Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 27, 2021

Curiosidades
Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?
Tempo de leitura: 4 minutos

É bem provável que você já tenha ouvido falar que roedores se reproduzem com facilidade. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, não é que eles tenham necessariamente ninhadas gigantescas. Quanto aos roedores, você sabe quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?

Após atingir a maturidade sexual, as fêmeas entram no cio com bastante frequência, podendo ficar prenhe várias vezes ao ano. A seguir, descubra quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter por ninhada.

A partir de que idade os porquinhos-da-índia podem acasalar?

Com expectativa de vida que varia de quatro a oito anos, os porquinhos-da-índia atingem a maturidade sexual relativamente cedo. Em geral, a partir dos três meses de vida eles já estão aptos a acasalar. Porém, especialistas recomendam aguardar até pelo menos o quinto mês de vida antes de permitir o acasalamento, diminuindo o risco de complicações.

Se o acasalamento precoce não é recomendado, cruzamentos tardios também podem colocar em risco a fêmea e os filhotes. Isso ocorre pois, uma vez que o corpo da fêmea tenha se desenvolvido por completo, sem a ocorrência de um parto, os ossos pélvicos podem se calcificar com estreitamento do canal de parto. 

Portanto, se a ideia é permitir a reprodução, o ideal é estimular o acasalamento até, no máximo, sete meses de vida da fêmea. Assim, você garante os cuidados com o porquinho-da-índia filhote.

De quanto em quanto tempo o porquinho-da-índia entra no cio?

Depois de atingida a maturidade sexual, a fêmea entra no cio em média a cada 15 dias, isto é, praticamente duas vezes por mês. O cio do porquinho-da-índia costuma durar um ou dois dias, sendo que a fêmea se torna permissiva à monta por em média oito horas apenas, tempo suficiente para ocorrer a fecundação.

Entre os sinais de que a porquinha-da-índia está no cio estão o aumento da busca por carinho e atenção e a tentativa de monta em companheiros de gaiola (caso existam). 

É muito importante frisar que as porquinhas-da-índia não apresentam sangramentos quando estão cio. Logo, se a sua roedora está com alguma secreção ou sangramento, procure um veterinário. Agora vamos para a questão de quantos porquinhos-da-índia nascem por ninhada?

Quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter?

Quanto à questão sobre quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter e a longevidade da prenhez, mais longa que a gestação dos hamsters, que dura de 15 a 20 dias, a gestação dos porquinhos-da-índia pode durar de 57 a 73 dias. 

No tempo de gestação do porquinho-da-índia filhote, é importante oferecer uma alimentação mais nutritiva, uma vez que o desenvolvimento dos filhotes exige um aporte energético maior. Em muitos casos, o veterinário também poderá recomendar suplementação de vitamina C. 

O estresse é uma das principais causas de aborto em porquinhos-da-índia. Para diminuir a chance de a gestante sofrer com ele, procure deixar a gaiola dela em local seguro e tranquilo. Mantenha a gaiola limpa e procure separar a fêmea gestante dos machos.

Agora, para responder a pergunta sobre quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter, saiba que as fofinhas podem ter até sete filhotes por ninhada, mas é mais comum que tenham entre dois a quatro filhotes por gestação.

Na maior parte das vezes os partos ocorrem durante a noite, e cada um costuma ter duração média de 15 minutos. Ao perceber que o nascimento de um porquinho da índia filhote está durando mais que o normal, procure atendimento veterinário emergencial.

Diferentemente de diversas outras espécies, o filhote de porco-da-índia já nasce muito bem formado, isto é, com pelos, olhos abertos e até com dentes. Tanto é que já podem ingerir alimentos sólidos a partir de 24 horas após o nascimento. 

Mesmo assim, é importante que sejam amamentados pela mãe até pelo menos 21 dias de vida. Isso porque, além de nutritivo, o leite materno possui anticorpos que ajudam a proteger os filhotes recém-nascidos.

Evite fazer o cruzamento de porquinhos-da-índia

Apesar de ser um processo natural, a reprodução de porquinhos-da-índia exige uma série de cuidados para não colocar em risco a vida da mãe e dos filhotes. Conforme adiantamos nesta matéria, acasalamentos precoces prejudicam o desenvolvimento da fêmea e dificultam a formação e o parto dos filhotes. 

Já o acasalamento tardio, por causa do estreitamento do canal de parto, também pode levar à morte dos porquinhos. Além de saber o momento certo para promover o acasalamento, também é importante escolher o macho e a fêmea com cuidado, evitando a consanguinidade. Esta pode levar à má-formação dos fetos, assim como a problemas congênitos graves.

Outro bom motivo para evitar a reprodução doméstica dos pets tem a ver com a questão da superpopulação. Nesse sentido, é importante ter em mente que você é responsável não apenas pela fêmea, mas também pelos filhotes que virão. Pense bem no que você irá fazer com cada um deles!

Depois de conferir quantos filhotes um porquinho-da-índia pode ter e tirar suas dúvidas a respeito da prenhez desse pequeno roedor, confira outras dicas e curiosidades sobre o mundo animal no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *