Como dar banho em porquinho da Índia e outros roedores

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 26, 2019

Espécies
Como dar banho em porquinho da Índia e outros roedores
Tempo de leitura: 3 minutos

Manter o bem-estar dos nossos amiguinhos é fundamental! Por isso, os tutores precisam saber como dar banho em porquinho da Índia e outros roedores e, assim, fazer a higiene de forma correta.

Dessa forma, além de deixar os bichinhos livre de sujeiras, também faz com que se sintam muito mais protegidos e saudáveis. Então, entenda mais sobre como dar banho de forma adequada nos roedores!

Higiene dos roedores: eles podem tomar banho?

Donos de uma independência fora do comum, os roedores costumam comer, dormir e beber água sem se preocuparem com o local adequado. Mas, não se deixe enganar, esses amiguinhos são bem limpinhos.

E, tudo graças às suas origens, que fazem com que aprendam a se limpar sozinhos e de um jeito inusitado. Mas, mesmo que sejam independentes, é essencial garantir o melhor para a saúde e bem-estar de hamsters, porquinhos da Índia, chinchilas e outros.

Então, confira a seguir, os diferentes tipos de banhos indicados para essas espécies.

Diferentes tipos de banho para roedores

Aqueles que têm um roedor em casa sabem o quanto é comum vê-los se lambendo por bastante tempo e até mesmo durante a maior parte do dia. Isso porque, assim como os gatos, os roedores também costumar usar a língua e a saliva para se manterem limpos.

Mas, só esse método não garante a higiene total dos pets. Portanto, precisamos tomar algumas atitudes que garantem o bem-estar dos bichinhos e, ainda, mantenha nossa casa livre de odores indesejados.

Ao todo, existem duas maneiras de como os roedores podem tomar banho e cada um deles é especial para atender a cada animalzinho.

Banho de pó com carbonato de cálcio

Quem não gosta de aproveitar um relaxante banho de banheira? Pois bem, nossos amiguinhos também merecem essa mordomia! Mas, calma, não é dessa forma como você deve estar pensando. A “banheira” dos roedores são os recipientes onde eles devem ser colocados para receber o banho de pó.

Nesse procedimento, indicado apenas para chinchilas e gerbis, depois de acomodar o pet, devemos despejar o produto próprio para roedores — isso é fundamental! — e deixá-lo rolar e brincar no pó até que esteja novinho em folha.

Mas, como funciona o pó na hora de remover as sujeiras dos pêlos dos roedores? O produto irá agir em áreas mais profundas, a fim de eliminar todas as impurezas e gorduras do pet, deixando-o bem limpinho e feliz!

Banho com água

Indicado apenas para espécies maiores, como porquinhos da Índia e twisters, esse tipo de banho é o menos frequente na rotina dos tutores e roedores. Isso porque, normalmente, a recomendação é que o banho com água seja realizado em centro de estéticas que tenham máquina de secas.

Assim, evitamos que nossos bichinhos fiquem estressados com o secador normal e, ainda, garantimos que seus pelinhos estejam bem secos e sem chance para abrigar bactérias.

Além disso, esses espaços possuem os produtos necessários para um banho mais adequado. Por lá, tem shampoo para roedores, sabonetes especiais, tosa e muito mais!

Orientações de higiene para roedores

Esses são os principais tipos de banhos para porquinhos da Índia, chinchilas, twisters e outros roedores. Mas, para ajudar a manter nossos pets sempre limpinhos e saudáveis é fundamental seguir algumas dicas, como:

  • O banho de carbonato de cálcio não é recomendado para hamsters, já que eles podem ingerir ou inalar o pó e desenvolver problemas respiratórios;
  • Nunca deixe o pó ou areia disponíveis por mais de 15 minutos. Após esse período, a chance do bichinho fazer suas necessidades na banheira é bem grande;
  • Porquinhos da Índia com pelagem longa precisam de escovações frequentes para evitar que os pelos embaracem e garantir fiquem sempre livres de sujeiras,
  • Além do banho, os porquinhos da Índia também precisam de tosa e corte de unhas regularmente.

Com todas essas informações e dicas, os tutores podem dar banhos em porquinhos da Índia e outros roedores sem maiores preocupações e erros. E, para saber mais como manter nossos bichinhos sempre bem limpinhos e saudáveis, é só conferir aqui na Petz os artigos sobre cuidados com roedores.

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *