Cães Filhotes

Descubra com quantos dias um filhote de cachorro pode comer ração

Publicado em 15 de novembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Ter um filhote em casa é tudo de bom! Nada como ter um peludo bem arteiro para cuidar e dar atenção, não é mesmo? Porém, para que tudo corra bem no desenvolvimento do pequeno, é preciso ter alguns cuidados, principalmente relacionados à alimentação. Você sabe com quantos dias filhote de cachorro pode comer ração, por exemplo?

filhotes de cachorros dormindo deitados em pote de ração

Essa é uma dúvida bem comum em quem está com uma ninhada em casa ou adotou um animalzinho que ainda mama. A dieta dos pets deve se adequar a cada fase da vida deles, e a alimentação de cachorro filhote feita de forma correta é crucial para evitar doenças. Assim, ele pode crescer e se desenvolver com saúde.

A troca da alimentação líquida (seja o leite materno ou artificial) para a sólida (ração) é um marco importante na vida desses filhotes, mas é algo simples de fazer. Neste texto, vamos descobrir como e com quantos dias o filhote de cachorro pode comer ração. Confira!

Como e quando acontece o desmame dos cachorros?

O leite materno é essencial, sendo o único alimento necessário para os filhotes recém-nascidos até a idade do início do desmame, que ocorre entre três e quatro semanas de vida.

Se o filhote está sendo amamentado pela mãe, é natural que ela mesma comece a fazer o desmame, rejeitando o filhote quando ele a procura para mamar. Nessa fase, surgem os primeiros dentes de leite do pet, o que incomoda a cadela.

Um filhote de 30 dias pode comer ração, mas isso não ocorre de forma repentina e tem algumas ressalvas. O ideal é que o desmame completo ocorra somente a partir da sexta semana de vida, portanto, deve ser feito de forma gradual, respeitando a fase de transição.

Fase de transição na alimentação dos filhotes

Os alimentos sólidos devem ser inseridos pouco a pouco, até que seja a única fonte de alimento dos pets. O ideal é não oferecer a ração seca logo de imediato, mas sim papinhas, que são mais fáceis de mastigar e digerir.

Para fazer a papinha, misture um pouco de água morna à ração para cachorro filhote até que fique bem mole. Você também pode oferecer sachês de boa qualidade, próprios para filhotes, para fazer essa transição ou escolher uma ração de desmame, que é bem mais macia do que a ração seca convencional.

A recomendação é que a fase de transição dure aproximadamente uma semana, mas pode ser estendido caso o animal não se adapte. No primeiro dia, o alimento deve ser bem pastoso. À medida que os dias passam, a consistência deve ficar cada vez mais sólida.

Nesse período, o peludo continua mamando, mas cada vez menos. A papinha é mantida até o final do segundo mês de vida. Novamente, de forma gradual, inicia-se a alimentação com ração seca. Com aproximadamente 45-60 dias de vida, o filhote de cachorro pode comer ração.

cachorro filhote pode comer carne crua 3

Adotei um filhote órfão, posso dar ração?

Agora que você já sabe com quantos dias o filhote de cachorro pode comer ração, se tiver um pet muito jovem sem a presença da mãe, precisará estimar sua idade para saber se ele está apto a comer alimento sólido. Um indício é analisar se o peludo já tem dentes, por exemplo.

Se tiver dúvidas quanto a isso, peça orientação do médico-veterinário, que também orientará a respeito de alimentos para cachorro filhote. O profissional pode indicar leites artificiais, caso o peludinho ainda não possa comer ração.

Como dar ração para o filhote?

Os filhotes são animais bem gulosos, pois ainda não apresentam maturidade no organismo para ter a sensação de saciedade. Além disso, seu estômago também é pequeno e não comporta grande quantidade de comida, principalmente no caso de pets de pequeno porte.

Por isso, as refeições devem ser divididas em várias porções ao longo do dia. Cada marca de ração contém em sua embalagem a quantidade de consumo diária de alimento.

Essa quantidade é diferente entre os fabricantes, pois pode haver variações em sua composição, por exemplo, a porcentagem de calorias. Após identificar quanto de ração o filhote deve comer, divida o total em pequenas porções, conforme o exemplo a seguir:

  • filhotes de 2 a 4 meses: quatro a cinco refeições;
  • filhotes de 5 a 7 meses: três a quatro refeições;
  • filhotes de 8 a 12 meses: duas a três refeições.

Qual é a melhor ração para cachorro filhote?

Existem diversas marcas de ração, com preços que também variam, dependendo da qualidade. As rações Premium e Super Premium (essa informação é encontrada na embalagem) são as mais indicadas, pois contêm matéria-prima de melhor qualidade.

Nessa fase da vida do peludo, é muito importante que ele receba todos os nutrientes necessários, pois o rápido crescimento exige muito do seu organismo. A principal escolha é que a ração seja destinada a filhotes, nunca ração de adulto ou de gato, pois as necessidades nutricionais são diferentes.

cachorro filhote pode comer laranja 3

Como e com quantos dias filhote de cachorro pode comer ração já não é mais um mistério para você! Não deixe de acessar o blog da Petz para conferir mais dicas importantes nos cuidados do seu amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog