Papagaio pode comer kiwi, sim ou não?

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 23, 2021

Aves
Papagaio pode comer kiwi, sim ou não?
Tempo de leitura: 4 minutos

Quase todo mundo já ouviu falar que para ter uma nutrição completa é preciso caprichar na escolha de vegetais com diferentes cores. Isso ocorre pois a coloração desses alimentos é decorrente de pigmentos que, por sua vez, indicam a presença de certas substâncias. Mas será que o papagaio pode comer kiwi?

papagaio pode comer kiwi

O kiwi, que é verdinho, é rico em clorofila, um pigmento repleto de antioxidantes como a vitamina C. Contudo, é sabido que nem todos os alimentos permitidos para seres humanos estão liberados também para outras espécies, principalmente no que diz respeito àquelas pertencentes a outra classe, como é o caso das aves. 

Para cada espécie, há verduras e frutas que trazem mais benefícios à sua saúde, por isso, nem todas as frutas para papagaio podem ser consumidas por outros animais. A seguir, vamos descobrir se papagaio pode comer kiwi.

Afinal, pode dar kiwi para papagaio?

De acordo com os especialistas da área técnica de animais silvestres da Petz, o kiwi é uma das frutas que pode dar para papagaio sem problemas. Entretanto, para que seja realmente seguro, é imprescindível tomar alguns cuidados, como a quantidade e a higienização.

Em primeiro lugar, é recomendado lavar bem a fruta em água corrente. Em caso de uso de produtos desinfetantes, como aqueles à base de hipoclorito de sódio, é fundamental enxaguar bem a fim de não deixar nenhum resíduo que possa causar intoxicação. 

Além da preocupação com a limpeza da fruta, seja como for, o papagaio pode comer kiwi e os especialistas recomendam oferecê-lo sempre sem a casca, o que também ajuda a diminuir os riscos de indigestão e contaminação. 

Quais frutas o papagaio pode comer?

Um fato importante e pouco divulgado a respeito do oferecimento de frutas para papagaios é que eles se beneficiam mais da ingestão de frutas verdes, ao invés de plenamente maduras. Essa já é uma curiosidade que vai te guiar para saber quais frutas que o papagaio pode comer.

Isso porque, em geral, as frutas maduras são mais doces e contêm um teor mais elevado de frutose, um tipo de açúcar que pode contribuir para o ganho de peso. No geral, deve-se evitar o excesso de frutose nos animais. 

Cuidados com a alimentação

Para aqueles que ficam receosos em oferecer as frutas nessas condições, os especialistas lembram que, muitas vezes, as aves na natureza não esperam pelo amadurecimento completo antes de se alimentarem. 

Finalmente, não custa nada lembrar que, ao contrário da ração para papagaios e outros alimentos mais resistentes, como as sementes, as frutas e os legumes são altamente perecíveis. 

papagaio pode comer kiwi

Por isso, especialmente nos dias mais quentes, é fundamental cuidar para que alimentos que não tenham sido consumidos em até duas horas após seu oferecimento sejam removidos da gaiola. Dessa forma, eles não oxidam e não atraem insetos. 

Benefícios do kiwi para a saúde do papagaio

Ao contrário do que muitos pensam, o mix de sementes não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos psitacídeos. Longe disso! Essas aves têm o hábito de selecionar as sementes mais gordurosas e pouco nutritivas, como a de girassol, e uma dieta desse tipo pode levar ao excesso de peso e a deficiências nutricionais.

Por outro lado, também não é verdade que a alimentação dos papagaios deve ser constituída apenas de ração. Isso porque, embora seja formulada de acordo com as necessidades deles, é importante complementá-la com outros alimentos, como frutas, verduras, legumes e, até mesmo, com ovos duas vezes na semana. 

Existem vários legumes e frutas que atraem papagaios. Além de contribuir para a nutrição, a variedade é uma ferramenta importante de enriquecimento alimentar, permitindo que a ave tenha acesso a diferentes sabores, texturas e maneiras de se alimentar. 

Composição do kiwi 

Em relação ao kiwi, os especialistas da área técnica da Petz afirmam que, assim como outros alimentos naturais, seu principal benefício é o aporte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo das aves, como vitaminas e minerais. 

Por isso, o papagaio pode comer kiwi e se beneficiar de vitaminas C, E e do complexo B, além de cálcio, potássio, manganês, fósforo e ferro. Agora, você pode oferecer essa fruta sem medo!

Outra vantagem de frutas como o kiwi é que elas são altamente palatáveis para os papagaios. Assim, são ótimas para serem usadas como petisco na hora de ensinar truques por meio do método do reforço positivo. 

Vale destacar, ainda, que ele é pouco calórico em relação a outras frutas, o que não significa que possa ser oferecido à vontade e em grande quantidade. Lembre-se de que, embora tenham um metabolismo acelerado, os papagaios em cativeiro gastam bem menos energia do que na natureza. Daí a importância de controlar a ingestão diária de calorias.

papagaio pode comer kiwi
Agora que você sabe que papagaio pode comer kiwi e outras frutas para balancear sua alimentação, pode oferecer esses alimentos a ele sem preocupação. Conte com a Petz para encontrar produtos de qualidade para a sua ave e para ficar por dentro de mais conteúdos educativos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *