Cães Filhotes

Filhotes de cachorro – Preparação e cuidados básicos

Publicado em 12 de julho de 2017

Tempo de leitura: 4min

Trazer um novo pet para casa é certamente uma experiência divertida e muito alegre para todos os membros da família e estar previamente preparado para isso pode tornar tudo muito mais tranquilo e leve para todos os membros envolvidos, especialmente quando estivermos falando sobre filhotes de cachorro.

Pensando isso, preparamos um manual com tudo o que você precisa saber antes de receber filhotes de cachorro ou um cachorro adulto que você tenha acabado de adotar. Vamos ver?

Filhote de cachorro correndo no gramado

Cuidados com filhotes de cachorro: o que esperar nos primeiros dias

Os primeiros dias serão uma experiência muito nova e talvez até um pouco estressante tanto para você quanto para o novo pet, por isso paciência e carinho, aqui, devem ser as palavras de ordem. Esta fase de transição e adaptações deve durar uma ou duas semanas, por isso, até que a nova rotina esteja estabelecida, esteja pronto ou pronta para:

  • Acidentes: ensinar cachorros a fazerem as necessidades no lugar certo leva tempo, por isso tenha sempre em mãos muitos jornais, papéis-toalha e demais produtos de limpeza. Produtos para remoção destes odores em específico também podem ser uma boa ideia.
  • Timidez: caso você tenha trazido para casa um cachorro adulto ou idoso, é comum que ele ou ela aja com timidez ou se esconda de você. Dê tempo e espaço ao pet, se aproximando e criando o laço entre vocês aos poucos.
  • Ganidos e choro, principalmente quando é um cachorro filhote: utilize essências e difusores relaxantes e passe o máximo de tempo possível com o filhote, para que ele logo comece a confiar em você.
  • Visitas ao veterinário: seja para vacinação, checkups de rotina ou para tirar alguma dúvida sobre um comportamento estranho, tenha sempre um veterinário de confiança à sua disposição.
  • Pequenas pragas: pode ser que o pet chegue em casa com pulgas ou carrapatos, portanto já converse com seu profissional de confiança sobre tratamentos para o pet, sua casa e seu jardim.
  • Mudanças de comportamento: seu cachorro não chegará em casa já sabendo como se comportar, por isso sempre utilize técnicas positivas para ensiná-lo a se comportar bem e te obedecer.
  • Fornecer um espaço confortável: Compre uma casinha e alguns brinquedos para seu filhote.

Dica valiosa: nunca grite ou bata em filhotes de cachorro. Esse tipo de “educação” não é efetiva e pode, na verdade, incentivar mau comportamento. Para um treinamento bom e eficiente, consulte os Centros Veterinários da Petz!

Cuidados com filhote de cachorro: mais orientações!

Filhotinhos de cachorro são curiosos e adoram explorar, por isso é importante esconder fios elétricos, colocar telas nas suas janelas caso você more em apartamento e manter fertilizantes, produtos químicos, sapatos, roupas e demais objetos fora do alcance do filhote de cachorro.

Especialmente para quem tem crianças em casa, é fundamental que o contato entre elas e o novo pet seja supervisionado por um adulto, evitando acidentes e traumas para as duas partes e permitindo uma convivência amigável e saudável a todos.

Filhotes de cachorro

Como escolher a melhor ração para filhotes de cachorro?

Parece óbvio, mas escolher a ração apropriada para o seu filhote é fundamental para um bom crescimento. Para isso, esteja atento às necessidades nutricionais e, principalmente, para condições específicas do seu novo pet, como diabetes, problemas de pele, entre outras. Apenas depois desta análise, conte com um bom profissional para te indicar a melhor ração!

Procurando os melhores produtos para filhotes de cachorro? Faça-nos uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog