Aves

Temperatura das aves: entenda os cuidados!

Publicado em 03 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Muita gente não sabe, mas a temperatura dos animais pode variar de acordo com a espécie. A temperatura normal de um cachorro não é a mesma que a de um humano, que pode ser diferente de um gato e assim por diante. Mas o que precisamos saber sobre a temperatura das aves?

passarinho de perfil

A temperatura corporal das aves é muito importante para a saúde desses pets. Separamos dicas incríveis para que você consiga notar se seu amiguinho de estimação precisa de atenção durante os períodos de temperaturas extremas. Confira!

Aves: criaturas quentes

Se você já teve a oportunidade de tocar em uma ave doméstica, deve ter percebido que esses pets são homeotérmicos, ou seja, possuem o sangue quente. O que talvez não tenha reparado é que a temperatura do corpo das aves é bem quente.

Se você estiver se perguntando qual a temperatura corporal das aves, em média ela varia em torno dos 39°C aos 42°C, mesmo quando o ambiente está mais frio. Ou seja, um pássaro saudável tem a mesma temperatura que um humano com febre alta! Por isso, eles precisam de atenção especial nas temporadas de clima mais intenso.

Cuidados com as aves durante o inverno

Por sua temperatura corporal ser tão alta, o inverno é uma das estações mais perigosas para os pássaros. A perda de calor é muito grande, e eles ficam mais suscetíveis a doenças durante esse período. 

passarinho na neve

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar no controle da temperatura das aves para que você possa se certificar de que sua amiguinha está confortável:

  • Sempre deixe sua ave tomar sol. Ela adora um solzinho de inverno. Além disso, um bom banho de sol é essencial para manter uma boa imunidade!
  • Mantenha a proteção da gaiola no inverno. Coloque o viveiro na parte interna da casa, em um local protegido das correntes de vento. Durante a noite e em épocas mais frias, forre com cobertores, deixando sempre um espaço para o pássaro observar a luz natural.
  • Não dê banhos em pássaros, a não ser em dias muito quentes. Além de serem delicadas, as penas demoram muito para secar. Isso pode levar a ave a desenvolver doenças, fungos e bactérias.
  • Durante o frio, as aves costumam gastar mais energia e, por isso, comem mais. Sendo assim, alimente bem sua amiga!

Ao longo do verão, essas amiguinhas de penas costumam ter menos problemas com a temperatura. No entanto, porque a temperatura das aves é tão alta, evite deixá-las no sol forte em dias muito quentes. No entanto, não deixe sua amiga na sombra todo o dia. 

As correntes de ar são um ponto de atenção durante todo o ano, e podem comprometer a temperatura das aves, gerando consequências para a saúde. Em resumo: sempre proteja sua amiga do vento e das condições climáticas adversas!

Penas: um sistema inteligente

As penas dos pássaros são um charme, mas você sabia que elas constituem um sistema extremamente inteligente de proteção às aves? Pois é! As penas formam um mecanismo de proteção contra a diferença climática. É uma forma de as aves regularem sua temperatura quando o exterior está desfavorável!

Você provavelmente já viu um pássaro eriçando suas penas como se estivessem “infladas” durante um dia frio, correto? Pois esse comportamento ajuda a controlar a temperatura das aves!

Ao fazer isso, cria-se uma camada de ar entre a pele e a plumagem, formando um poderoso isolamento térmico. No calor, por outro lado, as penas ficam mais próximas do corpo e esse isolamento diminui, deixando o pássaro mais fresco. 

A temperatura das aves é muito importante

Aves domésticas são pets muito sensíveis, principalmente quando se trata de condições climáticas. Como, muitas vezes, os pássaros ficam com a locomoção limitada, cabe ao tutor perceber se sua amiga está em condições adequadas e protegê-la de chuva, frio e correntes de vento.

pássaro tomando sol na mão de pessoa

Ao notar que a temperatura está baixa, nunca se esqueça de levar a ave para um lugar confortável. E lembre-se: seja qual for a estação, ao notar qualquer indício de que a saúde de sua amiga não vai bem, procure um veterinário imediatamente. Assim, poderá continuar se divertindo com essa companheira por muitos anos!

Agora que você já conhece tudo sobre a temperatura das aves, não deixe de conferir os outros conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz! Estamos sempre prezando para que você e seus bichinhos estejam sempre felizes um ao lado do outro!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog