Como dar banho em porquinho da Índia: dicas e cuidados

Postado por PETZ, em 25/03/2019

Curiosidades
Como dar banho em porquinho da Índia: dicas e cuidados

Se você é tutor de um pequeno roedor já deve ter notado que, assim como os gatos, esses pets também têm o hábito de se limpar com a própria língua. Autocuidados do tipo podem ser suficientes para algumas espécies. Enquanto que para outras é preciso que a gente dê uma mãozinha. Confira dicas de como dar banho em porquinho da Índia que a Petz preparou!

Por que porquinhos da Índia podem precisar tomar banho

Muita gente fica na dúvida se pode dar banho em porquinho da Índia, afinal, a maior parte dos roedores domésticos cuida da própria limpeza sem a ajuda dos humanos.

De acordo com a médica-veterinária da Petz Dra. Mariana Pestelli, na verdade, os porquinhos da Índia também têm o hábito de se lamber. O problema é que, em alguns casos, só isso não é o bastante para que fiquem com a higiene em dia.

“Dependendo da raça, eles ficam com o pelo muito longo. Como vivem em gaiola, com granulado, o pelo tende a embolar, a acumular dejetos”, explica a especialista.

A Dra. também explica que os porquinhos da Índia também possuem uma glândula sebácea bastante ativa. “Ao liberar oleosidade, ela favorece o embolamento dos pelos e pode contribuir para problemas de saúde”, esclarece.

Qual é melhor: banho em casa ou no pet shop?

Não é difícil encontrar tutoriais na internet com tutores dando banhos em seus bichinhos.

Mas, antes de seguir o passo a passo de um deles, saiba que, para a veterinária especialista nesses roedores, nem todo mundo pode dar banho em porquinho da Índia com sabonete e outros produtos comuns.

Além disso, os equipamentos também podem atrapalhar essa tarefa. “A gente tem que lembrar que esses animais são presas na natureza. Por isso, eles são muito assustados, eles têm muito medo de tudo”, explica a Dra. Mariana.

Segundo ela, o barulho do secador convencional, por exemplo, é extremamente estressante e assustador para os porquinhos da Índia.

No entanto, o uso do equipamento é fundamental, já que deixar os pelos do pet molhados pode resultar em fungos e outros problemas de pele.

O melhor, portanto, é levar seu pequeno roedor para tomar banho em um centro de estética, como os da Petz. “Lá eles possuem aparelhos específicos, como secadores rápidos e silenciosos”, diz a veterinária.

Lembrando que você deverá procurar um local com profissionais que tenham experiência em dar banho nessa espécie de roedor. E sempre marcar um horário com antecedência para evitar o encontro deles com outros pets que são seus predadores, como gatos e cachorros.

Você não quer seu amiguinho apavorado, não é mesmo?

De quanto em quanto tempo o porquinho da Índia deve tomar banho

Quanto à frequência dos banhos de porquinhos da Índia, a Dra. Mariana diz que não existe uma regra. “Na verdade, esse hábito não é obrigatório. A necessidade e a frequência dependem muito”, diz a especialista.

Por exemplo, se você pega muito ele no colo, banhos regulares são recomendados, já que a pele fica oleosa mais rapidamente. Seja como for, a veterinária diz que, em geral, não é preciso dar banhos todo mês.

“Isso pode ser feito uma vez a cada dois meses ou de acordo com o crescimento do pelo”, acrescenta.

Higiene do porquinho da Índia: mais dicas e cuidados

Desde que seja feito com cuidado, o banho pode ser um grande aliado da higiene do porquinho da Índia. Mas ele não é a única medida necessária para manter esses pets limpinhos e saudáveis. Confira mais algumas dicas de higiene:

  • Faça a escovação regular da pelagem. Isso ajuda não só na limpeza, mas também evita o embolamento e a formação de bolas de pelo gastrointestinais.
  • Mantenha o substrato sempre limpo e sequinho, removendo-o e fazendo trocas sempre que ele estiver sujo, úmido ou com cheiro desagradável.
  • Ao levar o pet para tomar banho em um centro de estética capacitado, lembre-se de pedir para que eles verifiquem e cortem as unhas do bichinho. Quando não estão devidamente desgastadas, elas também podem crescer demais.
  • Fique sempre atento à glândula sebácea, que se encontra no local onde ficaria a cauda do porquinho da Índia. Se notar qualquer alteração, leve o pet o quanto antes ao veterinário.

Por fim, a Dra. Mariana destaca que o banho só é recomendado caso o pet tenha sido acostumado a ele desde filhote. Do contrário, a experiência poderá trazer mais prejuízos do que benefícios, mesmo que realizada em um local capacitado.

Curtiu saber informações importantes sobre a limpeza dessas criaturinhas tão fofas? Então não deixe de acompanhar mais dicas e curiosidades do mundo animal aqui na Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *