Gatos

Gato pode comer frango?

Publicado em 08 de abril de 2021

Tempo de leitura: 5min

Basta observar os sabores e ingredientes das rações para perceber: os bichanos possuem uma grande preferência pelas carnes! Mas será que os alimentos naturais estão permitidos para os felinos? Gato pode comer frango

gato comendo na tigela

Quando o assunto é alimentação dos pets, é necessário ter muito cuidado. Alguns alimentos comuns podem ser tóxicos para nossos amigos. Para tirar todas suas dúvidas sobre o assunto, continue lendo. Aprenda aqui se gato pode comer frango!

Pequeno grande predador

Conhecer a natureza dos bichanos é uma boa forma de entender seus comportamentos. E conforme explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os gatos são pets exclusivamente carnívoros. 

Em seu habitat selvagem, utilizam seu instinto de predador para caçar pequenas presas. Porém, devemos lembrar que o ambiente doméstico é muito diferente de uma selva. Por isso, alguns hábitos dos bichanos precisam ser adaptados!  

Criando um cardápio equilibrado

Respeitar os hábitos e necessidades dos nossos amigos de quatro patas é muito importante. Dessa forma, os peludos se sentem mais confortáveis em seu lar e, consequentemente, ganham mais qualidade de vida! Em relação à alimentação, esse é um problema fácil de resolver. 

A Dra. Luiza explica que a ração é sempre a melhor opção para os pets. “A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos gatos”, comenta. Como é um produto elaborado por especialistas, cada grãozinho contém nutrientes na medida certa! Além disso, possuem grande durabilidade e é de fácil armazenamento, o que traz mais praticidade para os tutores!

Gato pode comer frango?

Não é segredo que os bichanos são grandes fãs das aves — principalmente como prato principal! Quem não se lembra do personagem Frajola e suas eternas tentativas de caçar o pequeno Piu-Piu? Mas será que a carne realmente está permitida para os felinos? Gato pode comer frango? 

Se você acredita que pode dar frango para gato, saiba que o alimento está proibido para os bichanos. Apesar de os gatos serem carnívoros, é necessário ter muito cuidado com os alimentos oferecidos aos bigodudos. 

Isso não significa que não é permitido agradar seu amigo de vez em quando. Há muitas opções de petiscos seguros e saudáveis. Continue lendo para saber mais! 

Por que gato não pode comer frango?

Como vimos, os bichanos são pets exclusivamente carnívoros. Por isso, muitos tutores pensam que gato pode comer frango sem grandes problemas. Porém, o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que a questão não é tão simples. 

De acordo com o especialista, os produtos crus sempre apresentam um risco para os peludos. “Da mesma forma que nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e se contaminar com esses alimentos”, comenta. Abaixo, destacamos os principais riscos de frango para gatos

Temperos estão proibidos: um frango bem preparado recebe temperos como sal, pimenta, alho ou cebola. O problema é que todos os alimentos que citamos são tóxicos para os bichanos. Por isso, se você está se perguntando se gato pode comer frango temperado, fique atento. Os temperos apresentam um grande risco de intoxicação para os peludos. 

gato deitado na cadeira

Carnes cruas não são seguras: aos que têm dúvida se gato pode comer frango cru, saiba que ela não deve ser consumida sem um preparo adequado. Como não há forma de garantir o armazenamento e conservação durante todo o processo, este produto pode conter bactérias e parasitas prejudiciais à saúde. 

Por isso, se você se perguntou se gatos podem comer frango cru, já sabe a resposta! Este alimento está proibido para os peludos, devido aos grandes riscos de contaminação e doenças. 

Mas e quanto aos ossos? Gato pode comer osso de frango? A carne de frango possui muitos ossos pequenos e perigosos. Ao serem ingeridos, eles representam um grande risco de engasgo para os peludos. Por isso, devem ficar fora da dieta dos bichanos. 

Analisando os motivos acima, fica claro porque gato não pode comer frango, não é mesmo? Mas não fique desanimado! Ainda há muitas formas de diversificar a dieta do seu peludo. Siga as dicas abaixo!

Opções de petiscos saudáveis

O frango realmente deve ficar de fora da dieta do seu bichano. Mas se você quiser variar no cardápio, ainda há diversas opções possíveis. A Dra. Luiza explica que algumas frutas e legumes estão permitidos. 

“As fibras encontradas nos vegetais ajudam no trânsito intestinal”, afirma. A especialista destaca alguns alimentos que são considerados seguros:

  • Banana;
  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Melancia;
  • Melão. 

Os alimentos acima podem ser oferecidos para gatos, contanto que estejam sem temperos, sem casca ou sementes, e sempre muito bem higienizados. Vale ressaltar que, como os bichanos gostam mesmo é de carnes, os vegetais devem ser oferecidos, no máximo, uma vez por semana. 

frango frito

Gostou de saber se gato pode comer frango? Veja outros artigos como este aqui, no blog da Petz e tenha assuntos sobre cuidado, saúde e bem-estar animal em primeira mão!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog