Espécies

Roedores domésticos: mais detalhes sobre cada espécie

Publicado em 08 de abril de 2019

Tempo de leitura: 4min

Atire a primeira pedra quem nunca teve ou conhece alguém que tem um certo preconceito com os roedores. Isso porque, antigamente, eles eram vistos com maus olhos pelos criadores de animais de estimação — algo que vem mudando cada vez mais com a popularização dos roedores domésticos.

E não é difícil entender os motivos por trás dessa mudança de pensamento. Além de serem extremamente fofos e inteligentes, eles ainda são pequenos, não dão muito trabalho, têm baixo custo de manutenção e, além disso, conseguem se virar sozinhos e se entreter por tempos prolongados. Ou seja, tudo o que um animalzinho precisa para se encaixar na corrida vida moderna.

roedores domesticos

Mesmo com tudo isso de bom em comum, diferentes espécies de roedores têm diferentes particularidades e conhecer todos os tipos de roedores é um passo importante na hora de escolher o seu novo amiguinho.

Os principais tipos de roedores domésticos e suas características

Quando vamos escolher um roedor para morar em nossa casa, a primeira coisa em que pensamos é na aparência deles. Mas há muito mais coisas a serem consideradas, como tamanho do pet e da gaiola, e a necessidade ou não de ter mais de um roedor. Tire suas dúvidas e escolha qual o melhor roedor para se criar!

Hamsters

Um dos primeiros roedores a fazer sucesso, os hamsters são muito conhecidos por serem comilões. Sabe aquela imagem clássica de um roedor fofinho, com as bochechas cheias? É ele mesmo! E isso ocorre graças a duas bolsas, chamadas de jugais, que servem para carregar e armazenar comida.

Podendo medir de 7 a 15cm dependendo da espécie, eles podem viver até 3 anos e, de preferência, devem ter gaiolas seguras para a espécie. São bastante sociáveis com as pessoas, mas solitários e territorialistas. Por isso não recomendamos que se tenha mais do que um na mesma gaiola.

Chinchila

Bastante dócil e silenciosa, a chinchila é o roedor doméstico com maior expectativa de vida, podendo viver por até impressionantes 20 anos.

Assim como os hamsters, as chinchilas têm hábitos noturnos e precisam de gaiolas espaçosas para que possam fazer exercícios e se manter saudáveis. Afinal, é na gaiola que elas passam a maior parte do tempo.

Aliás, o uso do plural não é à toa. Para que não se sintam sozinhas, o ideal é ter pelo menos duas delas! E atenção onde vai colocá-las: apesar de exigir poucos cuidados, as chinchilas são bastante criteriosas em relação ao ambiente. Sua gaiola sempre deve estar em locais tão tranquilos quanto ela. Do contrário, pode se estressar.

Porquinho da índia

O nome é traiçoeiro: eles não são nem porcos, nem da Índia, e sim roedores da América do Sul. Embora existam diversas raças da espécie, em comum, todos eles têm o fato de medirem até 25cm e uma expectativa de vida que varia, em média, de 5 a 8 anos.

roedores domesticos porquinho da india
Além, é claro, de serem loucos por carinho, chegando a ficar horas no colo de seus donos caso tenham confiança para isso. Caso não tenham, é bom ficar esperto! Eles são muito ágeis e tendem a fugir, principalmente quando vivem sozinhos.

Isso porque, na natureza, porquinhos da índia vivem em grupos. Por isso, é sempre bom ter mais de um e em gaiolas generosas ou cercados.

Gerbil ou Esquilo da Mongólia

Fisicamente parecidos com os hamsters, os esquilos da Mongólia chamam atenção pelo tamanho de seu rabo: enquanto seu corpo costuma chegar a 10cm, sua cauda alcança praticamente a mesma medida!

Curiosos, silenciosos e sociáveis, eles podem se apegar bastante aos donos, o que não quer dizer que não gostem da companhia de seus pares. Mas, para isso, é preciso mantê-los em grupos familiares, pois tendem a ser agressivos com “estranhos”.

Por gostar muito de cavar, o Gerbil costuma jogar bastante substrato para fora quando ficam em gaiolas. Mas, não tem problema! Você sempre pode colocá-los em terrários ou aquários espaçosos que eles se adaptam super bem.

roedores domesticos pet

E então, pronto para escolher seu roedor? Além dos bichinhos, a Petz conta, ainda, com tudo o que eles precisam, assim como possui profissionais especializados que podem orientá-lo na escolha.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog