Pets

Tudo sobre hamster – Conhecendo este pequeno roedor

Publicado em 04 de setembro de 2017

Tempo de leitura: 3min

Hamsters são pequenos roedores que conquistaram o coração de muitos tutores enquanto pet. Se esse é o animal doméstico que você deseja ter, saiba que você vai precisar atender uma pequena lista de compras antes de trazer seu novo pet para casa. Aqui você vai aprender tudo sobre hamster.

Seu hamster vai precisar de alguns itens essenciais para se manter feliz saudável, por isso decidimos te ajudar com uma lista de tudo sobre hamster e o que ele precisa em seu novo lar.

Tudo sobre hamster

  • Gaiola de tamanho adequado: a maioria das gaiolas são de vidro, plástico ou ferro. Não importa qual seja sua escolha, o importante é garantir que o fundo seja sólido e que o espaço entre as barras seja mínimo, garantindo assim que o habitat seja a prova de fuga e não machuque o pé do seu hamster. Este será o lar do seu pet, por isso o hamster deve ter espaço para comer, brincar, se exercitar e fazer suas necessidades (geralmente em um ou dois cantos da gaiola).
  • Andar na gaiola: gaiolas para hamster com andares são uma boa pedida, no entanto alguns cuidados são necessários se essa for sua gaiola de opção. Garanta que o andar são seja feito de grade – pode machucar seu hamster. Uma boa opção é forrar o andar de papelão/cartolina, de acordo com a largura do mesmo. Para fixar utilize fita adesiva por baixo do papel, assim seu bichinho não irá mastigar ou engasgar com o material.
  • Comida: seu hamster precisa de comida de qualidade, mas além da ração você pode variar a dieta do pet com pequenas quantidades de fruta (maçã, uva por exemplo) e legumes como cenoura, pepino e pimentão.
  • Recompensas: esse pequeno roedor adora ganhar recompensas, mas é importante que o tamanho e quantidade seja adequado para ele, sem ultrapassar 10% da sua dieta diária. Compre petiscos próprios para hamsters ou ofereça um pequeno pedaço de fruta ou legume.
  • Comedouro e bebedouro: mantenha ambos limpos e cheios, seu pet não irá comer além do necessário. Garanta que o bebedouro não vaze e que o comedouro possua tamanho adequado.
  • Roda de exercício: o clássico! Seu pequeno roedor precisa se exercitar e adora uma boa roda de correr para hamster.
  • Cama: esse animal de estimação fará bom uso de camas de papel, papel amassado ou mesmo de tocos de madeiras de alta qualidade. Os produtos à base de cedro não são recomendados.
  • Ninho: ofertar algum material para que seu hamster faça um ninho é uma ótima ideia. Existem materiais próprios que você pode ofertar ao seu amiguinho de maneira segura.
  • Esconderijo: você pode ofertar tubo, uma casinha ou qualquer coisa do gênero, que sirva de refúgio para seu pet.
  • Mastigadores de madeira/vara/tubo ou blocos: Os dentes dos hamsters crescem constantemente e seu pet precisa de mastigadores para ajudá-lo a gastá-los.

Hamster com cenoura

A limpeza do habitat deve ser feita semanalmente, junto com uma desinfecção. Caso a gaiola seja fechada, deve possuir um sistema de filtração, com manutenção mensal. A rotina geral de limpeza depende da espécie do seu hamster. Conheça seu pet e suas necessidades; de maneira a criar uma programação fixa que ajudará a manter a saúde do seu roedor.

Saber tudo sobre hamster te fez descobrir que esse é o pet ideal para você? Encontre a unidade Petz mais próxima e venha nos fazer uma visita!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

2 comentários em "Tudo sobre hamster – Conhecendo este pequeno roedor"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog