Gatos Nutrição

Gato pode comer maçã? Saiba se a fruta está liberada!

Publicado em 09 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Há um velho ditado inglês que diz “uma maçã por dia traz saúde e alegria”. Esse exemplo de sabedoria popular demonstra algo que estudos científicos já comprovaram: essas frutas, além de deliciosas, são muito saudáveis! Mas será que o mesmo vale para os pets? Afinal, gato pode comer maçã

gato com maçã

Quando o assunto é alimentação dos nossos amigos de quatro patas, é necessário ter cuidado. Até mesmo frutas e vegetais podem ser tóxicos para os peludos. Se você deseja aprender mais sobre a alimentação do seu bichano, continue lendo e aprenda se gato pode comer maçã!

Uma alimentação natural

Estudos mostram que os bichanos são ótimas companhias para os humanos há mais de 7 mil anos. Mas mesmo após tanto tempo, os bigodudos ainda possuem muitos de seus hábitos selvagens. 

De acordo com a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os gatos são exclusivamente carnívoros. Na natureza, sobrevivem de pequenas presas, que caçam utilizando seus incríveis reflexos de predador.

Portanto, na hora de pensar no cardápio dos bichanos, é importante lembrar de sua alimentação natural. Dessa forma, podemos atender às suas necessidades e oferecer mais saúde e qualidade de vida. 

Criando um cardápio equilibrado

Adaptar os hábitos dos felinos ao ambiente doméstico pode ser um desafio. Afinal, como criar um cardápio equilibrado para um pet exclusivamente carnívoro? A Dra. Luiza explica que a resposta para essa pergunta é simples: com ração! “A ração atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a veterinária. 

Além disso, é um produto de fácil armazenamento e com grande durabilidade. Assim, antes de se perguntar se gato pode comer maçã, dê uma conferida no estoque de ração. Ela deve ser sempre à base da alimentação dos pets. 

Gato pode comer maçã?

As frutas sempre são consideradas uma boa adição à dieta. Além de saborosas, são saudáveis e repletas de vitaminas importantes para nós, humanos. Mas e quanto aos bichanos? Quais frutas os gatos podem comer

gato cinza e branco

Se você está pensando em oferecer um petisco diferente para seu peludo, saiba que sim, gatos podem comer maçã. “Mesmo que os gatos sejam exclusivamente carnívoros, alguns vegetais são bem-vindos”, explica a Dra. Luiza. 

“As fibras encontradas nesse alimento auxiliam no processo de digestão e no trânsito intestinal”, comenta a veterinária. Entretanto, isso não significa que o pet poderá consumi-lo à vontade. É necessário tomar alguns cuidados ao oferecer maçã para gatos. 

Oferecendo maçã de forma segura

Conforme explica a Dra. Luiza, a maçã está entre as frutas que os gatos podem comer. Quando preparada da forma correta, pode ser um petisco saboroso e saudável. Abaixo, separamos as principais recomendações para quem deseja oferecê-lo aos peludos: 

  • Prefira alimentos orgânicos: os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos. Por isso, são opções mais seguras para os pets;
  • Higienize bem a fruta: todos os vegetais devem ser muito bem higienizados antes do consumo. Uma boa ideia é deixar a maçã de molho antes de servir ao seu peludo; 
  • Remova a casca: a casca de alguns tipos de maçã é grossa e, por isso, pode causar engasgos. Para evitar problemas, remova-a por completo; 
  • Tire o cabo e as sementes: o cabo e as sementes das maçãs não são adequados para consumo. Para a segurança do pet, remova essas partes; 
  • Corte em pedaços pequenos: para facilitar a ingestão e evitar engasgos, corte a maçã em pedaços de aproximadamente dois centímetros; 
  • Controle a quantidade: apesar de não ser tóxica, a maçã é rica em frutose e, se for consumida em excesso, pode causar desconforto ao bichano. Tudo depende do tamanho do seu pet, mas, em geral, um quarto de maçã deve ser o suficiente para satisfazer o peludo. 

Seguindo as recomendações acima, seu gato pode comer a fruta de forma segura. Porém, lembra-se de que as maçãs devem ser apenas petiscos. A Dra. Luiza afirma que elas devem ser oferecidas, no máximo, uma vez por semana. 

Petiscos mais saudáveis

Mesmo sabendo que a base da alimentação dos pets deve ser a ração, alguns petiscos são permitidos e recomendados. Além de saborosos, são uma excelente forma de agradar seu bichano ou celebrar uma ocasião especial. 

Frutas para gatos, como a maçã, podem ser opções viáveis de guloseimas. Porém, para oferecer mais segurança para seu peludo, o melhor é escolher petiscos específicos para pets. Esses produtos são elaborados por especialistas e, por isso, contém todos os nutrientes que seu amigo precisa! 

maçãs na macieira

Agora que você já sabe que gatos podem comer maçã e quais os petiscos recomendados para eles, o que acha de abastecer o seu estoque? Aqui, no Pet-Shop on-line da Petz, você encontra o bom e o melhor para seu filho de quatro patas! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog