Bem-Estar

Gato filhote pode comer frango cozido? Descubra quais cuidados tomar com a alimentação!

Publicado em 16 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se você adotou um felino e quer saber se gato filhote pode comer frango cozido, a resposta é: depende. Um gato saudável e que já saiu do desmame da mãe deve ser alimentado com ração de qualidade.

Gato filhotes comendo em pote.

Entretanto, em alguns casos, pode ser que o médico-veterinário indique a ingestão desse alimento. Ainda assim, existem alguns cuidados a serem seguidos. Em seguida, veja em quais situações o gato filhote pode comer frango cozido!

Saiba se gato filhote pode comer frango cozido

Se a sua dúvida é “posso dar frango cozido para meu gato?”, saiba que o bichano é carnívoro, então, se você oferecer esse alimento. Porém, para a alimentação ser balanceada, o frango não pode ser a única fonte de proteínas. Por isso, a ração é o alimento mais indicado.

Entretanto, se por algum motivo, o veterinário indicou a ingestão de frango para gato filhote, está liberado. Algumas vezes, o peludo pode estar debilitado e sem condições de comer alimentos secos.

Nesse caso, o frango cozido pode abrir o apetite, mas, ainda assim, alguns cuidados no preparo do alimento são necessários, já que o gato não pode ingerir temperos como os humanos. Além disso, dependendo da parte, o frango é um alimento gorduroso.

Por isso, gato pode comer peito de frango cozido e desfiado, parte mais indicada para o consumo da espécie. Outra dica é comprar essa proteína apenas em locais com boa procedência. Em seguida, veja como preparar o alimento para o filhote.

Como o frango deve ser oferecido ao gato filhote?

Agora, você já sabe que gato filhote pode comer frango cozido desde que indicado pelo veterinário. Caso haja necessidade de inserir frango na rotina alimentar, prepare-o sem nenhum tipo de tempero. 

Se for indicado, um fio de azeite de qualidade pode ser acrescentado. Depois de cozinhar, espere esfriar, desfie e ofereça o frango desfiado para o gato. Possivelmente, ele vai se deliciar, já que o bichano gosta e precisa de proteína.

Gatos adultos também podem comer ocasionalmente frango cozido como um petisco. Do mesmo modo, não deve haver nenhum tipo de tempero. Algumas vezes, frango cozido também pode ser indicado para gatos idosos, principalmente, para abrir o apetite.

Gato pode comer frango cru?

Agora que você sabe que gato filhote pode comer frango cozido, pode questionar se isso também vale para frango cru. A resposta é: depende. Na natureza, os felinos se alimentam de outros animais. Porém, a alimentação deles foi adaptada com o tempo.

O problema de dar frango cru para o gato é o risco de infecção com a bactéria Salmonella, que é tão perigosa que pode levar o bichano ao óbito e se espalhar para os tutores.

Sendo assim, não dê frango cru ao seu gato, apenas cozido e esporadicamente. Se você for adepto de alimentação natural para gatos, somente um veterinário pode indicar a quantidade e os alimentos que devem fazer parte da rotina do felino.

Cuidado com os ossos de galinha

Os ossos de galinha contêm fósforo, cálcio e minerais. No entanto, eles são perigosos para os gatos. Crus ou cozidos, pequenos pedaços podem ficar presos na garganta do felino. Por isso, gato pode comer frango desde que sem essas partes. 

Se forem ingeridos com pontas, podem perfurar o esôfago ou o intestino, por isso, os ossos da galinha estão proibidos. Além disso, a ração tem a quantidade necessária de farinha de ossos com os nutrientes importantes para o felino.

Mesmo que você cozinhe um pedaço de frango com osso, deve tomar muito cuidado para nenhum pedacinho passar despercebido enquanto desfia o alimento. 

Gato filhote comendo em seu pote de ração.

Existe ração de frango para gatos filhotes?

Sim, existe ração de frango para gatos filhotes! Além disso, existe ração de carne e salmão. Todas elas possuem outros ingredientes, como cereais, vegetais e suplementos alimentares, que as tornam completas.

É possível dar ração de frango úmida para gato filhote?

A ração úmida é uma excelente opção para gatos filhotes. Inclusive, a maioria é uma refeição completa. Sempre que desejar incluí-la na rotina do seu felino, escolha uma premium. 

Esse é o alimento mais próximo da presa natural dos gatos. Por isso, é o mais indicado. Também existem a ração úmida semelhante a um petisco, que pode ser oferecida aos felinos esporadicamente. 

Como o gato sente o gosto dos alimentos?

Se você já ganhou uma lambida do seu gato, deve ter percebido o quanto a língua dele é áspera. Acontece que o felino possui poucas papilas gustativas na língua, compensadas pelo olfato.

Estudos indicam que os gatos possuem 200 milhões de células olfativas, então imagina como são exigentes com os alimentos. Para ter uma ideia comparativa, os humanos possuem apenas 5 milhões.

O mais importante é oferecer uma alimentação de qualidade ao gato filhote para ele crescer saudável. Nessa fase, a ração também é oferecida de acordo com a idade. Após um ano, a ração para gatos adultos precisa ser introduzida.

Gato filhotes juntos na grama.

Gostou de saber que gato filhote pode comer frango cozido com os devidos cuidados? Para descobrir outros alimentos permitidos para o bichano, não deixe de conferir os conteúdos exclusivos do blog da Petz. Aqui, você tira suas dúvidas e melhora a dieta do seu amigão! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog