Animais Silvestres

Tudo o que você precisa saber sobre o pássaro bem-te-vi

Publicado em 20 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quem nunca se deparou com um pássaro de canto bem característico por aí? Se ele se destacou dos demais nesse aspecto sonoro, pode ser que você tenha encontrado um pássaro bem-te-vi.

pássaro bem-te-vi pousado na ponta de um galho.

Essa é uma ave muito simbólica do Brasil, encantando estudiosos pelas suas características físicas e, claro, pelo canto. Esse pássaro, da família dos tiranídeos, é uma espécie bem conhecida pelos índios e tem uma diversidade de nomes dentro das tribos: pituã, pitaguá ou puintaguá.

Quer descobrir mais algumas características bem marcantes dessa ave tão carismática? O Blog Petz preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema! Confira a seguir.

Por que o bem-te-vi tem esse nome?

Cientificamente, o nome do pássaro é Pitangus Sulphuratus. Porém, se falássemos assim, você não saberia de qual ave estamos falando, certo? A menos que você seja um estudioso da área, claro. O nome popular é bem-te-vi, e existe uma razão para isso. 

O canto do bem-te-vi é melodioso e facilmente reconhecido, e é daí que surgiu o nome. Ao emitir o som, a ave aparenta falar “bem-te-vi”. Simples assim. Há quem diga que o pássaro se autonomeou ao fazer isso.

Esse canto melodioso acontece com muita frequência e em situações distintas. As mais comuns estão relacionadas à marcação de território, à atração da fêmea ou mesmo para avisar outros animais da mesma espécie da aproximação de um predador.  

Onde vive o bem-te-vi?

Há quem acredite que o pássaro viva somente aqui no Brasil, mas esse é um engano. O bem-te-vi é uma ave típica da América Latina e possui uma boa distribuição geográfica ao longo dos continentes. Podemos encontrá-lo desde o México até os pontos mais ao sul da Argentina. 

No entanto, não estranhe ao encontrá-lo no sul do Texas ou na ilha de Trinidad, na América Central. Isso acontece devido à fácil adaptação da espécie aos climas diversos ao longo desses países. No entanto, assim como todas as aves, o bem-te-vi faz o processo de migração natural, procurando climas mais agradáveis ao longo do ano. 

Quais as características do bem-te-vi?

Essa é uma das espécies de pássaros que se destaca muito pelas características físicas, a começar pelas asas, que possuem formas regulares e redondas. A cauda acompanha essa simetria e dá um ar de elegância à ave com seu aspecto alongado.

bem te vi

O pássaro bem-te-vi é pequeno, medindo apenas 25 centímetros, com pernas curtas, mas dedos e unhas mais fortes para ter boa aderência às superfícies. O que destaca mesmo essa ave são as cores: tom pardo no dorso e um amarelo bem vivo no ventre.

Já na sobrancelha, o pássaro conta com uma faixa branca, além de uma listra amarela ou alaranjada no alto da coroa. Ou seja, não tem como se enganar ao ver um bem-te-vi, não é? 

Quantas espécies de bem-te-vi existem?

Apenas no Brasil, são mais de dez tipos de bem-te-vi. Algumas espécies são tão semelhantes que podem até ser confundidas pela aparência. As pelagens coloridas são bem parecidas e somente com conhecimento técnico é possível acertar.

As cinco espécies mais populares do pássaro bem-te-vi no nosso país são:

  • bem-te-vi-pequeno; 
  • bem-te-vi-da-copa;
  • neinei; 
  • bentevizinho-de-penacho-vermelho; 
  • bentevizinho-do-brejo.

Como esse pássaro se reproduz?

Pouca gente sabe, mas uma das características do pássaro bem-te-vi é a monogamia. É comum que esses pássaros mantenham um mesmo parceiro ao longo da vida. Juntos, eles dividem um ninho redondo de cerca de 25 centímetros de diâmetro, construído em árvores bem altas e com poucas folhas. 

O período acontece entre os meses de julho e dezembro. Quando o processo de reprodução é bem-sucedido, o bem-te-vi fêmea põe entre dois e cinco ovos de cor creme. A incubação pode ocorrer por até 20 dias.

Nesses primeiros dias, o pássaro recém-nascido precisa de um ninho aconchegante e macio. A mãe acompanha esse processo, alimentando e oferecendo o calor necessário ao filhote, inclusive para impedir que correntes de ar e luz do sol direta atinjam o bebê.

Como é a alimentação do bem-te-vi?

A alimentação do bem-te-vi é muito variada. No entanto, cientificamente falando, o pássaro é considerado insetívoro, ou seja: se alimenta de insetos. Por ser um alimento “leve”, essas aves conseguem comer centenas de insetos em um único dia. 

Na alimentação insetívora, os bem-te-vis preferem se alimentar de parasitas típicos de bois, vacas e cavalos. Os pássaros podem capturar esses carrapatos de duas formas: indo até os animais e retirando-os direto da fonte, ou no ar, quando esses parasitas pousam nas árvores.

O passarinho bem-te-vi também pode viver à base de ovos, frutas, peixes, crustáceos e até mesmo pequenos animais que encontra na natureza, como girinos. Tudo depende do habitat e de quão difícil é para a espécie encontrar apenas o alimento principal da dieta.

Já os filhotes se alimentam com o auxílio das mães. Como eles ainda não têm força suficiente para conseguir o próprio alimento ou mesmo mastigar, a fêmea do pássaro bem-te-vi faz todo o processo e coloca a comida já triturada na boca do bebê, que apenas tem o trabalho de engolir.

Cada espécie da nossa fauna tem suas curiosidades e particularidades. São diversos tipos de vida e é praticamente impossível saber tudo, não é? Na verdade, não. 

pássaro bem-te-vi pousado em galho.
Aqui, na Petz, você fica por dentro de tudo, desde a vida de um pássaro bem-te-vi até as espécies de cães e gatos. Junto a esse conhecimento, você tem uma série de produtos para o bem-estar do seu animal de estimação. Vem conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog