Confira 9 curiosidades sobre calopsita

Postado por PETZ, em 07/04/2020

Aves
Confira 9 curiosidades sobre calopsita

Você conhece alguma das curiosidades sobre calopsitas? A ave, dona de uma característica crista amarela e manchinhas rosadas próximas ao bico, como se fosse blush, é um simpático e peculiar animal, cercado de fatos curiosos sobre seu comportamento.

calopsita de perfil

Àqueles que foram conquistados pela ave e adotaram uma, é interessante conhecer esses pontos curiosos, uma vez que podem contribuir na maneira de criar o bichinho de estimação e oferecer, assim, maior conforto a ele. Confira abaixo 9 fatos curiosos sobre calopsita.

Comunicação através da crista

É possível saber o humor da calopsita graças à sua crista. Pelos movimentos de seu “topete” amarelo, que é responsável pela singularidade do animal, pode-se saber se ela está eufórica ou assustada geralmente quando as penas de sua cabeça estão altas , ou se está tranquila quando as penas estão abaixadas. 

Fidelidade extrema

A calopsita fêmea pode levar até mesmo anos até encontrar o parceiro ideal. Isso porque são aves monogâmicas, tendo o mesmo parceiro pelo resto da vida. O processo de conquista das fêmeas é difícil, uma vez que elas tendem a ser bem rigorosas na escolha.

Calopsitas não pertencem à fauna brasileira

As calopsitas são originárias da Austrália e chegaram ao Brasil como animais de estimação. Com isso, a ave não pode ser solta em nossa fauna: primeiro, por ser criada em cativeiro e, depois, por não haver um predador natural para as aves em nossa natureza.

Algumas espécies podem falar

Uma agradável curiosidade sobre calopsitas é que as aves são capazes de assobiar, assim como os papagaios. Há quem diga, ainda, que a calopsita fêmea canta diferentemente dos machos. Porém, o que poucos podem saber é que, ainda como os papagaios, alguns tipos de calopsitas podem falar poucas palavras.

calopsita com as asas abertas

Manchas das penas podem sumir

Principalmente na época de reprodução, tanto a calopsita macho quanto a fêmea podem apresentar manchas ao redor dos olhos, na nuca e na face, que desaparecem após algum tempo. Elas podem ter causas hormonais ou indicar que o animal está estressado ou cansado.   

As calopsitas precisam ser amansadas

As calopsitas precisam ser treinadas para se manter dóceis. Isso deve acontecer até o primeiro ano de vida da ave. Para isso, é necessário que o tutor passe mais tempo ao lado de sua amiga, conversando e fazendo contato com ela, para que o animal se sinta confortável em sua presença.

Aves que bocejam

Por ser uma das aves mais expressivas que existem, as calopsitas conseguem mostrar quando estão cansadas ou com preguiça através de bocejos. Este, inclusive, é um gesto feito com bastante frequência entre as aves. 

Curiosidades sobre calopsita que vivem décadas

A expectativa média de vida das calopsitas é entre 10 e 20 anos, quando têm todas as suas necessidades atendidas. Em seu habitat natural, a pequena ave vive por até três décadas — algumas, até, podendo ultrapassar esse período. 

Elas podem ter pesadelos

Outra das curiosidades sobre calopsitas é que essas aves podem ter pesadelo e, também, terror noturno. Isso acontece por conta de sombras, barulhos e, até mesmo, insetos, que podem assustar o pequeno animal enquanto ele dorme. Para que seu bichinho não sofra com isso, procure manter sua gaiola em um local tranquilo. 

Depois de conhecer as curiosidades sobre calopsita

calopsita no chão

Gostou de conhecer algumas das curiosidades sobre calopsitas? Então, não deixe de acompanhar os conteúdos do nosso blog. E para encontrar tudo o que a sua calopsita precisa, confira o site da Petz! Com certeza, você encontrará as melhores opções para a sua amiga. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *