Aves

Filhote de pássaro: confira todos os cuidados com esses bichinhos

Publicado em 04 de abril de 2019

Tempo de leitura: 4min

Existem vários motivos para que as pessoas queiram adotar uma ave de estimação, além de serem super fofinhas e espertas, elas são uma ótima companhia. Porém, se você pensa em ter um filhote de pássaro, antes, é muito importante saber de todos os cuidados necessários para facilitar a adaptação do bichinho ao novo lar.

Seja nos casos em que o filhotinho tenha sido encontrado sozinho e machucado no seu quintal, ou que tenha adquirido o animal em um lugar especializado, é muito importante saber todos os passos para que ele cresça saudável e feliz. Confira o guia com dicas incríveis que nós preparamos!

filhote de passarinho

Filhotes de aves: saiba quais são os principais cuidados

Além de frágeis, os filhotes de passarinho ainda não possuem um sistema imunológico completamente desenvolvido. Nessa fase, eles estão bastante suscetíveis a doenças. Portanto, é fundamental conversar com um veterinário especializado a fim de pegar orientações específicas para a espécie do seu novo animalzinho, além de seguir algumas das indicações a seguir:

Manuseio

A atenção deve ser a mesma que temos com um bebêzinho. Ou seja, higienize bem as mãos antes de tocar no passarinho e, de preferência, evite encostar nele com as mãos muito frias, pois podem incomodá-lo.

Alojamento

Separar um cantinho agradável longe do frio, é uma forma eficaz de como aquecer o filhote de passarinho. Atente-se para as características do clima e à variação de sensibilidade de espécie para espécie, em todo caso, verifique as condições ideais com o veterinário.

Com um viveiro adequado, o bichinho terá mais conforto e sensação de segurança, que contribuem para a recuperação, nos casos de filhotinhos com problemas, e na adaptação, para os que acabaram de chegar.

Alimentação

Se você tem dúvidas sobre como alimentar um filhote de passarinho precocial, saiba que as misturas caseiras feitas com fubá não são uma boa escolha. Trata-se de uma prática ultrapassada que não garante uma alimentação balanceada e rica em nutrientes específicos para os primeiros meses de vida.

Existem opções específicas de papinhas para filhote de passarinho para cada espécie. Contudo, é importante ter em mente que a frequência, a quantidade e a temperatura adequada também mudam de espécie para espécie. Portanto, siga à risca as orientações do profissional.

filhote de passaro

Atenção aos principais riscos envolvendo os filhotes de ave

Assim como bebês estão mais suscetíveis a determinados tipos de doença, filhotes de aves também estão sujeitos a problemas específicos, geralmente causados por atitudes equivocadas em seus cuidados. Conheça os principais, assim como suas causas e forma de prevenção:

Afogamento

Ocorrem principalmente durante a administração da comidinha. Isso porque, aves não têm epiglote, sendo muito comum que, nos filhotes, a água entre pelo orifício errado, indo parar nos pulmões.

Para prevenir que isso aconteça, ofereça a papinha em quantidades pequenas e com bastante paciência, em caso de mais dúvidas sobre como alimentar filhote de passarinho recém-nascido, peça ajuda a um profissional.

Queimadura do papo

Outra precaução muito importante é servir a papa na temperatura adequada, pois se estiver quente demais, pode causar queimaduras no inglúvio do bichinho. Anote a informação dada pelo veterinário sobre o ponto ideal em que a ração pode ser oferecida e utilize sempre um termômetro para a verificação exata.

Papo estagnado

Pode acontecer de os alimentos não serem ingeridos e ficarem parados no papinho do filhote, fermentando e apodrecendo. Entre as principais causas estão a ingestão de papinhas frias ou com ingredientes que não são próprios para as aves.

Dê somente as comidinhas indicadas para a espécie do seu amiguinho. Além disso, nunca sirva o alimento frio.

filhote de passaro aves

Desenvolvimento de doenças

Uma das principais causas de probleminhas de saúde nos filhotes é falta de cuidado com a higienização da gaiola. Então, mantenha a limpeza do cantinho do seu novo companheiro sempre em dia e procure ajuda do médico-veterinário se suspeitar de algum sintoma que possa prejudicar a saúde dele.

Para ajudar nesses cuidados, conte sempre com Petz. Além desses conteúdos super legais, nós disponibilizamos produtos para o bem-estar do seu amiguinho com penas. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog