Calopsita pode comer agrião?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 11, 2021

Aves
Calopsita pode comer agrião?
Tempo de leitura: 2 minutos

Você já se perguntou se calopsita pode comer agrião? Para facilitar o entendimento, um conselho muito disseminado é: quanto mais escuras são as folhas de uma hortaliça, mais rica ela é em nutrientes. 

calopsita na gaiola

Porém, nem todo alimento rico em nutrientes é recomendado para as calopsitas e demais espécies, já que também pode conter substâncias tóxicas — como a persina, do abacate — ou capazes de provocar outros problemas, como irritações.

Afinal, pode dar agrião para calopsita?

Não faz mal dar agrião para a calopsita. A hortaliça é um alimento muito rico em micronutrientes importantes para o organismo dessas pequenas aves domésticas, como ácido fólico, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B. De quebra, ela ainda é pouco calórica e fácil de encontrar em mercados e quitandas.

Conforme explica a Dra. Amanda Freitas, médica-veterinária especialista em animais silvestres da Petz, antes de servir qualquer fruta ou verdura para a calopsita, é preciso lavar bem o alimento. Além disso, é fundamental remover sobras que não tenham sido consumidas em até duas horas para evitar atrair insetos para a gaiola. 

Como garantir uma alimentação balanceada

Na natureza, as calopsitas ingerem diversos tipos de alimento, sendo que o aporte de calorias pode ser mais elevado graças ao maior dispêndio de energia em atividades como voos, fuga de predadores, busca (e competição) por alimentos, etc.

Já em casa, onde é mais sedentária, a calopsita pode comer agrião e alguns outros alimentos, mas é preciso controlar a alimentação das aves para evitar o excesso de peso que a predispõe a problemas de saúde, como doenças cardíacas, dificuldades respiratórias, entre outros.

calopsita em casa 

Um ótimo alimento para calopsita, que oferece uma dieta completa e balanceada, é a ração voltada para essa ave. Em geral, os alimentos extrusados são mais indicados por conterem a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula ingerida, o que evita que os psitacídeos selecionem apenas os ingredientes favoritos, como costumam fazer com o mix de sementes.  

Atualmente, lojas como a Petz oferecem opções que já vêm, inclusive, com pedacinhos de frutas desidratadas que garantem uma dieta mais saborosa e variada para sua companheira.

Confira alimentos que não são indicados para calopsitas

O agrião está entre as verduras que a calopsita pode comer para complementar a sua alimentação à base de ração. Na verdade, a variedade é muito benéfica não apenas para a saúde física, mas também para o emocional da ave, visto que alguns alimentos, como a espiga de milho, ainda podem ser servidos de maneiras diferentes e divertidas.

Mas atenção! Você pode dar agrião para calopsita, porém é importante manter alguns alimentos longe delas, como alface-americana, abacate, alho, cebola, cebolinha, eucalipto, sementes de maçã, sementes de pera, alimentos açucarados, alcoólicos, com cafeína e/ou muito gordurosos.

Sintomas de intoxicação alimentar

Os sintomas de intoxicação alimentar em calopsitas incluem: regurgitação, diarreia, aumento da frequência respiratória e perda de coordenação motora. Em caso de suspeita, leve a calopsita para um centro de pronto-atendimento veterinário com urgência.

calopsita branca na gaiola

Agora que você sabe que calopsita pode comer agrião, que tal conferir os outros conteúdos sobre essa carismática ave aqui, no blog Petz? Confira nossas publicações e mantenha-se informado sobre os alimentos mais adequados para a dieta do seu amiguinho! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *