A bolacha é um alimento que a maioria dos tutores tem em casa, um coringa quando a fome aparece e pede por algo rápido. Por isso, uma dúvida frequente é se papagaio pode comer bolacha.
É comum se preocupar com o pet silvestre, sobretudo com os alimentos para papagaio. Para ajudar, hoje, você vai saber se o papagaio pode comer bolacha e se esse alimento tão comum pode fazer mal à espécie.
Antes de saber se papagaio pode comer bolacha, entenda sobre o que ele come na natureza. Primeiro, essa espécie de ave é onívora, mas a alimentação é frugívora na vida selvagem, assim como a maioria das aves.
Uma alimentação frugívora significa que o papagaio se alimenta principalmente dos frutos. No entanto, ele também come pequenos insetos, o que o torna onívoro.
Apesar de os insetos serem proteínas de origem animal, o organismo dessa ave não está preparado para digerir carne de animais de produção, como bovino, suíno e aves. A base da dieta do papagaio é herbívora, já que ele não é uma ave predadora. Além disso, é uma ave sazonal, ou seja, migra em busca de comida.
Existem cerca de 30 espécies de papagaio no mundo. Somente no Brasil, há 12 delas. Todos os tipos de papagaio do país possuem a mesma base alimentar, ou seja, frutas, sementes, folhas, flores, grãos e pequenos insetos.
Existem diversos tipos de bolacha: salgadas, doces e com recheios, cada uma mais calórica que a outra. Se a sua dúvida é se papagaio pode comer bolacha, saiba que a resposta é não. Independentemente do tipo, não caia em tentação de dar a ele nem um pedacinho e jamais ofereça alimentos industrializados!
Nem é viável imitar a mesma alimentação que o papagaio teria na natureza. Afinal, em cativeiro, ele precisa de uma quantidade menor de calorias, uma vez que gasta menos energia. Ainda assim, em cativeiro, é preciso saber o que papagaio pode comer ou não.
Antigamente, muitas pessoas acreditavam que a base alimentar do papagaio era a semente de girassol, mas isso não é verdade. Eles realmente gostam muito da semente de girassol, mas ela é muito calórica e, em excesso, faz mal à ave.
A ração é uma excelente comida para papagaio doméstico. Ela pode ser a base alimentar dele, mas não o único alimento oferecido. Atualmente, existe a ração extrusada, Premium e Super Premium, formulada para suprir a necessidade nutricional da espécie.
Ela é fabricada no tamanho ideal para o consumo do papagaio. Uma das vantagens da ração extrusada é que não existe a perda do alimento, como acontece com o mix de sementes.
O mix de sementes até pode ser oferecido ao papagaio, mas em pequenas quantidades. O grande problema desse alimento é que as aves escolhem a semente que mais gostam, desequilibrando a dieta.
Fora os dois alimentos, ele também deve comer frutas, verduras e legumes, assim como acontece na natureza. No entanto, ofereça mais como um agrado para não correr o risco de ele desenvolver obesidade.
Papagaio não pode comer bolacha, nem alimentos industrializados. Na natureza, essa ave voa grandes distâncias, mas isso não é possível em cativeiro. Mesmo assim, ela precisa se exercitar!
Assim, o tutor deve separar pelo menos um momento do dia para interagir com o papagaio. Em segurança, tire-o da gaiola e brinque com ele. Ele aprende bem rápido e adora pegar objetos com o bico.
Nos pet shops, são vendidos brinquedos próprios para a espécie. Os preferidos são aqueles que precisam usar a inteligência. No geral, o ideal é sempre inserir um brinquedo novo na rotina, pois, desse modo, o papagaio não fica tão entediado.
Ele também ama poleiros. Inclusive, alguns são coloridos, com sininhos que fazem barulho e balançam. Outros vêm com pequenos nós para distrair ao tentar desfazer. Não faltam opções para você interagir com o pet!
Se você precisar ficar muito tempo fora, deixe a TV ou o rádio ligado para o papagaio, pois ele não gosta de se sentir sozinho e ama música. Se for possível, tenha sempre um casal para um fazer companhia para o outro.
São diversos tipos de frutas que os papagaios podem comer, como maçã, pera, morango, banana, laranja, melão e frutas vermelhas. Conforme já mencionado, é essencial oferecer em pequenas quantidades ou como um agrado.
Sempre tire as sementes das frutas, pois algumas delas são tóxicas para as aves, como as de maçã e pera. Não se esqueça de higienizar cuidadosamente antes de servir ao seu pet. Caso seja possível, opte pelas frutas orgânicas, que não contêm agrotóxicos.
Além disso, o papagaio adora folhas de espinafre e brócolis, assim como alguns legumes, como a cenoura. O ideal é oferecê-los cozidos, sem tempero, sal e outros complementos.
Já sabe se papagaio pode comer bolacha e quer descobrir outros alimentos proibidos na alimentação da ave? Então, continue lendo os conteúdos do blog da Petz para garantir uma dieta segura e balanceada. Lembre-se que, no site, você encontra tudo o que seu bichinho precisa!
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…