Animais Silvestres

Descubra se papagaio pode comer abacaxi!

Publicado em 30 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Papagaios e abacaxizeiros têm ao menos uma coisa em comum: ambos são originários e fortemente associados a regiões tropicais. Ao considerar a disponibilidade do alimento no habitat da espécie, é natural se perguntar se papagaio pode comer abacaxi em vida livre ou doméstica. 

papagaio

Segundo o Rafael Pires Barbosa, coordenador técnico da área de animais silvestres da Petz, o abacaxi é uma das frutas que podem ser oferecidas para a espécie. Porém, é preciso estar atento às quantidades e aos outros alimentos que fazem parte da dieta da ave. Descubra como o papagaio pode comer abacaxi a seguir.

Saiba mais sobre a alimentação dos papagaios

Engana-se quem pensa que os papagaios vivem apenas à base de sementes. Longe disso, em vida livre, a espécie tem uma alimentação bastante variada, composta principalmente por frutos, folhas e sementes. A quantidade e a frequência de cada tipo de alimento depende da disponibilidade.

Em ambiente restrito, a alimentação também deve ser variada, ainda que mais regrada. De acordo com Rafael, para garantir uma alimentação de papagaio completa, é importante oferecer alimento extrusado, próprio para a espécie, assim como frutas, verduras e legumes. 

Além de contribuírem para o aporte de nutrientes importantes, como vitaminas e minerais, as frutas para papagaio servem para o enriquecimento ambiental, proporcionando uma maneira diferente e mais interessante das aves interagirem com os alimentos.

papagaio

Vitaminas: um dos principais benefícios das frutas 

Para os tutores, é muito bom compartilhar alimentos saborosos, como as frutas, com o papagaio. As vantagens desse ato não param por aí: altamente nutritivas, as frutas são ricas em diversas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo da espécie. Mas será que papagaio pode comer abacaxi? 

Podemos dizer que o abacaxi é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, fundamentais para o metabolismo, à medida que participam da catálise enzimática. Também presente em abundância na fruta tropical, a vitamina C atua como antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce das células.

Vale destacar que, como a deficiência, o excesso dessas substâncias também pode ser prejudicial em alguns casos. Na dúvida, consulte um médico-veterinário especialista em animais silvestres. Portanto, agora, você já sabe que papagaio pode comer frutas, como o abacaxi, e quais os principais benefícios do alimento para o bichinho de estimação.

Problemas de uma alimentação inadequada

A comida para papagaio inadequada está entre as principais causas de problemas de saúde em psitacídeos criados em casa. Nesse sentido, um dos equívocos mais comuns é utilizar o mix de sementes como base da dieta. 

Além de pouco nutritiva, a mistura é muito rica em gorduras, favorecendo o ganho de peso e outros problemas de saúde. Sendo assim, agora, você já sabe o que papagaio pode comer! Vale lembrar que é sempre importante o bichinho de estimação se alimentar adequadamente, por isso o tutor sempre deve se informar antes de oferecer algum alimento para o pet.

Conforme explica Rafael Pires Barbosa, entre os principais quadros associados a uma alimentação incorreta, estão hepatopatia e osteopatia, ambos capazes de afetar a qualidade de vida e a longevidade da ave. Por isso, ao observar qualquer mudança na aparência e/ou no comportamento do pet, consulte um especialista. 

abacaxi

Gostou de saber se papagaio pode comer abacaxi e quais benefícios a fruta traz para o animalzinho de estimação? Então, veja outros conteúdos incríveis como este no blog da Petz! Confira e fique por dentro de todas as dicas para o animalzinho ter uma alimentação saudável e viver muitos anos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog