Aves

Calopsita comendo fezes: o que fazer?

Publicado em 25 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Alguns comportamentos dos pets são bastante surpreendentes para os tutores, mas nem todos suscitam preocupação. Já outros, como uma calopsita comendo fezes, além de causarem estranheza, despertam também algumas dúvidas importantes. 

calopsita de lado

Afinal, qual é a causa da calopsita comendo fezes e o que fazer para acabar com o problema? A seguir, saiba se a calopsita pode comer cocô e obtenha dicas de bem-estar para a penudinha.

Faz mal deixar a calopsita comer as próprias fezes?

Desde cedo aprendemos que as fezes e a urina são originadas daquilo que não pôde ser utilizado pelo organismo. Tomando como exemplo a fisiologia dos seres humanos, os rins são responsáveis pela filtragem do sangue. 

Nesse processo, as toxinas são removidas pelos néfrons e posteriormente eliminadas pela urina. Já a massa fecal é formada após a passagem do bolo alimentar por estômago e intestino, onde o bolo é digerido e tem seus nutrientes absorvidos pelo organismo. 

Aquilo que não pôde ser assimilado pelo nosso corpo segue para o intestino grosso, onde perde parte da água e se transforma na massa fecal a ser excretada em nossas idas ao banheiro.

O sistema excretor das aves é muito diferente do nosso. Nele, tanto a urina quanto as fezes de calopsita são armazenadas num único órgão, a cloaca. Eis porque as aves eliminam tudo ao mesmo tempo. 

Apesar das adaptações, o princípio é o mesmo: é por meio do sistema excretor que o organismo elimina aquilo que é tóxico ou que não tem serventia. Logo, não faz sentido que o cocô de calopsita seja ingerido pela ave, não é mesmo?

Outro motivo importante para não deixar a calopsita comendo fezes é o fato de os excrementos serem fontes de contaminação. Como exemplo, vale citar a giardíase, cujos cistos são eliminados pelas fezes de animais contaminados. Ao ingerir os próprios excrementos, a ave ficará sujeita a uma reinfestação por esses parasitas. 

O que pode ser quando a calopsita come o próprio cocô?

Antes de falar do porque as calopsitas comem suas fezes, é preciso fazer uma diferenciação: muitas vezes, a calopsita não está de fato ingerindo o cocô, ela pode estar apenas brincando com o excremento seco como forma de se distrair. 

calopsita gordinha

No caso das calopsitas que estão realmente ingerindo as próprias fezes, alguns estudos sugerem que a espécie está entre aquelas que recorrem à coprofagia quando estão sofrendo com alguma deficiência nutricional. 

O mais provável, porém, é que a calopsita tenha adquirido o hábito devido à falta de estímulos apropriados em seu dia a dia. Na dúvida, procure um veterinário, ele poderá recomendar mudanças tanto na alimentação quanto no manejo ambiental.

O que fazer para a calopsita parar de comer cocô?

Fazer a limpeza da gaiola com regularidade é fundamental. No entanto, sabemos ser inviável limpar imediatamente o espaço sempre que a calopsita faz cocô, o que ocorre várias vezes ao dia. 

Por isso, a primeira dica para evitar a calopsita comendo cocô é investir numa gaiola com bandeja, cujo fundo é separado por uma grade. Dessa maneira, a calopsita não terá acesso direto ao excremento. Além disso, esse tipo de gaiola facilita bastante a limpeza.

O segundo passo para evitar calopsita comendo fezes é levá-la para uma consulta com um veterinário. Isso porque, antes de adotar qualquer medida, é importante assegurar-se de que está tudo bem com a saúde física da calopsita. Em caso de deficiência nutricional, o profissional poderá recomendar mudanças na dieta.

Um manejo ambiental adequado também é de grande importância para evitar problemas como a coprofagia. Isso porque muitas vezes o hábito inconveniente é resultado do tédio e do estresse decorrentes da falta de estímulos adequados na rotina. 

calopsita com crista levantada

Além de manter a gaiola do pet em local apropriado, longe de ruídos constantes e de ameaças, invista em poleiros, balanços, brinquedos que possam ser descascados e outros acessórios que enriquecem o ambiente da calopsita. Uma vez que esses pets são muito sociáveis, também não deixe de interagir com sua amiga ao longo do dia. 

Depois de conferir as causas para calopsita comendo fezes, veja dicas e curiosidades a respeito da espécie, aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog