Ciclagem de aquário: porque é importante e como fazer?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 26, 2021

Curiosidades
Ciclagem de aquário: porque é importante e como fazer?
Tempo de leitura: 3 minutos

O aquarismo é um hobby que exige paciência. Quer uma prova? Depois de escolher o tipo de aquário, montar os equipamentos e escolher quais peixes vão viver ali, você pensa que é hora de colocá-los para nadar, mas ainda não. Antes disso, é preciso fazer a chamada ciclagem de aquário.

aquário com peixes

Referente ao ciclo de nitrogênio, a ciclagem de aquário serve para estabilizar esse ecossistema, dando mais segurança para os peixes e para todos os seres vivos dentro do recipiente. 

Tanto é que pular essa etapa do processo de montagem costuma ser uma causa comum de perda de peixes nas primeiras semanas do aquário. Vamos descobrir o que é, qual é a importância e como fazer a ciclagem no aquário?

Por que é importante fazer a ciclagem do aquário?

De acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, a ciclagem de aquário novo é a primeira coisa que um aquarista iniciante precisa aprender. De maneira bem simples, ela explica que todo aquário é um ecossistema fechado no qual todos os elementos interagem entre si, criando uma estabilidade.

Embora as bactérias geralmente tenham um sentido negativo para nós, algumas delas desempenham um papel muito importante dentro do aquário. “Quando o peixe não come todo o alimento, ou quando ele defeca, essa matéria orgânica permanece ali dentro”, diz a veterinária. 

“As bactérias decompõem essa matéria em amônia (substância tóxica) que, em seguida, é decomposta por bactérias em nitritos e nitratos menos tóxicos para os peixes”, conclui.

O problema é que essas bactérias precisam de um tempo para se multiplicarem e formarem suas colônias. Até que isso aconteça, a amônia não pode ser suficientemente processada em nitritos e nitratos. O resultado é que a água se torna subitamente tóxica, levando à morte dos seus amigos nadadores.

Resumindo: a etapa da ciclagem de aquário plantado é importante, pois é nela que o aquarista estimula e dá o tempo para que se formem as colônias de bactérias nitrificantes necessárias para ajudar a manter estáveis os parâmetros da água.

peixe nadando no aquário

Como fazer a ciclagem?

Como visto, a formação das colônias de bactérias depende de situações propícias para a sua proliferação. Ou seja, é preciso que elas tenham matérias orgânicas para decompor.

Uma vez que colocar os peixes no aquário nesse momento pode colocar a vida deles em risco, a ciclagem muitas vezes é feita sem os peixes, com a introdução de amoníaco na água. Mas como seria a ciclagem de aquário passo a passo?

Para fazer a ciclagem de aquário de água doce ou marinha são utilizados testes de amônia que servem para medir os índices da substância com o passar do tempo. Passados alguns dias, você vai ver como eles começarão a cair gradualmente. É a ação da recém-formada colônia de bactérias nitrificantes!

Em geral, o processo leva de 30 a 60 dias, ou até que os níveis de amônia, de nitritos e de nitratos sejam zerados. No entanto, quanto maior for o tempo da ciclagem, mais estável seu aquário ficará.

Agora, se você é do tipo ansioso, que não vê a hora de colocar os peixinhos dentro da água, a Dra. Mariana tem uma boa notícia: “Hoje em dia, existe a possibilidade de comprar as bactérias”, diz a veterinária. 

São os chamados estabilizadores de aquário ou acelerador de ciclagem de aquário, que também podem contar com a ajuda de removedores de amônia a fim de garantir que a água esteja segura e adequada para os peixes.

Vale lembrar que mesmo com o uso desses produtos, o recipiente ainda é um ecossistema muito frágil nesse início. Por isso, realize sempre os testes de amônia, de nitrito e de nitrato, assim como os dos demais parâmetros da água (pH, cloro, dureza, etc).

aquário equipado

Fazer a ciclagem de aquário exige conhecimento e técnicas básicas para que os pets permaneçam saudáveis. Quer se aprofundar mais nesse e em outros assuntos? No blog da Petz, confira centenas de artigos sobre cuidados com os peixinhos e seus recipientes!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *