Aves

Calopsita pode comer agrião?

Você já se perguntou se calopsita pode comer agrião? Para facilitar o entendimento, um conselho muito disseminado é: quanto mais escuras são as folhas de uma hortaliça, mais rica ela é em nutrientes. 

Porém, nem todo alimento rico em nutrientes é recomendado para as calopsitas e demais espécies, já que também pode conter substâncias tóxicas — como a persina, do abacate — ou capazes de provocar outros problemas, como irritações.

Afinal, pode dar agrião para calopsita?

Não faz mal dar agrião para a calopsita. A hortaliça é um alimento muito rico em micronutrientes importantes para o organismo dessas pequenas aves domésticas, como ácido fólico, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B. De quebra, ela ainda é pouco calórica e fácil de encontrar em mercados e quitandas.

Conforme explica a Dra. Amanda Freitas, médica-veterinária especialista em animais silvestres da Petz, antes de servir qualquer fruta ou verdura para a calopsita, é preciso lavar bem o alimento. Além disso, é fundamental remover sobras que não tenham sido consumidas em até duas horas para evitar atrair insetos para a gaiola. 

Como garantir uma alimentação balanceada

Na natureza, as calopsitas ingerem diversos tipos de alimento, sendo que o aporte de calorias pode ser mais elevado graças ao maior dispêndio de energia em atividades como voos, fuga de predadores, busca (e competição) por alimentos, etc.

Já em casa, onde é mais sedentária, a calopsita pode comer agrião e alguns outros alimentos, mas é preciso controlar a alimentação das aves para evitar o excesso de peso que a predispõe a problemas de saúde, como doenças cardíacas, dificuldades respiratórias, entre outros.

 

Um ótimo alimento para calopsita, que oferece uma dieta completa e balanceada, é a ração voltada para essa ave. Em geral, os alimentos extrusados são mais indicados por conterem a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula ingerida, o que evita que os psitacídeos selecionem apenas os ingredientes favoritos, como costumam fazer com o mix de sementes.  

Atualmente, lojas como a Petz oferecem opções que já vêm, inclusive, com pedacinhos de frutas desidratadas que garantem uma dieta mais saborosa e variada para sua companheira.

Confira alimentos que não são indicados para calopsitas

O agrião está entre as verduras que a calopsita pode comer para complementar a sua alimentação à base de ração. Na verdade, a variedade é muito benéfica não apenas para a saúde física, mas também para o emocional da ave, visto que alguns alimentos, como a espiga de milho, ainda podem ser servidos de maneiras diferentes e divertidas.

Mas atenção! Você pode dar agrião para calopsita, porém é importante manter alguns alimentos longe delas, como alface-americana, abacate, alho, cebola, cebolinha, eucalipto, sementes de maçã, sementes de pera, alimentos açucarados, alcoólicos, com cafeína e/ou muito gordurosos.

Sintomas de intoxicação alimentar

Os sintomas de intoxicação alimentar em calopsitas incluem: regurgitação, diarreia, aumento da frequência respiratória e perda de coordenação motora. Em caso de suspeita, leve a calopsita para um centro de pronto-atendimento veterinário com urgência.

Agora que você sabe que calopsita pode comer agrião, que tal conferir os outros conteúdos sobre essa carismática ave aqui, no blog Petz? Confira nossas publicações e mantenha-se informado sobre os alimentos mais adequados para a dieta do seu amiguinho! 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

2 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

2 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

2 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

2 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

2 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

2 horas ago