Iresine: a planta de raiz tropical e de coração-magoado
Publicado em 13 de janeiro de 2026Tempo de leitura: 5min
Famosa por aguentar um sol forte e por também se dar bem em ambientes internos, a Iresine chama a atenção pela coloração avermelhada, que explica um dos nomes: coração-magoado.

Ter uma Iresine no jardim é uma forma simples e eficaz de adicionar um toque de cor e vida ao ambiente. Ao contrário de muitas plantas que dependem de flores para se destacarem, a Iresine chama atenção pela beleza das folhas. Continue lendo para saber mais.
O que é a Iresine?
Ela é uma planta prima do espinafre, da família Amaranthaceae, com cerca de 20 a 30 espécies diferentes, e pode ser cultivada em vasos dentro de casa ou em canteiros externos.
A estrela do grupo é a Iresine herbstii, a espécie que você mais encontra por aí em jardins e casas. Ela é a mais popular por conta das folhas coloridas e vibrantes, além de ser nativa aqui do Brasil.
Para que serve a Iresine?
A principal utilidade da Iresine é na decoração. As folhas chamativas e cheias de cor são perfeitas para dar vida a qualquer ambiente. Você pode usá-la de diversas formas, confira:
- em canteiros: criando bordaduras coloridas, delimitando espaços ou preenchendo áreas vazias;
- em vasos: seja dentro de casa, em varandas ou em jardins, ela se adapta bem e adiciona um toque de cor;
- em composições: combinada com outras plantas, a Iresine cria contrastes interessantes e deixa o arranjo mais dinâmico.
Quais são as características e a aparência?
A Iresine se destaca pelas características marcantes, que a tornam uma escolha popular para quem busca beleza e cor. Nesse sentido, as folhas são a grande atração, pois nelas está toda a beleza.
Qual a altura que a Iresine pode atingir?
A altura da Iresine pode variar bastante, a depender da espécie e do ambiente em que ela é cultivada. A Iresine herbstii pode chegar a cerca de 60 centímetros. Se não for podada, pode até ultrapassar essa medida.
Como é a folha da Iresine?
A folha da Iresine é a característica mais conhecida da planta. Elas têm um formato oval, com um aspecto levemente enrugado ou crespo, e podem ter pontas arredondadas. A cor é o que realmente impressiona, variando entre:
- tons de vermelho, rosa e roxo: comuns na variedade popularmente conhecida como folha-de-sangue ou Iresine vermelha;
- folhas verdes: muitas variedades de Iresine têm folhas verdes com veios marcantes, como a Iresine herbstii ‘Aureo-reticulata’, que tem veios dourados;
- folhas bicolores ou tricolores: algumas variedades apresentam uma mistura de cores, tornando-as únicas.
A Iresine ‘Brilliantissima’ é a versão mais clássica da Iresine, conhecida pelas folhas de um vermelho-púrpura profundo e brilhante. A Iresine ‘Blazin Rose’ tem uma cor rosa intensa e vibrante, com folhas que parecem ter sido pintadas à mão.
Já a Iresine ‘Blazin Lime’ tem folhas em um verde-limão brilhante com veios contrastantes em tons de rosa, vermelho ou roxo. Essa combinação de cores cria um visual exótico, perfeito para composições que precisam de um ponto de luz.

Cuidados essenciais
A Iresine gosta de bastante luz para as folhas manterem as cores fortes e vivas. A melhor opção é a luz solar direta por algumas horas, de manhã ou no final da tarde.
O solo rico em matéria orgânica é ideal para a Iresine: a planta também valoriza um solo bem drenado. Ela não gosta de excesso de água, então as regas podem ser frequentes, mas sem exageros.
Por ser uma planta tropical, ela prefere temperaturas mais quentes. Sendo assim, mantenha-a em ambientes onde a temperatura não caia muito e longe de correntes de ar frio.
Como fazer mudas e cuidar da Iresine?
A maneira mais fácil de fazer mudas de Iresine é por meio da estaquia. A poda é essencial para manter a Iresine bonita, cheia e com cores vibrantes. Sem a poda, a planta pode ficar alongada e com poucas folhas.
Com o tempo, ela cresce e o vaso pode ficar pequeno. Por isso, o replantio (conhecido como “repotagem”) é um cuidado importante.
Faça a troca da Iresine em vaso uma vez por ano, de preferência na primavera, para dar mais espaço para as raízes crescerem e renovarem os nutrientes do solo.
Pragas, doenças e cuidados
Em geral, a Iresine não atrai muitas pragas, mas pode ser atacada por insetos comuns, como cochonilhas e pulgões. Fique atento a estes sinais: folhas desbotadas, murchas, manchadas, em tons de marrom ou amareladas.
Usos e composições em paisagismo
A Iresine que pode ser usada em bordaduras e maciços, jardins tropicais e, para destacar as cores, em composições com flores, entre outros. Por exemplo, a Iresine de folhas avermelhadas fica linda ao lado de flores amarelas, como Zínias ou Margaridas, ou com flores brancas, como Petúnias.

Pratique a jardinagem com a Petz
A Iresine é a prova de que você não precisa de flores para ter um jardim espetacular. Por isso, continue navegando no blog da Petz para acompanhar mais conteúdos de casa e jardim.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário