Calopsita sente calor? Qual é a temperatura adequada?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 30, 2021

Aves
Calopsita sente calor? Qual é a temperatura adequada?
Tempo de leitura: 3 minutos

Engana-se quem pensa que nós, seres humanos, somos os únicos afetados pelo aumento da temperatura nas estações mais quentes. Sensíveis às mudanças marcadas pelo termômetro, animais domésticos podem ter ainda mais dificuldade para refrescar o organismo. Mas, no caso das aves, será que calopsita sente calor?

calopsita com a asa aberta

Dado que para alguns animais as altas temperaturas podem, inclusive, colocar a vida deles em risco, é natural questionar se calopsita sente calor. A seguir, descubra a resposta, saiba o que fazer para restabelecer o bem-estar da ave e obtenha dicas de cuidados com calopsita

A partir de que temperatura as calopsitas começam a sentir calor?

Assim como acontece conosco, a sensação de calor depende de uma série de fatores. Por exemplo, se estamos fazendo alguma atividade ou em repouso, se o ambiente em que nos encontramos é fechado ou arejado, entre outros. E com as calopsitas não é diferente, ou seja, calopsita sente calor.

Conforme explica Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, as calopsitas possuem temperatura corporal naturalmente mais elevada que a nossa, variando entre 39°C e 42°C.

Ainda de acordo com a especialista, a temperatura ideal para o ambiente das calopsitas deve ficar em torno de 23°C e 24°C, devendo este ser arejado, mas livre de correntes de vento.

Como saber se minha calopsita está com calor?

“Normalmente, quando uma ave está com muito calor, ela fica com o bico aberto”, explica Amanda, alertando que esse deve ser o primeiro sinal observado pelo tutor. 

calopsita nas árvores

Outra dica importante para notar calopsita com calor é ficar atento ao aspecto da plumagem. Uma vez que o ar retido entre as penas e o corpo funciona como isolante térmico, auxiliando na retenção da temperatura corporal, aves com calor tendem a manter a plumagem bem próxima ao corpo. 

Já o eriçamento das penas pode indicar que a calopsita está com frio ou doente.  Quanto ao posicionamento das asas, aves com calor tendem a mantê-las afastadas do corpo.

Quais são os riscos do excesso de calor para a calopsita?

O principal risco do aumento da temperatura é a hipertermia, quadro caracterizado justamente pela elevação anormal da temperatura corporal. Esta ocorre quando o corpo tem dificuldade de restabelecer o equilíbrio por meio de seus mecanismos de dissipação do calor. 

No caso das aves, um dos principais mecanismos de regulação da temperatura é a expiração. Daí o fato de elas ficarem com o bico aberto quando estão com muito calor.

A hipertermia, por sua vez, é uma condição grave que leva ao aumento da frequência respiratória e pode até mesmo causar o óbito do pet. Em caso de suspeita, procure um veterinário.

O que fazer quando a calopsita está com muito calor?

Ao perceber que sua companheira começou a respirar com o bico aberto, dando sinais de estar com calor, leve-a imediatamente para um local mais fresco e arejado. 

O uso de equipamentos que ajudam a refrescar o ambiente, como ventiladores e ar-condicionado, pode ser feito desde que o vento produzido por eles não seja direcionado para as calopsitas. Isso porque, de acordo com Amanda, correntes de vento são extremamente prejudiciais a essas aves, podendo deixá-las doentes.

É importante destacar que essas medidas nem sempre são suficientes para restabelecer o equilíbrio da ave. Em casos mais graves, com alterações significativas da frequência respiratória, além de proporcionar imediatamente um ambiente fresco e arejado para a ave, é fundamental buscar ajuda profissional de um médico-veterinário.

Como evitar que a calopsita fique com calor?

A escolha de um local adequado para a gaiola é o primeiro passo para evitar que a calopsita sofra com as mudanças de temperatura. Nesse sentido, dê preferência a locais iluminados, mas que não recebam a incidência direta do sol. 

O ambiente deve ser fresco e arejado, mas livre de correntes de vento que podem provocar doenças respiratórias na calopsita. Garantir que a penuda tenha água fresca disponível o tempo todo é outra medida fundamental para manter sua amiga refrescada e hidratada nos dias quentes. Afinal, a calopsita pode tomar banho — inclusive, ela adora!

Por fim, você também pode colocar uma  banheira para calopsita tomar banho com dois dedos de água dentro da gaiola. Além de manter a ave fresquinha, a medida ainda ajuda na higiene do pet. 

calopsita no sol

Ou seja, o banho de calopsita, além de manter a temperatura do corpo adequada, também proporciona momentos de bem-estar e diversão para a pet!

Esperamos que você tenha gostado de descobrir se calopsita sente calor! Continue acompanhando o blog da Petz para mais informações de como aumentar a qualidade de vida do seu pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *