Espécies

Terrário para répteis: saiba como montar e cuidar das casas desses bichinhos!

Publicado em 17 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Hoje em dia, cada vez mais pessoas vêm descobrindo a alegria que é ter animais exóticos em casa. Entretanto, para que os bichinhos possam viver com tranquilidade, é necessário que eles tenham um cantinho aconchegante. Um bom exemplo disso é o terrário para répteis

Cobras, lagartos e tartarugas são animais fascinantes. Entretanto, assim como outros pets, eles necessitam de cuidados especiais. Sendo assim, montar um terrário adequado é essencial para ter um desses répteis em casa. Por isso, vamos dar algumas dicas de como preparar o lar ideal para o seu amiguinho!

terrario para repteis

Montando o terrário

Diferente de gatos e cachorros, os lagartos e as cobras, assim como os roedores, passam praticamente toda a vida no mesmo espaço. Assim, é muito importante que você saiba como fazer terrário para répteis com tudo o que seu amigo precisa. Portanto, tenha em mente que quanto maior o espaço, melhor!

A Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária especialista em animais exóticos na Petz, chama atenção para o fato de que os répteis tendem a crescer muito. Por isso, 

é importante pesquisar bastante sobre a espécie que você deseja cuidar e escolher um viveiro com tamanho adequado. 

Outra questão que pode surgir para quem está querendo saber como construir um terrário para répteis, é em relação ao formato. Afinal, existem modelos verticais e horizontais. 

De acordo com a Dra. Mariana, para saber qual é a melhor opção, estude os hábitos do pet. “Bichos que sobem em árvores, como a iguana, por exemplo, precisam de um terrário alto”, diz a veterinária. Na dúvida, não hesite em conversar com um especialista em répteis! 

Outra opção de moradia para os pets são aquaterrários. A principal finalidade desses espaços é reproduzir ao máximo o habitat original dos répteis. Esses ambientes misturam terra, plantas e água, sendo ideais para as tartarugas, por exemplo. 

Cuidados com o terrário

Agora que você já sabe como montar um terrário para répteis, deve entender que alguns cuidados são necessários para a manutenção desses ambientes. Por exemplo, você deverá regular e controlar com frequência fatores como temperatura, umidade e iluminação. Do contrário, os répteis podem adoecer. 

terrario para repteis

Lembre-se que esses animais são ectotérmicos, isto é, regulam a temperatura corporal a partir do meio externo. Sendo assim, a manutenção do clima no terrário para répteis é muito importante. Você deverá se empenhar bastante para reproduzir as condições do habitat desses animais 

Você precisa estar atento a fatores como: as alternâncias que ocorrem ao longo de 24h (dia e noite/claro e escuro), as variações climáticas (simulando as mudanças de estações no terrário de répteis), entre outros. 

A boa notícia é que, atualmente, é possível encontrar acessórios muito eficientes para  controlar a temperatura e a umidade do ambiente. Podemos citar como exemplo lâmpadas aquecedoras e termômetros para terrário de répteis. Inclusive, há aqueles que desempenham a função de forma automática. 

Mas a reprodução do habitat não para por aí! Outros itens, como substratos, troncos, pedras e plantas, devem ser colocados no terrário para répteis. No entanto, é importante adquirir somente produtos feitos especialmente para o contato com esses animais, com garantia de procedência e qualidade.

Posse responsável

Como a maior parte dos equipamentos e dos acessórios para os répteis ainda é importada, montar um terrário adequado têm custo elevado. Sendo assim, é muito importante levar isso em consideração antes de adquirir um réptil.

“Um dos maiores problemas na criação dos répteis é que muitos são adquiridos ilegalmente. Além disso, vários tutores não estão dispostos a arcar com as despesas para os cuidados necessários com esses animais”, lamenta a Dra. Mariana Pestelli. Por isso, pensem muito bem antes de colocar uma vida em risco!

Seja um tutor responsável, pesquisando muito sobre cuidados e custos de manutenção antes de tomar a decisão de ter um pet. Além disso, adquira seus animais de estimação somente de maneira legalizada e com vendedores de confiança.

terrario para repteis

Esperamos que agora você não tenha mais problemas em montar um terrário para répteis. Seguindo as nossas dicas, temos certeza de que você e seu companheiro serão muito felizes juntos. Para mais conteúdos como este, não deixe de ficar de olho aqui, no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog