Curiosidades

Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?

Publicado em 01 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 5min

É bem provável que você já tenha ouvido falar que roedores se reproduzem com facilidade. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, não é que eles tenham necessariamente ninhadas gigantescas. Quanto aos roedores, você sabe quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?

quantos filhotes um porquinho da india pode ter pet

Após atingir a maturidade sexual, as fêmeas entram no cio com bastante frequência, podendo ficar prenhe várias vezes ao ano. A seguir, descubra quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter por ninhada.

A partir de que idade os porquinhos-da-índia podem acasalar?

Com expectativa de vida que varia de quatro a oito anos, os porquinhos-da-índia atingem a maturidade sexual relativamente cedo. Em geral, a partir dos três meses de vida eles já estão aptos a acasalar. Porém, especialistas recomendam aguardar até pelo menos o quinto mês de vida antes de permitir o acasalamento, diminuindo o risco de complicações.

Se o acasalamento precoce não é recomendado, cruzamentos tardios também podem colocar em risco a fêmea e os filhotes. Isso ocorre pois, uma vez que o corpo da fêmea tenha se desenvolvido por completo, sem a ocorrência de um parto, os ossos pélvicos podem se calcificar com estreitamento do canal de parto. 

Portanto, se a ideia é permitir a reprodução, o ideal é estimular o acasalamento até, no máximo, sete meses de vida da fêmea. Assim, você garante os cuidados com o porquinho-da-índia filhote.

De quanto em quanto tempo o porquinho-da-índia entra no cio?

Depois de atingida a maturidade sexual, a fêmea entra no cio em média a cada 15 dias, isto é, praticamente duas vezes por mês. O cio do porquinho-da-índia costuma durar um ou dois dias, sendo que a fêmea se torna permissiva à monta por em média oito horas apenas, tempo suficiente para ocorrer a fecundação.

Entre os sinais de que a porquinha-da-índia está no cio estão o aumento da busca por carinho e atenção e a tentativa de monta em companheiros de gaiola (caso existam). 

É muito importante frisar que as porquinhas-da-índia não apresentam sangramentos quando estão cio. Logo, se a sua roedora está com alguma secreção ou sangramento, procure um veterinário. Agora vamos para a questão de quantos porquinhos-da-índia nascem por ninhada?

quantos filhotes um porquinho da india pode ter

Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?

Quanto à questão sobre quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter e a longevidade da prenhez, mais longa que a gestação dos hamsters, que dura de 15 a 20 dias, a gestação dos porquinhos-da-índia pode durar de 57 a 73 dias. 

No tempo de gestação do porquinho-da-índia filhote, é importante oferecer uma alimentação mais nutritiva, uma vez que o desenvolvimento dos filhotes exige um aporte energético maior. Em muitos casos, o veterinário também poderá recomendar suplementação de vitamina C. 

O estresse é uma das principais causas de aborto em porquinhos-da-índia. Para diminuir a chance de a gestante sofrer com ele, procure deixar a gaiola dela em local seguro e tranquilo. Mantenha a gaiola limpa e procure separar a fêmea gestante dos machos.

Agora, para responder a pergunta sobre quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter, saiba que as fofinhas podem ter até sete filhotes por ninhada, mas é mais comum que tenham entre dois a quatro filhotes por gestação.

Na maior parte das vezes os partos ocorrem durante a noite, e cada um costuma ter duração média de 15 minutos. Ao perceber que o nascimento de um porquinho da índia filhote está durando mais que o normal, procure atendimento veterinário emergencial.

Diferentemente de diversas outras espécies, o filhote de porco-da-índia já nasce muito bem formado, isto é, com pelos, olhos abertos e até com dentes. Tanto é que já podem ingerir alimentos sólidos a partir de 24 horas após o nascimento. 

Mesmo assim, é importante que sejam amamentados pela mãe até pelo menos 21 dias de vida. Isso porque, além de nutritivo, o leite materno possui anticorpos que ajudam a proteger os filhotes recém-nascidos.

Evite fazer o cruzamento de porquinhos-da-índia

Apesar de ser um processo natural, a reprodução de porquinhos-da-índia exige uma série de cuidados para não colocar em risco a vida da mãe e dos filhotes. Conforme adiantamos nesta matéria, acasalamentos precoces prejudicam o desenvolvimento da fêmea e dificultam a formação e o parto dos filhotes. 

Já o acasalamento tardio, por causa do estreitamento do canal de parto, também pode levar à morte dos porquinhos. Além de saber o momento certo para promover o acasalamento, também é importante escolher o macho e a fêmea com cuidado, evitando a consanguinidade. Esta pode levar à má-formação dos fetos, assim como a problemas congênitos graves.

Outro bom motivo para evitar a reprodução doméstica dos pets tem a ver com a questão da superpopulação. Nesse sentido, é importante ter em mente que você é responsável não apenas pela fêmea, mas também pelos filhotes que virão. Pense bem no que você irá fazer com cada um deles!

quantos filhotes um porquinho da india pode ter roedor

Depois de conferir quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter e tirar suas dúvidas a respeito da prenhez desse pequeno roedor, confira outras dicas e curiosidades sobre o mundo animal no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog