Calopsita pode comer mamão? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 2, 2021

Aves
Calopsita pode comer mamão? Descubra!
Tempo de leitura: 3 minutos

De origem tropical, o mamão é uma das frutas mais queridas pelos brasileiros. Em quantidade moderada, as fibras e a papaína presentes na fruta ajudam a regular o intestino humano. Mas e quanto aos nossos amigos com asas? Será que calopsita pode comer mamão?

calopsita de perfil

Além de seu sabor adocicado e marcante, o fruto ainda é muito rico nas vitaminas A e C, o que é ótima notícia para nós, seres humanos. Descubra a seguir se mamão pode ser adicionado à alimentação de calopsita!

Calopsita pode comer mamão, mas com moderação

Calopsita pode comer mamão, sim! Não só podem como, no geral, gostam muito da fruta. Juntamente à maçã, pera e banana, o mamão é uma das frutas mais apreciadas pela ave doméstica. Porém, ela não deve ser usada como base da alimentação e deve ser servida sempre com moderação.

Um dos principais riscos associados à ingestão excessiva de mamão para calopsita é a diarreia. Isso ocorre pois, além de muito rico em fibras — especialmente na casca e nas sementes —, o mamão contém uma substância chamada papaína, que funciona como um laxante natural. 

Outro risco de servir mamão e outras frutas de maneira indiscriminada é o aumento de peso, que pode desencadear problemas de saúde. Na natureza, as calopsitas ingerem diferentes alimentos, incluindo as frutas. Porém, elas são bem mais ativas que as calopsitas domésticas, que, portanto, exigem um aporte menor de calorias.

Como servir mamão para calopsita?

Assim como outras frutas, o mamão deve ser servido maduro, fresco e bem lavado. Para quem se pergunta se calopsita pode comer semente de mamão ou casca, a resposta é sim. Tanto a casca quanto as sementes de mamão são ainda mais ricas que a polpa em certos nutrientes, como a fibra. 

Além disso, algumas calopsitas gostam muito de brincar com essas partes da fruta, o que é bom para deixá-las entretidas. Por isso, ambos estão dentro do que a calopsita pode comer.

Depois de servir a fruta em pedaços pequenos colocados na gaiola, observe em quanto tempo sua amiga consegue comer o alimento e vá adequando a quantidade. 

calopsita gordinha

Por ser um alimento muito perecível, o mamão não deve ser deixado na gaiola por muito tempo. Alimentos estragados podem provocar sérios problemas à saúde da calopsita.

Como já dissemos anteriormente, calopsita pode comer mamão e outras frutas, mas elas não devem ser a base da dieta. Nem mesmo quando são complementadas com outros alimentos, como o mix de sementes. 

Em vez disso, dê preferência ao uso de alimentos extrusados próprios para a espécie. O mamão pode ser usado como petisco, podendo ser oferecido duas vezes por semana para a calopsita como alimentação adicional.

Quais os benefícios do mamão para calopsita?

O bom funcionamento do organismo das calopsitas depende de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, assim como de uma série de micronutrientes. 

No caso das frutas, elas são benéficas especialmente por proporcionarem uma série de vitaminas e minerais. É o caso do mamão, que é muito rico nas vitaminas A e C, e em minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. 

Obtidos exclusivamente a partir dos alimentos, esses micronutrientes participam de diversos processos no organismo das aves. 

Tomando como exemplo a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, ela é um importante antioxidante, o que ajuda a manter o sistema imunológico em dia e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. 

Se você já segue a recomendação de alimentar a calopsita com ração de qualidade própria para a espécie, tenha em mente que esse tipo de alimento já é desenvolvido e enriquecido com todos os nutrientes necessários às aves. 

mamão aberto com colher

Portanto, calopsita pode comer mamão, frutas e outros alimentos com moderação, já que o excesso de vitaminas e minerais também é prejudicial. Em caso de dúvidas, consulte um médico-veterinário.

Você pode saber mais sobre como enriquecer a alimentação da sua amiga com asas aqui, no blog da Petz! Estamos sempre pensando no melhor para você e seu bichinho, com dicas e recomendações importantes!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *