Calopsita pode comer melão?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 11, 2021

Nutrição
Calopsita pode comer melão?
Tempo de leitura: 4 minutos

Saboroso e muito rico em água, o melão é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. E quando estamos com um pedaço da fruta na mão, pode ser que nossa companheira emplumada se aproxime para surrupiar uma mordiscada. Aí surge a dúvida: será que a calopsita pode comer melão?

calopsita na casinha

Se você quer saber quais são os riscos e benefícios da fruta para a ave, continue lendo! Descubra aqui se calopsita pode comer melão e o que fazer caso a sua dê uma petiscada na sua fruta!

Afinal, pode dar melão para calopsita?

Não há problema algum em oferecer um pedaço de melão para calopsita de vez em quando. Originária provavelmente do Oriente Médio, a fruta é composta principalmente por água, sendo uma ótima opção para ajudar a calopsita a se manter hidratada no verão. 

Além disso, assim como a melancia, o melão é muito rico em vitaminas e minerais importantes para as aves. Então sim, pode dar melão para calopsita! 

Contudo, é importante destacar que o melão e frutas que pode dar para calopsita devem ser oferecidos com moderação. Isso porque os alimentos extrusados específicos para elas já são feitos para garantir uma nutrição completa. Devido à frutose, o excesso de frutas pode desencadear problemas como a obesidade.

Conheça as propriedades do melão

Como petisco, o melão para calopsita é uma excelente opção. Especialmente nos dias quentes, a concentração de água presente na fruta é útil para ajudar na hidratação. Não bastasse isso, ele também é muito rico em vitaminas importantes para as aves. Conheça algumas delas:

  • Vitamina A: também chamada de retinol, é importante para a manutenção de uma boa visão. Ela também está associada às funções da pele, contribuindo para deixar as penas mais bonitas, brilhantes e saudáveis; 
  • Vitaminas do complexo B: participam da metabolização de carboidratos, proteínas e lipídios, sendo essencial para a manutenção da saúde e para dar à ave mais energia;
  • Vitamina C: é um importante antioxidante, diminuindo a oxidação das células, que leva ao envelhecimento precoce. Também é importante para o sistema imunológico.

Além de vitaminas, o melão conta, ainda, com minerais importantes para as aves, entre os quais podemos destacar o cálcio e o potássio. Em caso de suspeita de deficiências nutricionais, porém, não tente solucionar o problema em casa, por conta própria. Consulte um veterinário!

Como oferecer melão para a calopsita?

Calopsita pode comer melão, mas todas as frutas, verduras e legumes seguros para a ave devem ser servidos frescos e muito bem lavados. Assim como acontece conosco e com animais de outras espécies, a presença de micro-organismos nos alimentos pode desencadear uma série de doenças

Nesse sentido, uma das mais comuns entre as aves é a giardíase. Causada por um protozoário, a zoonose é transmitida pela ingestão de oocistos que podem estar presentes em alimentos mal-lavados. 

Entre os sintomas de giardíase em calopsita estão: diarreia, perda de peso, perda de apetite e letargia. Em caso de suspeita, procure um veterinário. Então, sempre que for dar frutas para calopsita ou outros vegetais, tome o cuidado de fazê-lo da maneira correta!

Para servir melão à calopsita, remova a casca e as sementes e corte a fruta em pedaços. Calopsita não pode comer semente de melão. Lembre-se de que algumas sementes de frutas, como as das maçãs, contêm a substância tóxica cianeto. Na dúvida, prefira sempre remover essas pequenas estruturas. 

Ainda mais nos dias muito quentes, a fruta deve ser consumida num curto espaço de tempo. Havendo sobras, estas deverão ser descartadas depois de duas horas para não oxidarem e não atraírem insetos para a gaiola. 

Por fim, lembre-se de que as frutas devem ser oferecidas com moderação. Em excesso, a ingestão pode acabar contribuindo para o aumento de peso que, por sua vez, está associado ao desenvolvimento de problemas como doenças cardíacas e estresse respiratório. 

Rações próprias para calopsita são a base da alimentação

Agora que você já sabe que calopsita pode comer melão, oferecer alimentos variados em quantidade moderada é benéfico para a saúde física e mental da calopsita. Em especial quando a oferta está associada a brincadeiras, interações com o tutor e estímulos cognitivos, como o ensino de truques. 

Já para garantir uma alimentação balanceada no dia a dia, as rações comerciais específicas para calopsitas são uma ótima opção. Elas contam com a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula de alimento. Isso evita que a ave selecione apenas os alimentos de que mais gosta na hora de se alimentar.

calopsita em pé

Para aqueles que preferem o mix de sementes, hoje em dia é possível encontrar misturas prontas. Elas vêm com a proporção de sementes adequadas às necessidades nutricionais da calopsita.

Aqui, no blog da Petz, estamos sempre dando dicas de alimentação e bem-estar para nossas amigas de penas! Continue nos acompanhando e aproveite nossos conteúdos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *