pesa 300 g e se alimenta de pequenos insetos e roedores.

Pintassilgo

Um pássaro comum pelo Brasil é o pintassilgo. Ele mede aproximadamente 11 cm, portanto, é uma das menores aves brasileiras. O contraste das penas amarelas e pretas é o destaque do animalzinho, por isso, ele é facilmente reconhecido de longe. Essa espécie gosta de se alimentar de sementes e grãos e se adapta bem em cativeiro.

Tuiuiú

Entre as aves brasileiras, o tuiuiú é muito expressivo e chama a atenção por ser parente da famosa cegonha. Ele é um símbolo do Pantanal, mas também habita outros locais. Essa espécie tem o bico, o papo e o pescoço pretos e uma envergadura que chega a 3 m.

Aves brasileiras ameaçadas de extinção

Infelizmente, a ação dos seres humanos agride muito o meio ambiente. As alterações climáticas, o desmatamento, o tráfico de animais, os maus-tratos e a caça ilegal são exemplos de ocorrências nocivas para o ecossistema. Em 2022, 1.249 espécies da fauna brasileira foram consideradas sob risco. Veja a lista de algumas aves brasileiras ameaçadas de extinção:

  • papagaio-de-peito-roxo;
  • araçari-de-pescoço-vermelho;
  • arara-azul-de-lear;
  • sabiá-castanho;
  • pica-pau-amarelo;
  • urubu-de-cabeça-amarela;
  • coruja-preta;
  • gavião-real;
  • falcão-de-peito-laranja;
  • urubu-rei;
  • ararinha-azul.

Beija flor voando.

Assim como a lista de aves brasileiras é bem longa, a dos animais ameaçados de extinção ou que já foram extintas também é. Como amantes dos bichos e da natureza, temos que ajudar na preservação de todos os seres do planeta. No blog da Petz, você encontra outros artigos sobre as mais diversas espécies, confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog