Nutrição

Alimentação natural para cachorro: como fazer da melhor forma

As rações secas de qualidade são uma das melhores opções para garantir uma dieta balanceada para nossos pets. No entanto, muitos tutores têm dó de vê-los comer sempre o mesmo alimento. Uma alternativa para mudar isso e que está se destacando cada vez mais é a alimentação natural para cães.

Ficou curioso? Saiba mais sobre o assunto e descubra se essa alimentação saudável para cães é recomendada para o seu amigo.

O que é a alimentação natural para cães?

De acordo com o médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal, Dr. Eduardo Braghirolli, o conceito de alimentação saudável para cachorro ainda é bastante controverso. Isso por conta de dois motivos, principalmente.

Um deles, explica o especialista, é o fato de não existir um órgão legislador e fiscalizador responsável por dizer o que é um alimento natural. “Nos Estados Unidos e Europa, temos algumas organizações que fazem esse papel. Mas, olhando o que elas dizem, existem várias diferenças para o que é tido como natural por cada uma”.

Já o segundo motivo é mais técnico. O Dr. Eduardo diz que o termo “natural” implica em algo que não tem nada de artificial. Segundo ele, é praticamente impossível garantir uma refeição balanceada aos pets sem o uso de nutrientes sintéticos, como vitaminas e minerais. 

“Cães e gatos necessitam de 58 nutrientes diferentes diariamente, e não conseguimos atender a essa demanda só com ingredientes comuns, como arroz, vegetais e carnes”, diz o veterinário.

Então não existe comida natural para cães e gatos? Segundo o especialista, existe, mas o nome que utilizamos para indicar essa alimentação é errado. “Os termos mais indicados seriam dieta caseira ou alimentação caseira, o que seria o oposto da dieta comercial”.

Alimentação caseira: ela é recomendada?

O fato de ainda não haver um consenso em relação à sua nomenclatura não anula a recomendação de uma alimentação caseira. Na verdade, desde que o pet esteja saudável e sua dieta seja balanceada, não há problema algum em oferecer comida natural para cachorro.

O que realmente importa nesse momento não é apenas qual o tipo mais adequado de refeição, e sim o auxílio profissional que você buscará para decidir. Porém, infelizmente, essa é uma prática que poucos tutores têm. 

No caso da alimentação caseira, realizar a consulta é imprescindível, visto que será necessário montar um cardápio próprio e não somente adquirir uma ração em especial. Como explica o veterinário: “Somente um médico-veterinário com experiência em nutrição poderá garantir que essa dieta seja balanceada”.

A polêmica dos alimentos crus

Se você se interessa pelo tema e já buscou algo relacionado à comida saudável para cachorro e gatos, já deve saber que alimentos crus não são recomendados. Isso porque, de acordo com o Dr. Eduardo, alguns patógenos presentes nas carnes cruas são capazes de induzir doenças, podendo até mesmo passar para tutores.

Para que isso não ocorra, o veterinário explica que alimentos crus podem ser dados aos pets desde que sejam congelados por, no mínimo, sete dias. Isso dentro de um freezer em temperaturas abaixo de -8ºC. Além disso, os alimentos não consumidos por eles em até 20 minutos devem ser descartados.

Alimentação caseira pronta e congelada

Para a alegria de tutores que andam sem tempo, a boa notícia é: hoje em dia, já é possível contar com opções de alimentação caseira congelada. Isso mesmo! 

Mas lembre-se: assim como a comida caseira de cachorro, para oferecer essa outra alternativa de alimentação saudável para cães, o primeiro passo é conversar com um veterinário. 

Está pensando em mudar o cardápio do seu pet para uma alimentação natural para cachorro? A clínica veterinária da Petz conta com médicos-veterinários especializados que poderão orientá-lo nessa transição. 

Além disso, aqui você também encontra opções de alimentos congelados, com garantia de procedência e qualidade. Assim, a alimentação natural para cães será ainda melhor. 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mistério: por que gato não pega carrapato normalmente?

Os tutores de felinos podem se surpreender quando percebem que os bichanos quase nunca são…

25 minutos ago

Cachorro pode comer quiabo cozido? Venha descobrir!

Cachorro pode comer quiabo cozido? Esse alimento é muito consumido em pratos típicos de algumas…

3 horas ago

Descubra como escolher nomes de tartarugas

Os répteis são tranquilos e silenciosos e podem ser ótimas companhias. Em geral, eles são…

1 dia ago

Gato com gases: é normal soltar pum?

Um gato com gases pode até ser engraçado. Quando um pet solta pum próximo das…

1 dia ago

Espécies Endêmicas

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

2 dias ago

O que é o Ibama

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

2 dias ago