Saiba mais sobre a limpeza de tártaro em cães idosos
Publicado em 14 de janeiro de 2026Tempo de leitura: 4min
A limpeza de tártaro em cães idosos é importante para o bem-estar geral do pet. Mesmo os cães que têm os dentes escovados diariamente podem necessitar do procedimento, pois a escovação raramente permite a limpeza da parte interna dos dentes. Continue lendo para saber sobre a limpeza de tártaro em cães idosos.
Benefícios da limpeza de tártaro
Muitos responsáveis apreciam os carinhos dos cães, mas essas lambidas podem adquirir um cheiro desagradável. Devido à placa bacteriana nos dentes do animal, que deve ser removida periodicamente por meio de um tratamento periodontal.
A limpeza de tártaro em cachorro idoso ou jovem não é apenas uma questão estética. O acúmulo de placa bacteriana pode causar gengivite, resultando em sangramentos que aumentam a chance de entrada de microrganismos na corrente sanguínea.
Se o tártaro no pet acontecer, as bactérias podem até afetar o coração, o fígado e os rins, levando a problemas sérios nestes órgãos. Assim, a higienização dos dentes é fundamental para a saúde geral do animal.
Sinais que indicam a necessidade de intervenção
Um dos primeiros sinais que indicam a necessidade de limpeza de tártaro em cães idosos é o hálito desagradável. Quando o mau hálito é muito forte e persistente, provavelmente é necessário realizar algum tratamento.
As bactérias presentes no tártaro podem penetrar na gengiva, causando gengivite e, eventualmente, destruindo as estruturas que sustentam os dentes, o que pode levar à perda dentária. Isso afeta significativamente a maneira como o pet se alimenta e a qualidade de vida. Por isso, recomenda-se levar o animal ao veterinário anualmente para averiguar a necessidade de uma limpeza mais profunda.
Limpeza de tártaro em cães idosos é recomendada?
Embora a limpeza de tártaro em cães seja comum em clínicas veterinárias, não é um procedimento tão simples.
Como os cães não conseguem ficar imóveis por conta própria, é necessária a aplicação de anestesia geral. Por isso, é importante ter cautela e realizar todos os exames pré-anestésicos solicitados pelo médico-veterinário. Entre os testes indicados para pets de todas as idades estão exames como hemograma, função renal e hepática, glicemia e ecocardiograma.
Após esses testes e avaliações adequadas, o risco para um animal mais velho não é muito maior do que para um mais jovem. A anestesia inalatória costuma ser a mais indicada, sendo considerada mais segura para a remoção do tártaro.
Quando a limpeza de tártaro em cães idosos não é indicada?
A limpeza de dente de cachorro com tártaro é vital para a saúde, mas há situações em que não é recomendada, como quando a anestesia apresenta muitos riscos.
A limpeza de tártaro em cachorro com anestesia pode ser especialmente perigosa para animais com cardiopatias, diabetes, entre outras condições. É importante lembrar que apenas o veterinário está capacitado para recomendar ou não a remoção das placas bacterianas.
Dicas para prevenir o tártaro em todas as idades
Não há uma regra fixa sobre a frequência da limpeza de dente de cachorro em cada fase da vida. Sabe-se que, quanto mais medidas forem tomadas para prevenir a formação do tártaro na rotina, maior pode ser o intervalo entre os procedimentos.
Então, escove os dentes do cachorro diariamente com escova e pasta apropriadas. Ofereça rações de qualidade que ajudam a prevenir a formação precoce do tártaro. Além disso, forneça petiscos e brinquedos que contribuem para a manutenção da saúde bucal.
Não existe um remédio para tártaro canino. Por isso, não confie em receitas milagrosas da internet. Produtos como espumas e lenços bucais específicos para a limpeza dos dentes de cães que não gostam de escova podem ser úteis para refrescar o hálito, mas não substituem a escovação diária.
Gostou de aprender mais sobre a limpeza de tártaro em cães idosos? Então, marque já a sua consulta no Centro Veterinário Seres mais próximo de você e realize a avaliação periódica da saúde oral do seu pet.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário