Aves

Papagaio pode comer ração de cachorro? Descubra!

Publicado em 12 de janeiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Quem tem uma ave e cães em casa sabe que às vezes um rouba a comida do outro. Assim, surge a dúvida: papagaio pode comer ração de cachorro? Se esse é um questionamento seu, continue nos acompanhando para descobrir a resposta!

Papagaio pode comer quiabo

Sabemos que cada espécie é única, por isso, possui hábitos alimentares que são adequados aos seus membros. Além disso, beliscar alguns petiscos de vez em quando pode ou não ser prejudicial, dependendo do caso. Vamos aprender se papagaio pode comer ração de cachorro ou se faz mal para ele!

Como é a alimentação dessas espécies tão diferentes?

Realmente, cães e papagaios são espécies bastante diferentes. O primeiro é um mamífero, e o segundo, uma ave. Como seria possível que a comida para papagaio fosse semelhante à do cão?

Bem, se pensarmos em aves de rapina, que são carnívoras, poderíamos até pensar em uma alimentação parecida com a de cães selvagens. No entanto, os papagaios não são carnívoros, e sim onívoros. Dessa forma, os nutrientes essenciais para cada um, cão e papagaio, são bem diferentes.

Isso ainda não responde se o papagaio pode comer ração de cachorro, mas nos dá uma direção para pensar em uma conclusão. Veja um comparativo entre nutrientes presentes em rações comerciais Super Premium de cães e papagaios:

  • Cães

Umidade (máx.); 11%

Proteína Bruta (mín.); 24%

Extrato etéreo (gordura – mín.); 15%

Fibras (máx.); 3,1%

Minerais (máx.); 6,3%

  • Papagaios

Umidade (máx.): 12,00%

Proteína bruta (mín.): 13,50%

Extrato Etéreo (mín.): 9,00%

Fibras (máx.): 10,00%

Minerais (máx.): 4,00%

Como é possível observar, as dietas são completamente diferentes! Então, com certeza, já podemos responder se papagaio pode comer ração de cachorro e a resposta óbvia é não! Todo tutor consciente sabe que a alimentação é a chave para uma boa saúde e longevidade do pet!

Papagaio pode comer quiabo

Meu papagaio roubou a ração do cachorro, e agora?

Calma, apesar de não fazer parte da alimentação do papagaio, a ração de cães não vai imediatamente fazer mal para a maioria dos papagaios. Dizemos “maioria” porque algumas aves podem ser mais sensíveis do estômago e ter alterações gastrointestinais sérias.

Se o papagaio roubar alguns grãos de ração, fique de olho para ele não passar mal. Em caso positivo, leve-o para um pronto-atendimento o mais rápido possível. Aves com vômito e diarreia desidratam muito facilmente, por isso, precisam de ajuda veterinária.

No entanto, mesmo sabendo que a ração de cachorro pode não fazer mal para o papagaio, esse hábito não deve ser estimulado. Vai que o papagaio aprecia mais a comida do peludo e deixa de lado a sua própria?

Sendo assim, procure alimentar o penudo com alimentos para papagaio exclusivos e desenvolvidos para a espécie. Deixe a ração do cachorro longe de seu alcance, antes que ele se acostume a comê-la.

O que mais o papagaio não pode comer?

Além da ração, o que papagaio não pode comer? Existe uma lista extensa de alimentos que não devem ser oferecidos aos papagaios, mesmo alguns sendo naturais e inofensivos para os humanos.

O tutor deve conhecer essa lista de cabeça para evitar que o penudo tenha indisposições gástricas ou intestinais. Ele também pode acabar se intoxicando com alimentos proibidos para papagaios.

Existem frutas, verduras e legumes que não devem ser dados para o penudo, como abacate, berinjela, alho, cebola, tomate, carambola, alface, batatas cruas, sementes da maçã, melão e pera. Caroços do pêssego, nectarina e ameixa também não devem ser oferecidos.

Além desses citados acima, os alimentos industrializados. Alguns exemplos são: bolacha, chocolate, refrigerantes, sucos artificiais, frituras e alimentos com sal ou açúcar, bebidas alcoólicas, carnes, café, leite e seus derivados devem passar longe do penudo.

O que fazer quando o papagaio pede um alimento proibido?

Os papagaios podem ser persuasivos quando querem algo, e alguns alimentos citados acima são viciantes. O principal alimento que eles costumam pedir é café, e todos sabem que ele vicia quem o toma diariamente.

O mesmo ocorre com doces, como chocolate, e as sementes de girassol. Assim, se o animal está acostumado a comer esses ingredientes, pedirá por eles sempre que tiver vontade.

Então, o que fazer para que o pet não coma mais esses alimentos proibidos que tanto mal fazem para ele? O tutor pode optar por duas formas eficientes de realizar esse trabalho: não dar mais ou retirar aos poucos.

Retirar de forma brusca não é tarefa fácil, pois é de cortar o coração ouvir o papagaio pedindo algo que não podemos mais dar. Retirar aos poucos parece menos bruto, mas o melhor mesmo é nem começar a dar essas coisas para evitar sofrimentos posteriores.

E o que o papagaio pode comer?

Na natureza, o papagaio pode voar e escolher o que irá comer, encontrando as frutas da época, bichinhos nas cascas de árvores, pousando nas plantações e comendo suas sementes. Em cativeiro, é dever do tutor alimentá-lo de forma equilibrada e variada.

Assim, eles podem comer banana, maçã, pera, melancia, melão, mamão e maracujá com as sementes, morango, pêssego, frutas secas (com parcimônia, devido ao açúcar), e nozes, amêndoas e castanhas, além de verduras e legumes, sempre bem higienizados. A ração extrusada para papagaios também está na lista, claro.

como cortar asa de papagaio topo

Agora que você sabe se o papagaio pode comer ração de cachorro ou não, entende que o melhor oferecer a ração extrusada e complementar com frutas, verduras e legumes. Precisando comprar a ração do penudo? Então, visite a loja da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog