Aves

Criação de aves ornamentais: confira 4 espécies mais procuradas

Publicado em 20 de abril de 2019

Tempo de leitura: 4min

A beleza é algo que exerce um verdadeiro fascínio nos seres humanos. Talvez por isso, para muita gente, o convívio com os animais nem precisa de muita interação. Basta que eles permitam contemplar a incrível obra de arte que é a natureza. É o que acontece com a criação de aves ornamentais.

A seguir, descubra o que é e quais são as espécies mais procuradas por quem se enche de alegria só de olhar para esses animais bonitos e fascinantes.

criacao de aves ornamentais passaro

Afinal, o que são as aves ornamentais?

De acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, especialista em animais silvestres, o termo é pouco usual e pode ter sentido genérico.

“Podem ser consideradas aves ornamentais todas as aves que não são para abate”, explica. Nesse sentido, quase todas as espécies se encaixam na categoria, com exceção de galinhas comuns, por exemplo.

Saiba mais sobre 4 aves ornamentais muito populares

É verdade que é possível admirar a beleza de praticamente todas as aves. No entanto, é costume chamar de aves ornamentais somente aquelas mais exóticas, que não são consideradas domésticas.

Mas atenção! A criação de aves desse tipo demanda uma regulamentação específica. Para ter uma em sua propriedade, ela precisa ser uma espécie autorizada pelo Ibama. Além disso, é fundamental adquiri-las somente com criadores especializados e legalizados.

Abaixo, veja algumas espécies permitidas e muito procuradas por quem é apaixonado por esses animais imponentes e emplumados.

criacao de aves ornamentais

1 – Pavão

É o símbolo máximo da exuberância das aves. E não é para menos: quando aberta e empinada, sua cauda pode chegar a 2,5 m de comprimento, sendo que o mais comum é o pavão-indiano, que tem o corpo azul e penas que lembram olhos.

Originários da Índia, da Malásia e do Congo, os pavões se adaptam melhor a climas quentes, e precisam de pelo menos 14 horas de sol por dia. Por isso, tornaram-se muito populares no Brasil para ornamentar sítios, chácaras, hotéis fazenda, etc.

Por serem muito dóceis, é comum vê-los soltos, atraindo a atenção das pessoas. Mas o ideal é que sejam criados em um viveiro, com bastante espaço, área de descanso e cuidados importantes em relação à água e às opções adequadas para alimentação de pássaros ornamentais.

2 – Cisne

Muito comuns em propriedades rurais e parques, os cisnes têm a vantagem de serem fáceis de cuidar e de possuírem um baixo custo de manutenção.

Mas fique atento aos cuidados com pássaros ornamentais! Apesar de se adaptarem bem em diferentes temperaturas, os cisnes precisam de um lago com condições apropriadas, e de um abrigo onde possam se proteger da chuva e do sol forte.

As espécies mais procuradas são o cisne-branco, natural da Europa, e o cisne-negro, da Austrália. Seja como for, tenha em mente que eles não são muito dóceis, principalmente quando se sentem ameaçados. Por isso, o ideal é manter distância e só observá-los.

3 – Ganso

Com um visual muito simpático graças a seu pescoço longo e corpo rechonchudo, o ganso é bastante adaptável. Para viver bem, ele só precisa de uma área verde ao ar livre e de um local com água potável, já que gosta tomar banho e se refrescar. Além, é claro, de uma boa alimentação e de um lugar para se proteger de intempéries.

Com todos esses cuidados, o ganso pode fazer muito mais do que apenas decorar a chácara ou jardim de seu criador.

Isso porque, em alguns casos, essas aves também ajudam a capinar o terreno e a espantar outros animais, como as cobras. Sem contar que dão excelentes vigilantes da propriedade, grasnando ao menor sinal de suspeita!

4 – Faisão

Há quem se interesse pelo faisão principalmente como iguaria gastronômica, mas você sabia que ele também é muito bonito e pode ser usado somente como ave ornamental?

Dono de penas exuberantes, de cores vivas e contrastantes, o faisão pode ser criado de forma parecida que a galinha, em viveiros menores de sítios, fazendas ou mesmo no quintal de residências. O importante é que ele fique sempre em um local tranquilo, longe de barulhos, já que o estresse pode prejudicar seu desenvolvimento.

criacao de aves ornamentais pet

Essas são só algumas das espécies de aves ornamentais que você pode ter na fazenda ou na sua chácara. Além delas, existem diversas outras como patos, marrecos e até galinhas de raça pura, como a Galinha-d’angola.

Curtiu as informações sobre essas lindas espécies de aves. Aqui no blog da Petz você pode tem conteúdos incríveis sobre o mundo animal sempre à sua disposição. Acompanhe!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog