Brinquedos para aves: confira 5 opções e dicas para escolher os melhores!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 29, 2021

Aves
Brinquedos para aves: confira 5 opções e dicas para escolher os melhores!
Tempo de leitura: 3 minutos

Ativos, curiosos e muito inteligentes por natureza! Para os pets voadores, é muito chato passar o dia todo sem estímulo nenhum, o que pode até deixá-los estressados! Por isso mesmo, além da interação com o dono, também é muito importante oferecer alguns brinquedos para aves

passarinho na gaiola

No entanto, não é qualquer objeto que pode ser colocado nas gaiolas e viveiros dos passarinhos. Para ajudá-lo a escolher os melhores acessórios de distração, preparamos algumas ideias de brinquedos para pássaros. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

5 opções de brinquedos para pássaros

Assim como nós, os pássaros adoram ter variedade. Ainda mais no caso dos brinquedos para aves, isso é importante porque cada um vai estimular determinada característica do pet voador. Conheça as principais opções:

Escadas

Presas nas grades ou suspensas nos poleiros, as aves utilizam a escada, principalmente para ficarem trepadas nelas dentro da gaiola. Essa é uma das opções de brinquedos para pássaros seguras e que tem uma instalação bem fácil no viveiro do bichinho. 

Balanços ou poleiros

Além de adorarem se balançar nesses objetos, muitos desses brinquedos de madeira para aves ou de outros materiais ainda possuem várias distrações. Podem acompanhar cordinhas e materiais em que elas possam descascar. O poleiro é um clássico das gaiolas e é quase um item obrigatório!

calopsita em balanço

Discos ou chuveirinhos

Os discos ou chuveirinhos possuem cordinhas com nós que são ótimos para pássaros pequenos. Por isso, são ótimas opções de brinquedos de madeira para calopsita, que se divertem ao tentar desatá-los. 

Espelhos

Os espelhos são um dos brinquedos para cacatua, calopsita, maritaca e vários outros tipos de pássaros. Eles causam bastante distração e entretenimento para as aves, que ficam se olhando. Além disso, podem acompanhar sinos que fazem um barulhinho que os passarinhos adoram!

Playground

São estruturas maiores que reúnem diversos tipos de brinquedos. Por serem grandes, esses brinquedos para aves podem ser deixados fora da gaiola como um espaço de brincadeira para quando os pássaros estão livres pela casa.

Benefícios dos brinquedos para as aves

Não adianta achar que, por serem inteligentes, as aves domesticadas serão capazes de se divertir sozinhas. Até porque, com o pouco espaço da maior parte das gaiolas — o que já é um erro —, muitas vezes elas mal conseguem se deslocar. 

Sendo assim, na ausência de estímulos, é bem possível que elas fiquem paradas o dia inteiro. Isso faz muito mal para sua saúde física e mental!

Já quando há brinquedos para as aves, elas se divertem! Além de saírem da monotonia, passam a se movimentar mais para brincar, gastando energia e desenvolvendo melhor sua musculatura.

Dicas para não errar na escolha

Tão importante quanto conhecer os tipos de brinquedo para aves é saber como escolher o certo para garantir tanto a saúde quanto o interesse delas. Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Prefira brinquedos feitos de materiais naturais, como madeira e sisal. Além de mais seguros, eles oferecem distrações a mais, como a possibilidade de serem descascados;
  • Verifique sempre se todos os materiais utilizados, incluindo a tinta, são atóxicos;
  • Escolha brinquedos do tamanho adequado para o seu pássaro. Além de se tornarem menos interessantes, itens de tamanho inadequado podem ser perigosos. Por exemplo, objetos muito pequenos podem conter peças que são facilmente engolidas pelos papagaios;
  • Não compre brinquedos de metais. Eles podem causar intoxicação e oferecer riscos à ave;
  • Leve em conta o tamanho da gaiola. Mesmo com brinquedos dentro dela, o pássaro ainda deve ter espaço para se locomover.

Minha ave não liga para o brinquedo, o que fazer?

Pode ser que ela o esteja estranhando um pouco, o que ocorre principalmente com brinquedos muito grandes ou coloridos. Uma dica é ir apresentando o brinquedo aos poucos, colocando-o na gaiola por pouco tempo, vendo como a ave se comporta e, depois, tirando. Faça isso até ela se acostumar!

passarinho pousado
Agora que você já sabe como escolher brinquedos para aves, que tal contar com os melhores acessórios para viveiro de pássaros? Escolha um brinquedinho novo para a sua ave! Além de possuir diversas opções de itens a Petz, tem especialistas em pássaros que poderão auxiliá-lo caso surja alguma dúvida. Acompanhe nosso blog!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *