Animais Silvestres

Como cuidar de um porquinho da índia?

Publicado em 21 de março de 2020

Tempo de leitura: 3min

Você já pensou em como cuidar de um porquinho da índia? Esse roedor fofíssimo necessita de alguns cuidados especiais e, se está pensando em adicionar um desses à família, é importante se atentar a isso. Com este conteúdo, você irá aprender como cuidar desse peludinho da maneira correta!

porquinho da índia e tutora

Apesar do nome, o porquinho da índia é originário aqui da América do Sul, sem nenhuma ligação indiana. Além disso, esse roedor não é um suíno. Seu nome na verdade surgiu por conta de ser originário das Índias Ocidentais, o atual continente americano.

Alimentação

Um dos principais pontos dos cuidados do porquinho da índia é a sua alimentação. Lembre-se de sempre manter água limpa e fresca em seus bebedouros e varie seus alimentos. Uma ração específica para o animalzinho, vegetais frescos e algumas frutas.

Seus dentes incisivos crescem continuamente. Por isso, ofereça ao bichinho objetos para serem roídos, como blocos de madeira. Assim, o porquinho da índia gastará seus dentes. Outro ponto importante são suas unhas, que precisam ser aparadas regularmente.

Higiene

O cuidado correto desse animalzinho quanto à sua higiene dependerá da sua pelagem. Quanto mais longos forem os pelos, maior será a necessidade de escovação. É importante também fazer uma tosa higiênica de vez em quando, evitando que se sujem com suas fezes e urina.

porquinho da índia preto

Temperamento

Para saber tudo sobre porquinho da índia, é preciso entender seu temperamento. Esses dentuços são bem espertinhos e associam rapidamente sons a coisas positivas e negativas. Provavelmente, quando você se aproximar da gaiola com um alimento, irá ouvir um barulhinho do seu peludo, por exemplo.

Outra dica importante é: jamais tente acariciar ou pegar seu bichinho por cima da gaiola. Os predadores de natureza do porco da índia são pássaros. Assim, esse ato irá resultar em um grito de pavor vindo do peludinho (literalmente).

Gaiola e casinha

Para garantir o bem-estar do seu pet, o porquinho da índia deve ser criado em uma gaiola com amplo espaço. Além disso, o dentuço irá precisar passar um tempinho em um lugar aberto. Lembre-se que ele é muito sensível ao calor. A temperatura ideal para ele é de 18 até 25°C.

Não se esqueça de que o recinto deve ter piso sólido, evitando arame, pois isso machuca o pet. Ele deve ser forrado com serragem e feno. Além disso, seu bichinho irá adorar tocas e brinquedinhos espalhados pela gaiola para que gaste sua energia. E não se esqueça de colocar seus comedouros e bebedouros!

porquinho da índia na mão

Agora que você já sabe como cuidar de um porquinho da índia, confira outros conteúdos sobre o animalzinho no blog da Petz. Aqui você encontra dicas para garantir o bem estar e saúde do seu peludo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog