Cães Filhotes

Filhote de cachorro pode comer ovo cru?

Publicado em 07 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Na hora de planejar a alimentação do pet, é fundamental entender quais alimentos ele pode ou não pode comer. Afinal, filhote de cachorro pode comer ovo cru? Além da ração específica para a raça e o porte do amiguinho, é interessante oferecer alguns alimentos extras, como petiscos, desde que em quantidade moderada. Assim, ele se mantém nutrido e feliz!

como acalmar filhote de cachorro3

Pensando nisso, no conteúdo que nós, do blog da Petz preparamos para você hoje, vamos responder à dúvida. Após a leitura, você entende se filhote de cachorro pode comer ovo cru e pode oferecer alimentos ao cãozinho com mais segurança. Continue lendo para não perder nenhum detalhe!

Afinal, filhote de cachorro pode comer ovo cru?

A resposta mais direta para “filhote de cachorro pode comer ovo cru?” é não. Mesmo que a proteína de origem animal seja importantíssima para o metabolismo canino, é sabido que nem todo alimento é seguro para o amigo peludo.

No caso do ovo cru, o perigo está principalmente no fato de ele não estar cozido. Isso porque alimentos crus apresentam alto risco de contaminação, podendo atrair micro-organismos perigosos para a saúde dos cachorros. Isso também vale para outras comidas cruas, como carne e leite.

Oferecer ovo cru para cachorro tem como principal risco a contaminação pela bactéria Salmonella spp. A ingestão de alimentos contaminados afeta o trato intestinal do pet, podendo desencadear sintomas como diarreia, vômito, dores abdominais e febre. Em casos mais graves, pode levar à morte do animalzinho.

Caso o pet ingira ovo cru por acidente, é importante levá-lo ao veterinário com urgência. O médico fará uma anamnese, avaliando os sinais clínicos e o resultado de exames. O tratamento pode envolver o uso de antibióticos, para combater a bactéria, e fluidoterapia, para repor água e eletrólitos.

Vale lembrar que a recomendação de não ingerir ovo cru vale tanto para cachorros filhotes quanto para pets em idade adulta, já que os animais estão sujeitos à infecção pela Salmonella spp em qualquer fase da vida.

Ovo cozido é liberado para cães?

A resposta para a dúvida “cachorro pode comer ovo cru?” é negativa, mas a versão cozida está liberada para consumo animal? Sim! Isso porque cozinhar os alimentos elimina o risco de contaminação por bactérias e outros micro-organismos nocivos. Além disso, a deficiência e biotina induzida por consumo de claras de ovos cruas pela Avidina liga-se à biotina impedindo sua absorção.

Sendo assim, você pode dar ovo para cachorro filhote. Ele é uma ótima opção de petisco para a dieta canina, mas lembre-se de moderar na quantidade. O alimento não pode representar mais que 10% das calorias diárias do pet.

Entre os benefícios nutricionais do ovo cozido para cães, é possível citar a concentração de vitaminas A, D, E e K e o aporte de aminoácidos fundamentais para os tecidos do corpo, como a albumina. Além disso, o alimento é bastante saboroso para o paladar canino e pode ser aproveitado na totalidade.

Ovos.

Alimentos permitidos para cachorro

Quer descobrir quais são os outros alimentos permitidos para cachorro? Preparamos uma lista completa e variada com opções seguras de frutas, verduras e legumes para você oferecer para o seu amigo de forma regular. Em caso de dúvidas, não hesite em contatar o médico-veterinário de confiança.

Frutas

Entre as frutas liberadas para consumo canino, é possível citar maçã, pera, banana, morango, melancia, melão, mamão, manga, laranja e kiwi. As frutas são excelentes fontes nutricionais de vitaminas variadas (como as do complexo B) e fibras, ajudando a melhorar o trato intestinal do amigo peludo.

Verduras

A categoria de verduras também conta com opções interessantes para o pet. Entre a lista de hortaliças seguras para oferecer ao cãozinho no dia a dia, estão: espinafre, repolho, aipo e alface.

Legumes

Entre os alimentos naturais, os legumes são extremamente benéficos para a saúde canina. Se quiser incluí-los como snacks na rotina do cachorro, opte por ervilha, cenoura, abóbora, abobrinha, pepino, berinjela, brócolis, couve-flor, vagem e batata-doce.

Lista de alimentos proibidos para cães

Quando se trata de alimentos que cachorro não pode comer, além de todos aqueles que estiverem crus, como ovo, carne, leite e derivados, existem algumas restrições específicas que todo tutor precisa conhecer para não colocar a saúde do amigo em risco.

Nessa lista, estão alimentos como chocolate, café, uva, uva-passa, abacate, macadâmia, alho, cebola, cereja, ameixa, ameixa seca, alho-poró e batata crua. Essas opções são proibidas porque podem atacar o estômago do pet, causar desconfortos e/ou conter substâncias nocivas que podem causar intoxicação.

Lembre-se de não adicionar sal ou temperos nas verduras servidas ao pet. Além disso, folhas, caules e sementes devem ser retirados de todas as frutas e legumes antes de serem ofertados ao cachorro.

Cachorro deitado olhando para cima

Agora, você já sabe se filhote de cachorro pode comer ovo cru. Para garantir uma alimentação saudável e balanceada para o seu pet, o essencial é investir em rações de qualidade. Na loja on-line da Petz, você encontra rações para variadas raças e portes, além de suplementos, multivitamínicos, petiscos e muito mais. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog