Cães Filhotes

Veja se filhote de cachorro pode comer frutas e legumes

Publicado em 20 de dezembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

A chegada de um pet é um momento cheio de felicidade, principalmente para os tutores de primeira viagem. Porém, a alegria de receber o amigo pela primeira vez pode vir acompanhada de algumas dúvidas, como a alimentação canina. Por exemplo: você sabe se filhote de cachorro pode comer frutas e legumes?

Cachorro deitado olhando para cima

Para responder a essa dúvida, nós, do blog da Petz, preparamos um conteúdo recheado de dicas sobre cuidados com a alimentação do filhote de cachorro. Ao final da leitura, você saberá tudo sobre os alimentos que são ou não permitidos na dieta canina. Continue lendo e confira todas as informações!

Alimentação do filhote de cachorro

Se você está se perguntando se filhote de cachorro pode comer frutas e legumes, saiba que a resposta é depende. No início da vida, os cães precisam se alimentar exclusivamente de leite materno, já que ele contém os nutrientes essenciais para a saúde animal, como o colostro, capaz de estimular a imunidade do pet.

É importante notar que nesse momento inicial, que dura, em média, de cinco a seis semanas desde o nascimento do animalzinho, o cachorro sequer desenvolveu seus dentinhos. Por isso, até mesmo oferecer ração própria para cães pode ser perigoso, já que eles não têm as estruturas adequadas para mastigar.

Com o passar do tempo, é necessário que o cãozinho passe por um momento de transição, quando começará a se alimentar de comidas mais sólidas gradativamente. Também conhecida como desmame, nesta fase, a alimentação passa a ser mais consistente, em forma de papinhas e/ou sachês.

Passada essa etapa, a ração convencional é a principal comida para cachorro filhote, mas também é possível oferecer frutas e legumes mais sólidos em forma de petisco, desde que em quantidades moderadas.

cachorro tem adolescencia

Benefícios das frutas e legumes para os cachorros

Filhote de cachorro pode comer frutas e legumes, sim! Esses alimentos apresentam inúmeros benefícios para a saúde canina, como o aporte de vitaminas do complexo B, a presença de antioxidantes que fortalecem o sistema cardiovascular e de fibras que melhoram o trato intestinal dos pets.

Além disso, incluir esses alimentos no cardápio dos cãezinhos também é uma boa forma de mantê-los hidratados ao longo do dia, principalmente nos meses mais quentes do ano, já que as frutas e legumes costumam ser ricos em água e podem funcionar como um snack refrescante.

Frutas para cachorros

Entre as frutas que cachorro filhote pode comer, é possível citar banana, maçã, tangerina, mirtilo, pera, pêssego, morango, mamão, melão, melancia, manga, laranja, caqui e kiwi.

Legumes para cachorros

Já a lista de legumes para cachorro filhote inclui abobrinha; brócolis; chuchu; cenoura; abóbora; berinjela; couve-flor; vagem; batata-doce; inhame; quiabo, pepino e ervilha. O consumo de algumas folhas, como espinafre, repolho e aipo, também é liberado.

Frutas e legumes que cachorros não podem comer

Ainda que a lista de frutas e legumes liberados para o consumo canino seja extensa, existem alguns alimentos que nunca devem ser ofertados para os cães, de acordo com a recomendação dos médicos-veterinários. Isso porque eles podem ser tóxicos para o animal, mesmo que ingeridos em pequenas quantidades.

Se ingeridas, as comidas da lista abaixo podem causar desconfortos abdominais e diarreias, evoluindo para um quadro de intoxicação alimentar, em casos mais graves. Confira a seguir os alimentos que não são liberados na dieta canina:

  • uva e uva-passa;
  • alho e alho-poró;
  • cebola;
  • chocolate e doces em geral;
  • alimentos crus (legumes, ovos, carnes, leite e derivados);
  • abacate;
  • cereja;
  • carambola;
  • semente de ameixa e ameixa-seca;
  • café;
  • alimentos gordurosos (pizza, batata frita, hambúrguer, etc.);
  • processados (linguiça, salsicha, presunto, etc.).

Como oferecer legumes e frutas para o cachorro?

Já sabemos que pode dar frutas para cachorro filhote, assim como legumes e verduras. No entanto, para oferecer esses alimentos ao animalzinho de forma segura, é preciso se atentar a alguns detalhes no dia a dia.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a base da alimentação canina deve ser a ração própria para o porte e a raça do cachorro. Ela contém as proporções adequadas de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas) para a saúde dos nossos amigos.

No caso dos cachorros filhotes, é essencial respeitar o período de desmame antes de oferecer qualquer alimento sólido. Isso porque, se a comida for oferecida no momento errado, o cãozinho pode engasgar e, em casos mais graves, vir a óbito. Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu médico-veterinário de confiança.

Para dar legumes ao cachorro de forma segura, prefira sempre oferecê-los cozidos. Além disso, retire folhas, caules e sementes das frutas e legumes. Se possível, opte por alimentos orgânicos e de boa procedência, além de fazer a higienização correta para evitar a contaminação por microrganismos carreadores de doenças.

cachorro filhote pode comer laranja 3

E aí, gostou de saber que filhote de cachorro pode comer frutas e legumes? Para garantir uma alimentação equilibrada para os nossos amigos peludos, na loja on-line da Petz você encontra uma seleção de rações, petiscos, suplementos, vitamínicos, comedouros, bebedouros e muito mais. Acesse já e não perca nenhuma oferta!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog