Bem-Estar

Cachorro filhote: conheça dicas para receber seu novo amiguinho em casa

Publicado em 22 de março de 2021

Tempo de leitura: 5min

Trazer um novo amigo para casa é um dos momentos mais marcantes da vida de um tutor. A chegada de um cachorro filhote é cheia de emoções, mas também cheia de responsabilidades. Afinal, a família aumentou!

cachorro filhote com brinquedo

Os cuidados com cachorro filhote são extensos. Temos que deixar o espaço confortável, providenciar alimentos e itens para o pet, ter certeza de que a saúde dele está em dia… E, claro, admirar sua fofura! Além disso, é normal que filhotes estranhem o ambiente novo e se sintam assustados.

Por isso, para ajudar os filhotinhos e tutores a passarem por esses momentos de maneira mais confortável, elaboramos um guia para te ajudar. Continue lendo e aprenda mais sobre como cuidar de cachorro filhote!

Preparando-se para a chegada do filhote

Ter um pet novo é o sonho de todos os apaixonados por cãozinho, e certamente a responsabilidade é grande. Porém, não podemos esquecer que o cachorro filhote tem várias necessidades e seu processo de adaptação à casa nova pode ser complicado.

Porém, com algumas atitudes simples, você pode tornar a chegada de seu novo filho de quatro patas bem mais fácil. Fique atento aos seguintes pontos. 

  • Por mais que você esteja ansioso para levar seu amigo para casa, a idade mínima para adoção é 45 dias. Esse é um tempo necessário para o cachorro conviver com a mãe e os irmãos, além de passar pelo período de amamentação; 
  • Se possível, solicite algum objeto (uma manta, por exemplo) que tenha sido usado pela mãe do filhote. O cheiro da família vai ajudar na hora da adaptação; 
  • Já prepare os itens essenciais para o recém-chegado, como ração indicada para a idade, caminha e brinquedos para cachorro filhote. Você quer que seu filho de quatro patas se sinta como um rei em sua nova casa, não é mesmo? 

Além dos preparos práticos, lembre-se também de se preparar psicologicamente, pois os tutores também precisam se adaptar. Sua rotina e hábitos vão passar por uma grande mudança. Mas saiba: sua vida será muito melhor com um cachorro filhote! 

O que fazer quando levar o cachorro filhote para casa? 

Depois de muita espera, chegou o dia de buscar seu novo amigo! Agora que sua casa já está preparada, é só esperar o pet se acostumar e já começar a pensar em como adestrar o cachorro filhote. Algumas recomendações para começar com a pata direita:

  • Marque de buscar o cachorro filhote o mais cedo possível. A noite é um período particularmente complicado. Por isso, o ideal é que o pet passe horas se acostumando antes de dormir; 
  • De preferência, tenha o dia todo livre para ficar com seu novo filho de quatro patas. Ele está em um ambiente estranho, e receber carinho e atenção é essencial durante essa fase; 
  • Apresente a nova caminha do cachorro e, se possível, concentre suas atividades ali. Durante a noite, é comum que os pets se sintam inseguros. Por isso, é aconselhado que ele já se acostume com a cama; 
  • Deixe seu amigo próximo a você, inclusive na hora de dormir. Lembre-se de que ele nunca dormiu sozinho, e essa pode ser uma experiência assustadora!

Tenha em mente que o primeiro dia é o mais difícil. Se o seu filhote chorar, não significa que ele está triste. Mudanças nem sempre são fáceis de entender, especialmente para um cachorro recém-nascido.

Portanto, o processo de adaptação dura algum tempo, que pode variar de acordo com o cachorro. Mas esse período vai ajudar a fortalecer a relação com o tutor, por isso, tenha paciência e ofereça muito carinho. 

filhote de cachorro peludo

Dicas de adaptação a longo prazo

O temido primeiro dia finalmente terminou, mas isso não quer dizer que a adaptação chegou ao fim. Pode ser que seu novo amigo ainda se sinta inseguro por alguns dias. 

Então, dê a ele o tempo necessário e, aos poucos, vá dando mais autonomia e independência para o pet. Conforme o tempo passa, ele irá se acostumar mais com a rotina e a família.

  • Mantenha a alimentação adequada para a idade, cachorros filhotes precisam de uma nutrição específica para crescerem fortes e saudáveis. Por isso, ofereça a ele ração de cachorro filhote enquanto ele ainda estiver em fase de crescimento;
  • Leve o seu amigo ao veterinário regularmente. Além de acostumá-lo às visitas, a cartela de vacina para cachorro filhote tem que estar sempre em dia;
  • Afaste a cama do cachorro da sua pouco a pouco. Especialistas recomendam mover a cama meio metro por noite, até chegar ao local ideal. Caso o pet chore muito, volte a cama apenas 25 cm e comece de novo. Seu cachorro filhote é fofinho, mas vocês dois precisam de seu próprio espaço! 

Seguindo as recomendações acima com seu cachorro filhote, logo ele estará se sentindo em casa! No entanto, lembre-se de que esse processo não é uma regra, e cada cãozinho pode ter suas particularidades. 

Caso perceba que realmente está muito difícil a adaptação, consulte com um especialista. Em casos especiais, áreas como a psicologia canina podem ajudar.  

cachorro recém-nascido

Se quiser mais dicas e informações de como cuidar de seus cães filhotes e adultos, aqui, no blog da Petz, temos diversos conteúdos que podem te ajudar! Aproveite a visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog