Animais Silvestres

Alimentos para calopsita: como escolher a dieta ideal para a ave?

Publicado em 05 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Calopsitas são ótimas companhias! Além de divertidas e lindas, essas aves domésticas são muito fofas. O que muitos tutores não sabem é que esses pássaros podem sofrer com obesidade. Por isso, saber quais são os melhores alimentos para calopsita é a chave para uma dieta saudável e equilibrada. 

duas calopsitas em cima de um galho

Se você acha que sua ave de estimação está com sobrepeso, não se preocupe! Preparamos um guia completo sobre o que calopsita pode comer! Continue lendo e aprenda como cuidar de seu pássaro doméstico!

Alimentos para calopsita: quais os riscos da obesidade?

Em nosso cotidiano, obesidade é um assunto frequente quando falamos de saúde ou estética. Porém, para os pets, a história é um pouco diferente. Muitos consideram charmosos os animais mais gordinhos, e não se preocupam tanto quando seu amigo está acima do peso. 

Entretanto, não podemos esquecer que essa condição pode gerar uma série de problemas de saúde. Entre as doenças causadas pela obesidade, especialistas destacam:

  • diabetes;
  • dificuldade de respiração;
  • problemas hepáticos;
  • depressão,
  • problemas circulatórios.

Cuidar dos alimentos que calopsita pode comer, além de uma rotina saudável de exercícios, garantirá melhor qualidade de vida para a sua amiga. Por isso, caso ache que seu pet está acima do peso, é hora de mudar certos hábitos.

Calopsita obesa: como perceber os sinais?

Todo tutor se preocupa com a saúde de seu pet. No entanto, perceber os sintomas da obesidade pode ser difícil, principalmente em pássaros. Como as penas cobrem a maior parte do corpo, é difícil perceber se sua amiga está acima do peso. 

calopsita olhando para a foto no chão

No entanto, ao observar certos sinais e saber como alimentar a calopsita de forma adequada fica mais fácil perceber a obesidade. Confira!

  • Crescimento na área abdominal: uma calopsita obesa ficará com a área do tórax e abdômen maior e mais saliente; 
  • Problemas intestinais: calopsitas com má alimentação costumam ter intestino solto e fezes com odor forte; 
  • Apatia: uma ave acima do peso geralmente fica desanimada e sem energia, 
  • Aumento de peso: o peso comum de uma calopsita varia entre 90 e 110 gramas. Um valor acima disso pode indicar obesidade.

Os sinais acima indicam que algo não vai bem com a saúde de sua amiga. Vale ressaltar que nem todos eles aparecem em conjunto. 

Além disso, esses sintomas não são exclusivos da obesidade, e podem indicar um problema mais grave. Por isso, ao notar qualquer alteração no comportamento ou no corpo de sua ave de estimação, busque ajuda do médico-veterinário. 

Alimentos para calopsita: como melhorar a saúde dela?

Após identificar que sua amiga penosa está com alguns quilos — ou melhor, gramas — a mais, será necessário ajudá-la a voltar para o peso ideal. Por sorte, essa não é uma tarefa tão difícil.

Afinal, calopsitas são aves ativas e dinâmicas, e com os estímulos corretos, não terão dificuldade em atingir um bom estado de saúde!

  • Alimentos para calopsita: a principal causa para obesidade em aves é a alimentação inadequada. Produtos industrializados ou para consumo humano nunca devem ser oferecidos às aves domésticas. Em lojas especializadas, é possível encontrar ração para calopsitas com os nutrientes ideais para sua amiga; 
  • Gaiola maior: todo mundo gosta de um ambiente espaçoso, e as calopsitas não são diferentes. Uma gaiola pequena é prejudicial para a saúde em diversos aspectos. Além de não ter espaço para se exercitar, ela pode estressar o pássaro e levar a complicações de saúde. Quando o assunto é pet, lembre-se: quanto mais espaço, melhor,
  • Brinquedos e atividades: assim como outros pets, calopsitas adoram brincar! Essas aves domésticas são dinâmicas e divertidas, e precisam do estímulo correto. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra diversos modelos de brinquedos para calopsitas.

Esses produtos estimulam o pássaro de maneira saudável e são produzidos com materiais seguros para sua saúde. 

Com essas atitudes simples, sua calopsita já terá uma rotina muito mais saudável! Por isso, não hesite na hora de realizar algumas mudanças!

Dieta para calopsita: entenda como funciona

A chave para uma ave doméstica saudável e contente é uma boa nutrição e muitas atividades. Contudo, ainda há dúvidas em relação aos alimentos para calopsita. O que ela come na natureza? Será que é preciso reproduzir essa dieta em casa? 

Segundo a médica veterinária especialista em animais exóticos da Petz, Dra. Mariana Pestelli, isso não é possível nem recomendado. Os pássaros domésticos possuem outros hábitos e precisam de uma nutrição diferenciada. 

A veterinária destaca que os alimentos extrusados são a melhor opção quando falamos de comida para calopsitas. Isso porque esses produtos possuem a quantidade exata de nutrientes para o pássaro. 

calopsita de lado para a foto com bochecha vermelha

Mas se você se pergunta o que calopsita come além de ração, não se preocupe. A Dra. Mariana afirma que não é preciso complementar a dieta com nenhum produto. 

No entanto, caso deseje, pode oferecer frutas frescas. A maçã costuma ser a predileta das aves! 

Com essas informações, fica muito mais fácil cuidar dos alimentos para calopsita, não é mesmo? Na Petz, você encontra ração para pássaros, brinquedos, gaiolas e tudo o que precisa para sua ave doméstica! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog