Cães Nutrição

Chocolate para cachorro: pode ou não pode?

Publicado em 11 de abril de 2017

Tempo de leitura: 3min

Símbolo da Páscoa e uma das guloseimas mais amadas do mundo, o chocolate é um quitute presente em muitos lares e que invade a casa de muitas pessoas que comemoram a Semana Santa. Mas, embora a sua popularidade seja inegável, o doce ainda gera a seguinte dúvida entre muitos tutores: posso dar chocolate para cachorro?

A resposta é simples, curta e direta: não! Não se pode dar chocolate para cachorro e nem para gatos de estimação, pois, o que é uma delícia para nós pode causar uma série de problemas e até ser fatal para os pets.

Pet pensando em chocolate para cachorro

Embora haja quem acredite que um pedacinho de chocolate é um simples agrado para o bichinho de estimação, esse pensamento representa um risco enorme para a saúde dos bichinhos; que, mesmo com poucas quantidades desse petisco já podem sofrer consequências graves e, em muitos casos, irreversíveis.

Vale ressaltar, mais uma vez, que o chocolate é perigoso para pets. Portanto, se você tem um coelho, pássaro, ferret ou porquinho da Índia em casa (entre outros animais), a regra segue a mesma: chocolate para pet, só se for especialmente desenvolvido para a espécie em questão.

Metilxantinas (Teobromina e cafeína): as grandes vilãs do chocolate para cachorro

A grande responsável pelo perigo do chocolate para cachorro (e bichinhos de estimação, em geral) é a teobromina, uma substância presente no cacau usado para a fabricação do doce que o organismo dos pets não consegue metabolizar facilmente, provocando uma intoxicação perigosa que quando associada a cafeína potencializa os efeitos nocivos aos cães

“A quantia considerada fatal de teobromina varia de acordo com o porte do bichinho e oferecer o doce ao pet nunca deve ser uma opção para o tutor, pois não é possível determinar uma quantidade segura para o consumo dos pets. Isso vale para cães, gatos e pets de todas as idades, mas é importante reforçar o alerta para as famílias que têm filhotes em casa, já que o pouco conhecimento sobre a alimentação do pet pode incentivar equívocos”, explica a Dra. Giulliana Tessari, gerente técnica do setor de Filhotes da Petz.

Cão farejando ovos de Páscoa

Atenção total no pet

De acordo com ela, também e importante redobrar o cuidado com os alimentos que ficam ao alcance dos pets no período da Páscoa, já que os bichinhos costumam petiscar tudo o que fica disponível e podem acabar encontrando um chocolate no caminho.

Ficar atento para identificar sinais atípicos no comportamento do pet também é importante, pois a intoxicação por teobromina pode provocar sintomas que incluem tremores, crises alérgicas, taquicardia e convulsões, vômitos, diarréias, entre outros.

Ao identificar qualquer um destes sinais no seu bichinho de estimação, procure um médico veterinário imediatamente. Quanto antes o pet for atendido por um profissional, maiores serão as suas chances de reverter um possível quadro de intoxicação e, consequentemente, menores serão os riscos de complicações fatais.

Para que as famílias possam aproveitar a Páscoa e os quitutes dessa data junto com o pet, o mercado já conta com ovos de Páscoa para pets, que são especialmente desenvolvidos com ingredientes seguros para eles e podem ser encontrados em qualquer uma das unidades Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

3 comentários em "Chocolate para cachorro: pode ou não pode?"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog