Espécies de aves: saiba tudo sobre a origem desses animais

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 1, 2019

Aves
Espécies de aves: saiba tudo sobre a origem desses animais
Tempo de leitura: 4 minutos

A aves representam muito bem a diversidade no meio ambiente. Elas são frequentemente lembradas por sua exuberância sem padrão, com variadas cores, tamanhos e formatos. Descubra mais detalhes sobre a origem das espécies de aves!

Muita gente já se viu naquele dilema de quem veio primeiro: o ovo ou a galinha. Tem quem também já tenha ficado na dúvida do por quê e como os pássaros voam.

Se você é um desses curiosos, prepare-se para saber tudo sobre aves neste guia super legal que nós preparamos.

Conheça a origem das espécies das aves

Com presença em diferentes lugares do mundo, da Pólo Norte ao Sul, as aves são tão diversificadas quanto tantos outros tipos de animais.

Elas se adaptaram bem aos diversos tipos de ambiente ao longo do tempo. Não é à toa que muitas viraram ótimas companheiras para os humanos, quando criadas em viveiros apropriados.

Falar sobre a origem de qualquer animal é bem complexo, até porque, nem sempre há dados específicos sobre o tema.

Com nossas queridas avezinhas não é diferente. São várias teorias e estudos diferentes, além das informações já comprovadas.

Arqueopterix e a teoria dos dinossauros

Para quem se recorda das aulas de biologia, é possível que a origem das aves faça pensar em dinossauros. Se esse for seu caso, saiba que você não está equivocado!

Mesmo que existam sempre novas teses e teorias sendo formuladas, a maior parte dos biólogos e estudiosos da área acredita que as aves sejam uma evolução dos dinossauros de duas pernas. Esse argumento tomou força graças aos fósseis da espécie Arqueopterix, encontrados na Alemanha em 1860.

Segundo os estudos realizados pelos paleontólogos, esse animal viveu há mais de 145 mil anos, durante o Período Jurássico.

Trata-se da primeira espécie a possuir características comuns entre aves e dinossauros, como cauda longa e ossuda, a presença de três garras em cada asa, dentadura completa e indícios da presença de penas.

Para eles, teria sido desses dinossauros de quem as aves evoluíram até chegarem às linhagens modernas.

Opiniões diversas e novas teorias

Embora a teoria do Arqueopterix seja bastante aceita e tenha base científica, existem outras hipóteses a respeito do surgimento das aves.

Sendo uma das mais conhecidas a de que os ancestrais das aves modernas teriam surgido junto com os primeiros dinossauros.

Nessa época, várias espécies de aves teriam convivido até a extinção, assim como os dinossauros. Segundo essa concepção, os indivíduos foram evoluindo gradualmente para quase 10 mil linhagens, que é a estimativa de quantas espécies de aves existem atualmente.

Classificações e divisões entre as espécies de aves

A classificação das aves ainda é um assunto muito complexo. Existem diferentes estudos sobre as divisões entre esses animais.

A mais aceita por autoridades define mais de 25 ordens, com cerca de 148 famílias para cada grupo. Essa categorização é feita pela aproximação entre o DNA de cada espécie.

Todas essas espécies modernas fazem parte da classe das aves e são subdivididas entre os Paleognathae, ordem com menos animais, e o Neognathae, que é bastante diversificado.

Os dois grupos principais de aves têm classificações inferiores e bem variadas.

Quando os pássaros começaram a voar

Se a origem das aves ainda é motivo de debates, com o início dos voos a história não é muito diferente. De maneira geral, os cientistas apontam duas teorias: a das árvores para baixo, também chamada de teoria do “árvore-ar” e a do solo para cima, com o apelido de “chão-ar”.

De acordo com a primeira, a capacidade de voar teria surgido porque os ancestrais das aves viveriam no topo das árvores, de onde pulavam de galho em galho para conseguir comida e fugir de predadores.

Com isso, a habilidade de planar teria sido uma vantagem que evoluiu até chegar ao voo.

Já a segunda teoria, determina que os ancestrais das aves seriam corredores bípedes que saltavam do solo para capturar presas ou fugir de predadores.

Nesse sentido, os que conseguem saltar mais alto e permanecer mais tempo no ar possuem uma vantagem. E, assim, dá origem ao voo propriamente dito.

Independentemente da teoria mais convincente, a verdade é que algumas dessas aves se integraram muito bem com as pessoas.

Ser o tutor de um pássaro nem sempre é uma tarefa tão fácil, já que é preciso saber tudo sobre a saúde, o comportamento e tantas outras necessidades especiais desses bichinhos. Porém, quando essa relação envolve muito carinho, tudo fica melhor!

Caso precise de alguma coisa para seus amigos voadores, é só contar com a Petz. Aqui você encontra tudo para deixar sua ave super saudável e feliz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *